É ótimo chegar em casa e ser recebido por um cão feliz e animado, entretanto isso se torna um problema quando essa alegria extrapola os limites do que é saudável tanto para o animal quanto para o tutor. Cachorros bagunceiros podem atrapalhar completamente a rotina de um lar, desde o sono até atividades simples como assistir televisão.

Leia mais:  Muita bagunça! Dona se desespera com o que filhote de Golden Retriever fez

Dar bronca não vai ajudar nesses casos. já que o comportamento bagunceiro do cachorro pode estar associado com uma série de necessidades e cabe ao dono identificá-las e suprir-las; entenda como. 

Por que alguns cães fazem bagunça?

undefined
Reprodução/ Shutterstock
O seu cachorro pode estar sendo bagunceiro para chamar a seu atenção!

Filhotes costumam ser naturalmente mais agitados. Isso se dá por conta de estarem em uma fase descobrimento do mundo. Nesse período, móveis, tapetes, sapatos dentre outros objetos podem servir como fonte de conhecimento para os pequenos, que veem tudo como muito interessante. 

Esse temperamento costuma se amenizar durante a fase adulta, caso contrário, existem motivos que vão além da personalidade do bichinho que podem explicar o comportamento agitado. 

Veja também:  Esses 11 cachorros engraçados e desastrados vão divertir seu dia


  • Tédio:  Assim como os humanos, nossos amigos caninos também sentem tédio quando não se divertem o suficiente. Fazer bagunça nesses casos é um jeito que o animal encontra para se distrair.
  • Falta de atenção:  Deixar o cachorro sozinho não é bom, eles são animais sociáveis e precisam receber atenção dos
  • tutores. Quando se sentem deixados de lado um comportamento destrutivo pode ser adotado para chamar atenção. 
  • Falta de atividades físicas:  Esse é um problema que atinge principalmente raças grandes que moram em grandes centros urbanos. O acúmulo de energia torna o cão mais ansioso, temperamental e agitado.

Como acalmar um cachorro agitado?

Caso o animal seja hiperativo por natureza, um treinamento específico aplicado por um profissional pode reverter esse estado. Entretanto, se o comportamento for resultado de alguma necessidade do animal, será preciso nutrí-la para que a situação se normalize. 

Compre brinquedos para o cão

Compre brinquedos destinados exclusivamente ao seu cachorro, dando preferência para aqueles que ele possa brincar sozinho, se mantendo entretido e ocupado. Certifique-se que objetos que possam ser engolidos ou quebrados pelo animal, como chinelos e talheres, estejam fora do seu alcance. 

Dê atenção para o pet

Brincar, conversar e dar carinho para o animal pode ser a melhor solução.  Agora, se alguns casos de bagunça persistirem tome a atitude contrária e "dê um gelo" no animal, desassociando o ato de destruir e bagunçar com a atenção ganha. Caso o motivo para o mal comportamento seja chamar atenção, até mesmo broncas irão o estimular.

Saia para passear com o peludo

Leia mais:  Shampoo para cães: O que você precisa saber antes de comprar

Mantenha uma rotina de dois passeios por dia, de pelo menos 30 minutos cada. O ideal é que os horários também sejam os mesmos - como antes de ir trabalhar e depois da janta.  Assim, no final do dia o cãozinho outrora bagunceiro já terá se divertido e gastado muita energia junto ao seu dono.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!