Dúvidas sobre peixes que ninguém pergunta

É fácil encontrar alguém que já teve ou quis ter um peixinho, um dos animais de estimação mais fáceis de cuidar. Contudo, todos temos algumas dúvidas a respeito desse animal e temos certa vergonha de perguntar.

Peixes dormem?

Se camarão que dorme a onda leva, acho que os peixes preferem não arriscar. Eles variam entre o estado de repouso e vigília. Eles até descansam, mas nada daquele soninho gostoso ao final da tarde!

reprodução shutterstock

Eles se hidratam?

Os peixes não só bebem água, como também fazem xixi! Não se espante! Este é um dos motivos de manter a água dos aquários sempre limpinha e filtrada, bem como na temperatura ideal para a espécie.

Unsplash

Eles sentem frio?

Sim! Assim como nós, os peixes precisam de alguma fonte de calor. Quando submetidos a uma temperatura muito baixa, seu metabolismo desacelera e eles tendem a ficar mais quietinhos e até perder o apetite

shutterstock

Eles piscam?

Só em desenho animado! Os peixes não piscam e não fecham os olhos para descansar - por isso existe essa lenda de que eles não dormem. Isso se dá por um único motivo bem simples: eles não possuem pálpebras.

Pixabay

Peixes se afogam?

Parece bobagem, mas sim, alguns peixes podem morrer afogados! Isso acontece principalmente na família dos anabantídeos, como o betta. Eles precisam buscar ar na superfície e, se muito temo submersos, podem morrer por uma série de complicações.

reprodução shutterstock