Mesmo um Kangal adulto que nunca viu o gado pode se unir naturalmente e começar a trabalhar como guardião do gado muito rapidamente
Tuna Olger/Pixabay
Mesmo um Kangal adulto que nunca viu o gado pode se unir naturalmente e começar a trabalhar como guardião do gado muito rapidamente

Ao falarmos de um cão com a mordida mais poderosa entre os cães é natural pensar que se trata de um cachorro agressivo e perigoso, mas não. Outro fator de destaque no Kangal é justamente o fato de ser um animal calmo e leal aos seus tutores, sendo também bastante protetor.

Apesar disso, devido à sua  mordida altamente poderosa esse cão está na lista de animais perigosos de muito estados, o mesmo que acontece com raças como o Pit Bull, por exemplo. Para se ter uma comparação, a unidade usada na medida é PSI (Libras por polegada) e a de um Pit Bull pode chegar a até 235 PSI, enquanto a de um Kangal pode chegar a 743 PSI. Pode causar realmente um grande estrago.

A história do cão pastor de Kangal

São cães naturais da província de Sivas, na Turquia, mais precisamente da região de Kangal, que deu o nome à raça. O povo russo costuma se referir a esses cães como Sivas Kangal, ou apenas como Pastor Kangal.

Descendente de cães Mastim (do tipo molosso), porém mais magro e mais ágil, não se tem certeza sobre quais raça deram origem ao Kangal, uma teoria é a de que chegaram à Anatólia com as tribos turcas migratórias da Ásia, ainda no século 11.

Apesar de não ser tão conhecido no resto do mundo, o Kangal é considerado como um símbolo nacional entre os turcos e especialmente apreciado por fazendeiros e donos de grandes propriedades, já que se trata de um animal bastante protetor e capaz de espantar potenciais predadores dos rebanhos.

Para se ter uma noção do apreço pela raça, o Kangal já estampou moedas na Turquia e os canis de criação da raça costumam seguir critérios bem rígidos para se manter o pedigree do animal.

Cachorro da raça Kangal em uma moeda turca
Reprodução
Cachorro da raça Kangal em uma moeda turca

Há uma “raça irmã” do Kangal, conhecida como Pastor de Anatólia, porém há uma controversa sobre serem ou não a mesma raça. Há quem diga que “Pastor da Anatólia” seja um termo genérico para se referir a qualquer cão pastor de Anatólia, enquanto o Kangal se trata da raça em específico. O American Kennel Club, por exemplo, reconhece como raça apenas o Pastor de Anatólia, enquanto o United Kennel Club reconhece somente o Kangal.

Temperamento do Kangal

O Kangal é tido como um animal inteligente e corajoso, com um perfil calmo, mas sempre vigilante. Esse cão pode mudar de uma postura relaxada para totalmente alerta ao menor sinal. Esses cães têm uma forte intuição e são especialistas em identificar ameaças - o que é perfeito para a proteção de ovelhas e outros animais de rebanho.

São cães muito gentis com crianças e idosos, especialmente se os considerarem frágeis, eles os protegeram como fariam com seu próprio rebanho. Além disso, são muito leais e afetuosos com os tutores.

Abaixo um vídeo de um cão Kangal interagindo com crianças:

Esse perfil protetor do Kangal faz com que sua popularidade aumente consideravelmente também em outros países, por guardarem não somente a propriedade e seus animais, como também serem ótimos companheiros para a família.

Por serem animais de grande porte, podem medir até 80 cm de altura e pesar 60 kg, e precisarem de uma grande quantidade de atividade física, não são animais de estimação indicados para ambientes pequenos.

Cuidados básicos

Com uma pelagem dupla que o protege tanto do calor quanto do frio, tem um subpelo macio e denso, ideal para o frio. Durante as estações mais quentes, essa camada inferior cai e o deixa com uma pelagem mais dele. Realizar escovações para a remoção de pelos mortos ajuda manter o cão com o pelo mais bonito e saudável, e ajudando na busca pela possível presença de pulgas e carrapatos.

Por ser um cão que costuma viver mais em áreas externas, banhos apenas em casos de necessidade ou em uma frequência recomendada pelo médico veterinário. Em épocas de calor intenso eles gostam de brincadeiras com água para refrescar.

Cuidados com a saúde

O Kangal surgiu na Turquia, onde é considerado símbolo nacional
GLady/Pixabay
O Kangal surgiu na Turquia, onde é considerado símbolo nacional

Por serem animais de grande porte e de crescimento rápido, podem desenvolver problemas comuns em cães maiores, como a displasia coxofemoral, artrite, e luxação patelar, por exemplo.

Para amenizar os riscos, são necessários exercícios físicos regularmente e uma alimentação adequada. Os filhotes de Kangal também crescem consideravelmente rápido, o que aumenta os riscos dessas doenças ósseas, então é recomendado uma alimentação que cause um retardo nesse crescimento.

São indicados alimentos com baixo teor de proteína (consulte a tabela nutricional antes de comprar a ração para o seu filhote). Na Turquia, os criadores de Kangal alimentam seus cães com uma mistura a base de cevada, ração e água, servindo carne bovina apenas ocasionalmente.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça todas as vantagens de se ter um plano de saúde pensado para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o Canal do Pet  e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!