Veio da China
O peixe dourado é de origem chinesa, descendente direto da carpa-prussiana, que adquiriu cores amarela e laranja após sofrer mutações devido a cruzamentos selecionados. Estima-se que seja criado como pet há cerca de 2 mil anos.
Um dos peixes mais lembrados quando se fala em aquarismo, o peixe dourado atrai muitas pessoas devido à sua beleza e tem muitas curiosidades interessantes sobre sua origem e cuidados que se deve ter ao tê-lo como pet.
O peixe dourado é de origem chinesa, descendente direto da carpa-prussiana, que adquiriu cores amarela e laranja após sofrer mutações devido a cruzamentos selecionados. Estima-se que seja criado como pet há cerca de 2 mil anos.
Esses animais eram criados em pequenas lagoas nos quintais das casas, mas quando um peixe nascia com suas cores mais chamativas, eram levados para dentro de casa, para ficarem em exposição.
Criado como pet pela primeira vez durante a Dinastia Song (960 d.C – 1279 d.C). Apenas membros da realeza tinham permissão para ter os peixinhos amarelos, por ser a cor do Império. Porém, o restante da população poderia criar a versão alaranjada.
A espécie mais popular, que é criada em aquários, é o Kinguio, mas também existem outros tipos de peixes dourados, que são: Doidara, Dourado peixe do mar (Coryphaena hippurus), Pirajuba e Dourado (Salminus Maxillosus).
Você sabia que um peixe dourado pode viver 40 anos? Apesar disso, são conhecidos por serem peixes com baixa expectativa de vida! Isso acontece porque não são cuidados de maneira adequada, geralmente são deixados em recipientes inadequados e recebem uma alimentação ruim.
É comum vermos apenas peixinhos dourados bem pequenos, mas a verdade é que eles podem crescer até 45 cm e pesar cerca de 4 kg. Mas por que só vemos peixes com cerca de 5 cm? A resposta é simples: eles são mantidos em lugares que não são adequados.
Esses peixes são vendidos como uma espécie resistente para iniciantes de aquarismo, porém muitos não sabem como cuidar e, por isso, eles morrem com poucos meses de vida. Ao adquirir um peixe dourado é necessário saber e ter condições para manter todos os cuidados que ele precisa.
Eles precisam de um ambiente espaçoso para se movimentarem, com água densa, calma, fria e cheia de musgo. A água deve ter pH entre 6,5 e 8 a uma temperatura de 10° a 25°. As que vivem por mais tempo são as que ficam em pequenos lagos privados ou aquários espaçosos e filtrados.
Esses peixes são onívoros e precisam de uma alimentação balanceada com rações específicas para a espécie – vale sempre consultar um especialista. Eles não possuem estômago, então deve ser colocado em pouca quantidade, para evitar resíduos que sujem a água.
Na natureza eles se alimentam de vegetação aquática, ovos de peixes, larvas de insetos e até sapos. Libertá-los em um lago ou rio é extremamente prejudicial para o meio ambiente, já que vão interferir diretamente nas espécies que habitam a região, causando um grande desequilíbrio.
Além de precisar dispor de tempo e recursos para manter um peixe dourado em casa, liberar um peixe da espécie no meio ambiente é proibido. Autoridades sugerem que, caso não se tenha mais condições para se ter um, que se procure por um novo tutor para o animal. Jamais o liberte na natureza
Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular