O quimerismo é uma mutação genética que acontece quando dois óvulos fecundados se unem no momento da gestação. Embora essas células opostas acabem dando origem a um só organismo, ele acaba adquirindo as características distintas, que cada um desses grupos carregava. Quando essa absorção acontece logo no início da gestação, dificilmente o fenômeno trará problemas de saúde para o animal. Mas se ela ocorre tardiamente, mais complicado vai ficando o estado do ser.
Veja mais: Você sabe quais são os maiores animais do mundo?
O quimerismo
é associado muitas vezes ao mosaicismo, um fenômeno biológico em que o mesmo indivíduo também apresenta células geneticamente diferentes. Porém, essa é uma mutação diferente. No quimerismo há uma junção de células de indivíduos diferentes, mas o mosaicismo é uma modificação genética (mutações gênicas ou cromossômicas) de células que são de um mesmo ser.
Essa mutação recebe esse nome por conta de uma figura da mitologia grega. A Quimera é um ser de aparência híbrida, de dois ou mais animais, e com capacidade de lançar fogo pelas narinas. Ela pode ter cabeça e corpo de leão, com outras duas cabeças, uma de cabra e outra de serpente. Os animais que formam a Quimera pode se alterar dependendo da história que ela aparece.
O quimerismo não é muito comum, mas pode ocorrer tanto em humanos como em animais, mas em ambos são bem raros. Apesar da aparência exuberante, os quimeras podem levar uma vida absolutamente normal. Então, conheça três casos raro dessa mutação em animais e que impressionaram as pessoas.
#1 Periquito Twinzy
Esse periquito quimera ganhou repercussão ao ter sua foto publicada na redes sociais. A ave possui metade do corpo azul e a outra metade verde.
#2 Lagosta Hallooween
Essa lagosta foi encontrada por um pescador em Massachusetts, nos EUA. Ela recebeu esse apelido por conta das cores do seu corpo, metade laranja e metade preto. O animal vive hoje no Aquário New England, em Boston.
Saiba mais: Conheça os 10 menores cachorros do mundo
#3 Gata Vênus
Por fim, a gatinha com quimerismo que ficou mais famosa na redes socias. Ela vive na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Seu pelo possui duas colorações diferentes, e seu rosto é dividido meio a meio entre o preto e o amarelo. Apesar da mutação genética, a gata chamou atenção pela sua beleza também.
Mais? Descubra tudo sobre a origem dos cães
Esses são alguns dos poucos casos de quimerismo que aparecem em animais. O que achou dessas belas quimeras?