Guia de Raças: fofo e reservado, conheça as características do Chow Chow

De origem chinesa, esse cãozinho de cara fofa era usado em trabalhos pesados até ganhar popularidade no território europeu

O chow chow é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo
Foto: Pixabay
O chow chow é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo

O Chow Chow chama a atenção onde quer que passe, por sua aparência fofa que se assemelha a um leão e que dá origem ao seu nome, que, em uma tradução livre, significa “leão macio e fofo”. Esse cãozinho é uma das raças mais antigas que existe e estima-se que tenha começado a se desenvolver por volta de dois a três mil anos atrás, no norte da China.

Esse cachorro de aparência fofa não teve uma origem muito simples, pois a raça era utilizada como cão de caça, de guarda, de tração e até como alimento, sendo servido em restaurantes chineses. Além disso, sua pele também era apreciada e tida como artigo de luxo.

Somente no final do século 18, a raça foi levada para o continente europeu, por meio de embarcações chinesas. Na Grã-Betanha, já no ano de 1920, a raça começou a ganhar popularidade, principalmente quando a Rainha Vitória se apaixonou por um cão da raça e decidiu adotá-lo como animal de estimação.

Temperamento independente

Foto: Pixabay
O chow chow é fofinho, mas seu temperamento é reservado

Com sua aparência de bichinho de pelúcia, o Chow Chow pode parecer um animal fofo e dócil, mas não é bem assim. Sua criação voltada para os trabalhos braçais tornou a raça bastante independente e reservada. Ele também pode ser bem desconfiado com pessoas estranhas.

Por essas razões, os Chow Chow ganharam a fama de serem cães agressivos, contudo, com boa socialização, se possível desde filhotes, eles se comportarão bem. Com os tutores, eles são bastante apegados e podem escolher um membro da família como seu favorito.

Físico e saúde

Foto: Pixabay
Uma das características que identificam os chow chow é a sua língua com tons azulados

Algumas características dos Chow Chow se assemelham muito aos shar pei, como a língua azulada , algo que poucas raças possuem. Essa característica, inclusive, é utilizada para distinguir se os cães são realmente de raça pura – contudo, eles não nascem assim, a cor azulada começa a surgir apenas após algum tempo.

Eles possuem duas variações de pelo, podendo ser mais compridos, com uma camada externa abundante e densa, com uma camada interna macia. Já a variação curta, os pelos são pequenos, lisos, densos e macios. As cores também têm suas variações, podendo ser vistos nas cores avermelhadas, creme, preta e branca.

O Chow Chow é, geralmente, um cão saudável e resistente, mas também pode sofrer com alguns problemas de saúde, entre eles a displasia, uma doença no quadril. Como se trata de um animal calmo, ele pode passar horas deitado, por isso o tutor deve estimular o animal a praticar atividades físicas, para evitar problemas com sobrepeso. Visitas regulares ao veterinário são indicadas.

Higiene

Foto: Pixabay
Mesmo reservados, esses são cães muito apegados aos tutores

Seus pelos precisam ser escovados regularmente, como há uma variação quanto a isso, caso o tutor possua um com a pelagem mais longa, será necessário escovar o pet diariamente. No caso da pelagem mais curta, de uma a duas vezes na semana.

Ao dar banho em um Chow Chow, é necessário deixar seus pelos bem secos, pois são propensos a proliferação de fungos. O mesmo acontece com suas dobrinhas e orelhas, que devem ser higienizadas com certa frequência. Seus pelos também precisam ser tosados com alguma frequência, devido ao clima quente do país que eles não são habituados por natureza.