Cuidados que se deve ter com o seu peixe diariamente

Assim como cães, gatos e outros animais de estimação terrestres, os peixes também precisam de cuidados diários, como atenção a mudanças de comportamento, limpeza, entre outras.

Atenção ao comportamento

O comportamento do peixe também indica possíveis sinais de problemas na saúde do pet, como nadar de cabeça para baixo, ficar escondido na parte mais baixa do aquário, ter dificuldades para chegar até a superfície ou mesmo incapacidade de nadar.

Anormalidades físicas

O tutor de um peixinho também deve ficar atento a possíveis anormalidades físicas no pet, como barriga inchada, manchas escamosas ou olhos avermelhados ou descoloridos. Caso tenha vários peixes em um mesmo aquário, é importante observar essas condições em cada um deles.

Excesso de alimento e apetite

É preciso avaliar o apetite do peixe. Certifique-se de que ele está comendo ou cuspindo o alimento, ou se há excesso de comida no fundo do aquário. Nesse caso, retire todo o excesso.

Monitorar o nível de água

Verifique se a água está em um nível adequado, assim como a temperatura – uma boa faixa está entre 24°C e 28°C. Mas atenção, pois algumas espécies de peixes precisam de temperaturas diferentes de outras. Ao adquirir o seu peixe, faça sempre uma pesquisa e converse com um veterinário ou biólogo.

Quer saber qual é o aquário ideal para o seu peixe?

Bióloga explica tudo o que você precisa saber, veja a matéria completa em ‘saiba mais’.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!