10 dicas para proteger o seu pet contra roubos

Não o deixe passear sozinho

Mesmo que o pet saiba o caminho de casa e a região seja tranquila, não se deve confiar totalmente nisso. Existem pessoas maldosas em qualquer lugar e o animal pode estar sendo visado. Portanto, não deve sair de casa sem supervisão.

Não deixe o cão fora de estabelecimentos

Imagine a situação: o tutor saiu para passear com o pet e o deixou alguns minutos do lado de fora de uma loja para olhar um produto. Esse pequeno lapso de atenção pode custar a vida do bichinho. Evite sempre deixá-lo sozinho em situações assim.

Anthony Fomin/Unsplash

Não deixe o cão sozinho no carro

O cão jamais deve ficar sozinho dentro do carro. Além do risco de perder o pet e o veículo, é perigoso para a saúde dele ficar preso num ambiente confinado e quente. Você pode ser acusado de crueldade animal.

Esteja sempre alerta aos passos do pet

Fique sempre alerta aos passos do bichinho e não o perca de vista, assim como faria se tivesse um filho pequeno. Sua atenção irá evitar que o animal se perca, sofra um acidente e, claro, seja roubado.

Só passeie com a coleira

Mesmo que você passeie nos locais de sempre e já conheça os frequentadores, melhor não bobear. O ideal é sempre andar com o cão preso na coleira e jamais soltá-lo enquanto não chegar em casa.

Coloque um microchip de identificação

No Brasil não é uma prática tão comum ainda, mas é possível encontrar clínicas que oferecem o implante de micro-chip. Esse é o método mais seguro de manter a identificação do animal, mesmo após o roubo. Ainda que não seja uma medida preventiva, ela poderá ajudar a reencontrar o nosso animal de estimação.

Evite andar por lugares perigosos

Quem mora em cidade sabe que algumas regiões são mais perigosas do que outras. Tente não passear com o pet por esses locais, principalmente durante a noite. Ainda que seu cão seja forte e valente, melhor não correr o risco. Assim, evitará um assalto e um ataque violento de criminosos.

Proteja sua casa

Os roubos podem acontecer dentro de casa. O que é ainda pior, pois, além de levarem o pet, outros objetos de valor também serão roubados e a família estará em risco. Dessa forma, evite deixar o cão em ambientes visíveis a estranhos sem supervisão e durante a noite. Se possível, coloque câmeras e reforce a segurança dos portões.

Cuidado com filhotes

Os filhotes são mais propensos a roubos, por isso sua atenção deve ser redobrada se for dono de um. Fique alerta quando algum desconhecido se aproximar, acariciar o pet ou demonstrar muito interesse nele. Em casos assim, segure forte a coleira, não permita que o toquem demais e não dê informações pessoais.

Atenção na hora de contratar serviços

Antes de contratar qualquer serviço para o pet, sejam veterinários, passeadores, banho e tosa ou creche canina, assegure-se que são de confiança. Muitos criminosos usam a fachada dos estabelecimentos para cometerem crimes.