Fatos interessantes sobre o peixes-palhaço

A fama com o cinema

O peixe-palhaço se tornou ainda mais popular após o famoso filme da Pixar “Procurando Nemo”. Pode ser criado em aquário e é considerado de fácil manutenção. Caso seja a intenção ter um em casa, é fundamental que se busque criadores certificados e que se tenha um ambiente adequado para a espécie.

Poder feminino

Os cardumes de peixes-palhaço têm uma hierarquia rígida, com a fêmea mais agressiva no topo. As fêmeas da espécie são maiores do que os machos. Quando há mais de um peixe em uma anêmona, a fêmea será a maior.

Matteo Vella/Unsplash

Coloridos

Existem aproximadamente 30 espécies de peixes-palhaço conhecidas no mundo, o mais famoso é o laranja e branco, mas também existem outras cores e tonalidades. No Brasil é o peixe ornamental marinho mais popular.

Nikolay Kovalenko/Unsplash

Mudança de sexo

O peixe-palhaço é uma espécie com hermafroditismo protândrico. Quando a fêmea dominante morre, o macho troca de sexo e permanece como fêmea pelo resto da vida.

Matteo Vella/Unsplah

Fugindo do frio

Os peixes-palhaço vivem nas águas quentes de recifes protegidos e mares rasos nos oceanos Pacífico e Índico. Durante o inverno, eles migrarão para águas mais profundas para se manterem aquecidos.

Nem todas as anêmonas são amigáveis

Existem mais de mil espécies de anêmonas e apenas dez delas podem coexistir com o peixe-palhaço. Mesmo assim, apenas certos pares de peixes-palhaço e anêmonas são compatíveis.

Pais exemplares

Assim como os pinguins, os peixes-palhaço machos cuidam dos ovos fertilizados. Eles passam o tempo abanando os ovos para movê-los, garantindo que todos recebam oxigênio suficiente. Eles também fazem toda a limpeza do ninho antes que as fêmeas botem os ovos.

Para encontrar um novo lar

Logo que nascem, os filhotes flutuam com a maré ao lado do plâncton até encontrarem uma anêmona para cuidar.

Cuidado mútuo

Os peixes-palhaço são territorialistas e protegem as anêmonas contra peixes que gostam de comer os tentáculos. A anêmona, por sua vez, protege o peixe contra predadores com um veneno poderoso. O peixe-palhaço tem um muco que o protege contra esse veneno.

Caçadores e iscas

O peixe-palhaço captura a presa nadando no recife, atraindo peixes maiores e atraindo-os de volta para a anêmona. A anêmona vai picar e comer os peixes maiores, deixando os restos para o peixe-palhaço.

Uma dieta variada

Os peixes-palhaço são onívoros. Eles comem tentáculos de anêmonas e restos de anêmonas já mortos, plâncton, molusco, zooplâncton, fitoplâncton, pequenos crustáceos e várias algas.

Peixes nem sempre nadam bem

Os peixes-palhaço não são bons nadadores. Eles passam boa parte do tempo se escondendo em anêmonas e, quando se aventuram, seus padrões de natação são bastante erráticos.

Comunicação

Os peixes-palhaço se comunicam fazendo barulhos como cliques e estalos.

David Clode/Unsplash

O Canal do Pet no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!