Cuidados com os pets durantes as festas

O mês de junho chegou e com ele uma das comemorações mais típicas dos brasileiros: a festa junina! Em tempos de pandemia não são esperados nem permitidos grandes festejos, mas eles tendem a ser substituídos por festas em casa, que têm se tornado cada vez mais comuns.

Festas em casa

Famosa pelas comidas típicas, a festa junina também é marcada pelos sons de fogos, rojões e outros efeitos sonoros que podem gerar uma série de transtornos para os pets, especialmente aos cães. No caso das festas caseiras, o risco é até maior, pois o barulho pode ficar ainda mais perto dos animais.

reprodução shutterstock

Não brinque com fogos, brinque com o seu pet

Para ajudar a reduzir o estresse dos cães e gatos durante o período, a PremieRpet criou uma campanha que convida os tutores a comemorarem a festa junina e se engajarem em uma ação contra o uso de fogos nas comemorações.

Shuttersock

Minimize o desconforto

O veterinário Flavio Silva diz que é importante saber identificar quando os pets estão assustados e conhecer maneiras para ajudá-los nesse momento de insegurança. Os cães, por exemplo, podem manifestar o incômodo com latidos, agitação, tremor, salivação excessiva e tendem a buscar segurança nos tutores ou procurar um abrigo.

Escolha um cômodo

Acolha o animal em um cômodo fechado e seguro para abafar ao máximo os ruídos dos fogos. Vale ligar um som ou a TV para camuflar o barulho externo.

Brinquedo com petisco

Coloque petiscos dentro de uma caixa de papelão e incentive-o a rasgar e encontrar o alimento.

Mais petiscos

Disponibilize uma garrafa pet com cookies ou petiscos. Faça furos e deixe em um local calmo para eles conseguirem tirar e degustar (caso o pet não esteja habituado a brincar dessa forma, faça furos maiores).

Estimule o animal

Brinque com o pet para demonstrar a ele que está em um ambiente seguro. Vale investir em atividades para estimular o faro, a “caça” e a alimentação;

Respeite o tempo e o espaço do animal

Se o pet se esconder e não quiser interagir, o mais importante é respeitar o comportamento, observar e esperar o melhor momento para oferecer um ambiente com brinquedos e estímulos positivos,

Cuidado com alimentos

Fique atento também aos quitutes juninos! Alimentos que fazem a alegria dos humanos podem esconder perigos aos animais, por isso é preciso resistir aos olhares pidões e não compartilhar as refeições e aperitivos com os pets.

Na dúvida, procure um profissional

E lembre-se: sempre que necessário, consulte um médico-veterinário ou zootecnista especializado em comportamento de cães e gatos.