Guia de Bichos
Beta - undefined

Beta

  • Nome no Brasil: Beta
  • Tipo de água: Doce
  • País de origem: Tailândia
  • Preço médio: R$ 1,99 a 40,00

Tudo sobre Beta

Porte: médio
Porte: médio
Porte: médio
Porte: médio

Descrição

Comprimento: 6 a 8 cm 
Expectativa de vida: 2 a 3 anos
Cor: existem diferentes espécies classificadas como Betta por isso esse peixe pode ter mais de 25 diferentes cores e padrões. O mais comum é o Splendens, encontrado na cor vermelha, alaranjada. 
Escala de saúde (1 a 5): 4

Peixe de água doce, que possui nadadeiras exuberantes e em diferentes formatos, como véu, meia-lua, dupla, entre outras. Pode ser encontrado em diversas cores como amarelo, laranja, magenta e verde, todas brilhantes e intensas. A principal diferenciação entre os sexos é o comprimento das nadadeiras, a da fêmea é mais curta e a do macho bastante longa, que pode se abrir formando um leque.

O Beta é a espécie de peixe mais fácil de se encontrar em um aquário já que ele se tornou bastante popular em todo o mundo, além de ser muito barato para comprar e não demandar muito trabalho com os cuidados. Originário da Tailândia, na natureza também é mais encontrado na Indonésia, no Vietnã e na Malásia. 

Antigamente, em torno dos anos 1800, era costume criar esse peixe para brigas. Criava-se um evento onde dois exemplares eram postos em um recipiente juntos e os donos apostavam qual ganharia a batalha. Tudo isso foi criado a partir do temperamento altamente agressivo que esse peixe costuma apresentar. Não à toa ele também é conhecido como Peixe de Briga Siamês

Se engana quem pensa que o Beta é aquele peixe vermelho alaranjado. Esse é apenas o mais comum deles de ser encontrado no Brasil, o Splendens. Atualmente existem 65 espécies que são classificadas como "Betta" ao redor do mundo, dentre elas há uma grande variedade de cores, combinações e tipos de caudas. 

Características

Esta espécie é conhecida por ser um peixe de briga. Por isso, não deve ser colocado com outros peixes num mesmo aquário, especialmente se for outro macho beta, pois fica muito agressivo. Recomendado para aquaristas iniciantes, pois não requer muitos cuidados.
  • Tamanho pequeno;
  • Cauda, nadadeira dorsal, ventral e anal vistosas e imponentes;
  • Presença do órgão labirinto que faz com que esse peixe respire as atmosférico e seja capaz de viver por até 4 horas fora d'água;
  • Inteligentes, tornam o adestramento possível;
  • Muito bravos e agressivos;
  • Ágeis.

Cuidados básico

O Beta é um dos peixes que menos requer cuidados especiais, por isso é muito indicado para cuidadores de primeira viagem e que procuram um aquário simples. 

Aquário

O peixe Beta não pode ter companhia em seu aquário, ele é muito agressivo e territorialista. Exatamente por isso o recipiente não precisa ser grande, algo que tenha espaço suficiente para que ele consiga nadar, abrindo suas nadadeiras, já é suficiente. O ideal é que tenha tampa, de forma a evitar que o peixe pule para fora do aquário. Os recipientes ideais para esse peixe se chamam "bateiras". 

O pH da água do aquário deve ser medido semanalmente. Isso é fundamental para a sobrevivência dos peixes. No caso desta espécie, deve ser de 6,8 a 7. Qualquer variação acima ou abaixo é prejudicial ao animal. A temperatura ideal da água varia de 26 a 27°C.

Com o aquário ideal e em condições adequadas é preciso escolher o local onde ele será colocado. Evite que esteja exposto ao sol a maior parte do dia, correntes de vento também não são indicadas. A escolha mais correta é uma sombra fresca em um cômodo que seja mais tranquilo, sem muito barulho. 

Limpeza do aquário

Todo mundo sabe que é preciso trocar a água do aquário de tempos em tempos, dependendo do tipo que se tem. Mas a maior parte das pessoas executam essa tarefa de forma equivocada, diminuindo o tempo de vida dos peixes. Especialistas defendem que não se pode trocar toda a água de uma vez só, é preciso renovar apenas metade ou 1/3 do conteúdo, isso impede que haja uma mudança bruta de temperatura ou Ph. 

No caso do Beta é indicado que esse processo seja realizado em períodos de 10 dias. O procedimento é simples: pegue um recipiente e encha com metade da água do aquário, logo depois coloque o beta nesse recipiente. Jogue o restante de água do aquário fora e limpe-o apenas com água quente, jamais use sabão, resíduos do produto podem ficar no vidro e fazer mal para o peixe. Depois que a limpeza for feita, coloque novamente as ornamentações (se possuir), acrescente água nova até a metade da capacidade e então volte com a água do recipiente a parte e com o Beta. 

Saúde 

A melhor forma de cuidar da saúde de seu peixe Beta é manter o aquário limpo e seguir à risca as recomendações de alimentação. Mesmo assim ele pode apresentar algumas doenças como a doença da mancha branca (Ich), Velvet, doença do lodo, barbatana apodrecida e constipação (estômago inchado).

Alimentação

Na natureza o Beta é um peixe carnívoro, ele prefere se alimentar de larvas e mosquitos. Vivendo em aquários é normal que comam flocos e rações próprias para peixes, compradas em petshops. Mas, nunca se esqueça do extinto animal, é importante que algumas características da natureza sejam mantidas, por isso compre também artêmias salinas e ofereça para seu Beta pelo menos uma vez por semana. 

Nos outros dias a ração já basta. Se estiver cuidando de um filhote ela deve ser oferecida duas vezes ao dia 5 flocos em cada. Já os adultos só necessitam de apenas uma dose dessa diariamente. A quantidade parece ser pouca, mas lembre-se do tamanho do seu animal de estimação antes de querer excedê-la. O excesso pode causar graves problemas de saúde e até causar a morte de um peixe. Enquanto houver comida disponível o animal vai comer, então cabe ao dono realizar a dosagem de forma correta.  Deve-se observar a velocidade que os animais comem e colocar alimento suficiente para que seja consumido em torno de cinco minutos. Se sobrarem restos no aquário, a quantidade deve ser diminuída. Se acabar em menos de um minuto, deve-se fornecer mais ração.

Betas conseguem ficar sem se alimentar por até 4 dias seguidos. 

Espaço para criação

Esta espécie não precisa de aquário com muitas especificidades. O tamanho mínimo recomendado é de 10 litros. Pode-se colocar plantas para melhorar a qualidade da água.

Curiosidades

  • A ordem natural para peixes betas é que o macho cuide dos filhotes, por isso, se o seu aquário amanhecer cheio de larvas de peixes, troque a fêmea de recipiente imediatamente. O mesmo deve acontecer quando a reprodução tiver sido proposital e assistida. Nesse segundo caso é possível colocar os filhotes junto com o macho. 

  • Os betas são peixes que respiram o oxigênio atmosférico, ou seja, o mesmo que os humanos. Isso é possível devido a presença de um órgão chamado Labirinto que proporciona que o oxigênio passe perto da corrente sanguínea, ocorrendo uma troca através de difusão. Por essa característica não é necessário que tenha bomba de ar na beteira, mas o peixe precisa ter acesso a superfície. Além disso, o labirinto permite que o Beta consiga sobreviver por até 4 horas fora d'água.