Quem tem cachorro sabe, eles amam sabores diferentes e estão sempre pedindo um pedaço do que o dono está comendo. Mesmo que ele não ganhe o que pede acaba comendo alimentos não indicados que caem no chão ou que são furtados. Não à toa é comum encontrar um cachorro com diarreia.

+ Cachorro vomitando espuma? Saiba as possíveis causas e tratamentos

A diarreia deixa o cão indisposto
Reprodução Pinterest
A diarreia deixa o cão indisposto

O dono precisa ficar atento porque nem sempre a causa é proveniente da alimentação. Na maior parte das vezes não há muito o que se preocupar e o cachorro com diarreia ficará bom rapidamente. Porém, a partir do momento em que o problema é percebido o animal deverá ser muito bem observado para que haja certeza e a possibilidade de causas mais graves sejam descartadas. 

Causas da diarreia em cachorros

Como foi dito a causa mais comum de diarreia em cachorros é a ingestão de alimentos impróprios, ou seja, que está estragado, que o animal tem alergia... Além disso o uso de alguns remédios específicos podem fazer com que as fezes fiquem menos consistentes, nesses casos o veterinário já terá alertado antes sobre a possibilidade.

Outras possíveis causas são:

  • Estesse: Os cães desenvolvem o problema do estresse por diferentes motivos e a diarreia é apenas um dos sintomas apresentados. O animal que acabou de participar de uma mudança de casa ou de rotina e aquele que fica boa parte do tempo sozinho em casa possui uma probabilidade maior de ter a doença. 
  • Parasitas: Animais estão sempre em grande contato com o solo, terras e gramas. O contato da boca dele com diferentes objetos também é constante. Esses fatos aumentam as chances de contato com parasitas que se instalam no aparelho digestivo e causam diferentes doenças (giárdia, coccdiose, lombriga...) que tem a diarreia como um dos sintomas. 
  • Viroses: Os diferentes tipos de viroses, consideradas doenças perigosas na vida dos cães, também causam diarreia. Parvovirose, coronavirose e cinomose são alguns dos nomes temidos por qualquer dono. Outros sintomas como febre, falta de apetite e falta de disposição também deverão aparecer. Essas doenças possuem alto risco e precisam ser tratadas imediatamente para que haja alguma possibilidade de recuperação. 
  • Infecções: Além dos parasitas e vírus os cachorros também estão muito expostos a bactérias. A presença indesejada delas no organismo pode causar problemas como febre e diarreia. 

 + Cachorro com nariz escorrendo pode indicar alguns problemas de saúde sérios

O que fazer?

Assim que o dono perceber que o cachorro está com o problema deve começar a observar o comportamento e outros sinais possíveis que o animal possa dar. Não se desespere muito se diarreia for o único sinal apresentado, ela deve passar em questão de 24 horas. 

Manter uma dieta leve e saudável no tempo de recuperação é fundamental. Evite oferecer petiscos industrializados e alimentos humanos. Água fresca e em bastante quantidade ajudam.

Caso haja outros sintomas como febre ou falta de apetite um veterinário deve ser procurado imediatamente. A mesma atitude deve ser tomada se a diarreia persistir por muito tempo. 

É sempre indicado que um cachorro com diarreia seja examinado por um veterinário
shutterstock
É sempre indicado que um cachorro com diarreia seja examinado por um veterinário


Tratamento

O melhor tratamento para qualquer problema de saúde animal sempre será dado por um veterinário após consulta e exames. No caso de um cachorro com diarreia os procedimentos vão depender da causa. As mais graves como cinomose e parvovirose podem ocasionar até em internação para cuidados intensivos. 

Na maior parte dos casos o animal costuma ganhar uma nova dieta e algumas restrições. Remédios específicos podem ser indicados para recuperar nutrientes perdidos, reconstituir o organismo ou combater o agente causador. 

+ Você pode salvar um cachorro engasgado com algumas dicas

Prevenção

O grande leque de possíveis causas de um cachorro com diarreia impede que haja uma forma de prevenção eficaz. É indicado que os donos respeitem a dieta dada pelo veterinário, impedindo que o animal coma alimentos impróprios. Evitar o contato com feses contaminadas por vírus e parasitas também é muito importante. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!