Uma das maiores dúvidas que atormenta bastante gente é: qual pet devo adotar? É melhor um vira-lata ou um cão de pedigree? Para escolher, por exemplo, entre as diferentes raças de cachorro, é necessário identificar o estilo de vida do tutor ou da família. Há idosos na casa? E crianças? O dono mora sozinho ou tem um outro adulto para ajudar a cuidar? Tudo isso deve ser levado em conta.

+Saiba quais são os cachorros mais indicadas para crianças

Provavelmente pessoas que moram sozinhas terão menos tempo para dar atenção ao pet - e o destaque vai para aquelas que trabalham o dia todo e quase não param em casa. É preciso, nesse caso, pesar se vale mesmo a pena adotar. Se mesmo assim quiser um amigo peludo por perto, é preciso ver quais das raças de cachorro se adequam mais ao estilo de vida. Por isso, fizemos uma lista com alguns cães próprios para quem é o único membro da casa.

Maltês

Maltês
shutterstock
Maltês


Pequeno e bem branquinho, esse cachorro ganha o coração de quem espera um amigo brincalhão, inteligente e muito afetuoso. O tamanho compacto da raça permite que viva em espaços menores. Além disso, relaciona-se muito bem com crianças e vai adorar receber aquele priminho do tutor. Pode tornar-se, por outro lado, mimado e barulhento se não for educado minimamente. 

+Veja 9 raças de cachorros raros pouco encontrados no dia-a-dia

Chihuahua

Chihuahua
Reprodução
Chihuahua


Essa raça representa um cão afetuoso, fiel e que vive em função de seu dono. É adequado para pessoas desconfiadas, que esperam um cachorro pequeno, mas com forte personalidade. Ao menor barulho ou risco de perigo, o Chihuahua late e alerta seu tutor. Gosta também de passear e de brincar, embora seu tamanho pequeno permita morar em apartamento. Só não é tão apropriado para pessoas muito ocupadas, que quase não ficam em casa. O pet precisa de atenção e companhia.

Yorkshire

Yorkshire Terrier
Reprodução
Yorkshire Terrier

O Yorkie é gracioso, delicado e pequenino. Pode ser levado no colo, embora essa prática não seja tão recomendada, no carrinho e até em uma bolsa, sendo fácil de ser transportado. Além disso, a inteligência é um de seus pontos fortes e pode ser treinado tranquilamente. Afetuoso e amável, vai adorar ficar perto do tutor e recebê-lo com o rabinho abanando quando chegar cansado em casa.  Adoram brincar com bolinhas e podem fazer caminhadas algumas vezes na semana. É ainda melhor para quem mora sozinho, já que pode estranhar pessoas desconhecidas.

+As 12 raças de cães mais dóceis para dar muito carinho

Shih Tzu

O Shi Tzu é uma das raças mais indicadas de cachorro para apartamento
Reprodução
O Shi Tzu é uma das raças mais indicadas de cachorro para apartamento

É um cão muito fofo, amável e divertido. Gosta de brincar e de simplesmente estar perto de seu dono. Dedicado, sabe ser um ótimo cão de guarda para tutores mais desconfiados. Consegue se adaptar a diferentes ambientes e não precisa ser levado para passeios com tanta frequência, fato positivo para pessoas sem tanto tempo para isso. Embora seja dócil, precisa de limites bem impostos para não se tornar dominante e possessivo.

Pinscher

Pinscher Alemão
Reprodução/ Shutterstock
Pinscher Alemão


É um cachorro que adora receber atenção, brincar com seu dono, além de muito divertido. A inteligência da raça facilita seu treinamento e pode tornar-se um ótimo cão de guarda, mesmo sendo de porte pequeno. Adapta-se a apartamento e não precisa de passeios muito longos, apenas algumas brincadeiras para manter sua saúde. 

+7 raças de cachorros fofos que você vai amar

Dachshund

O Dachshund é tão amável que você vai querer adotar um
Reprodução/ Redes Sociais
O Dachshund é tão amável que você vai querer adotar um


O famoso "salsichinha", como é conhecido no Brasil, é bastante animado, companheiro e brincalhão. É um incrível cão de terapia e pode viver em espaços pequenos sem grandes problemas. Corajoso, tem ainda habilidade para defender a casa e alertar o dono. Adora brincar ao ar livre e correr, mas ao mesmo tempo é a melhor companhia para deitar no sofá. Quer exclusividade e pode ser ciumento com seu tutor, por isso é ótimo para quem mora sozinho. 

Bulldog Francês

Bulldog Francês
Reprodução
Bulldog Francês


É aquela raça que adora brincar e divertir-se, mas também vai aproveitar longas horas deitada ao lado do tutor. Para quem busca um companheiro aventureiro e inteligente, esse é o amigo certo para adotar. Adora receber cafuné e atenção, além de ser fácil de treinar e brincalhão até nessas horas. É simpático e qualquer visita que chegar será bem recebida, com lambidas e rabinho abanando.

+Quais são as 10 raças de gatos mais caras do mundo?

Pug

Pug
shutterstock
Pug




Atencioso e amável, o Pug é fofo não só nas dobrinhas, mas também na personalidade. Adora ficar perto de seu tutor e passear com ele é sempre um prazer. Aprende com muita rapidez e gosta de praticar exercícios sempre que possível. Ficar muito tempo sem se movimentar pode entediá-lo e é ótimo para tutores dispostos a levá-lo para caminhar e jogar bolinhas para ele brincar.

Lulu da Pomerânia

Spitz Alemão Anão (Lulu da pomerânia)
Reprodução/ Redes Sociais
Spitz Alemão Anão (Lulu da pomerânia)

O instinto protetor desse peludo já o torna excelente para viver com um único tutor. A inteligência favorece o aprendizado de truques e regras. A beleza desse cachorro chama bastante atenção na rua e é ótimo para aqueles que gostam de um cão esbelto e aparecido. Tem uma energia acumulada que pode ser queimada por meio de brincadeiras e passeios com o dono. 

+10 raças de cães bravos para ficar atento

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!