Cachorro terapeuta ganha estátua por ajudar 10 mil pessoas durante isolamento

O cachorro já havia ajudado seu tutor a se recuperar de uma depressão, agora ele ajudou milhares de pessoas pelo mundo, durante a pandemia

Kerry Irving e Max estão juntos desde 2008
Foto: PA
Kerry Irving e Max estão juntos desde 2008

Um cachorro da raça springer spaniel, chamado Max , se tornou o primeiro animal de estimação a receber uma homenagem de honra ao mérito da PDSA, por sua “notável contribuição à sociedade”, por ter ajudado milhares de pessoas que estavam isoladas durante a pandemia de covid-19, dando apoio emocional.

Tudo começou quando o tutor de Max, Kerry Irving, passou a transmitir suas atividades diárias com o cãozinho ao vivo pelo Facebook, em uma tentativa de dar conforto às pessoas que o acompanhassem.

Max vive com Kerry em Keswick, em Cumbria, na Inglaterra, desde 2008 e em 2016 passou a receber treinamento especial para se tornar cão de terapia. Ao jornal britânico Metro, Kerry contou que Max chegou até sua vida após ter se ferido em um grave acidente, o qual o levou à depressão. A presença do cãozinho o ajudou a superar a doença e, por isso, Kerry decidiu que poderia fazer o mesmo por outras pessoas durante um período tão difícil, de isolamento.

As lives de Max e Kerry chegaram foram longe, e pessoas de outros países, como a Austrália, passaram a acompanha-los em suas atividades. O resultado foi tão positivo, que o cãozinho recebeu uma homenagem no Hope Park, um parque da cidade em que mora. A escultura foi projetada por uma escultora local, chamada Kirsty Armstrong.

"O Hope Park é o lugar perfeito, pois Max trouxe esperança a tantas pessoas. É incrível que nosso garotinho, orgulhosamente usando sua Ordem de Mérito PDSA, agora será lembrado pelas futuras gerações", disse Kerry.

Foto: PA
Max ao lado da estátua em sua homenagem

A estátua foi custeada por meio de uma campanha de financiamento coletivo que, em algumas horas, arrecadou mais de R$ 180 mil. O valor superou a meta estabelecida e o excedente foi doado para a PDSA, instituição de caridade veterinária, apoiada pelo tutor.

O prefeito e conselheiro, Alan Dunn, descreveu Max como “um cachorro extraordinário”, e o declarou embaixador canino de Kesquick. “A natureza gentil de Max tocou tantas pessoas ao redor do mundo, e a dedicação dele e de Kerry ao trabalho de caridade e ajudando o máximo de pessoas possível é um verdadeiro testemunho do vínculo inabalável entre um homem e seu cachorro", acrescentou.

Com seu trabalho, a dupla atingiu mais de 10 mil pessoas e agora o cãozinho arrecada fundos para centenas de iniciativas de apoio a causa animal. A “Ordem de Mérito PDSA” é dedicada para animais que recebem treinamentos especiais para desempenhar funções especificas, como trabalhar para a polícia, detecção médica, de busca e resgate. Até hoje, apenas 32 cães e cavalos receberam a honra, desde o seu lançamento em 2014.