Guia de Bichos
Papagaio do Senegal / Periquito da Guiné - undefined

Papagaio do Senegal / Periquito da Guiné

  • Nome no Brasil: Papagaio do Senegal / Periquito da Guiné
  • País de origem: África Ocidental

Tudo sobre Papagaio do Senegal / Periquito da Guiné

Descrição

É uma ave relativamente pequena. Apresenta o dorso e asas num tom verde-escuro, cabeça cinza-escuro, peito verde-claro e abdômen amarelo. Não é possível diferenciar machos e fêmeas por suas características externas.
Comprimento: 23 cm
Expectativa de vida: 30 a 50 anos

Características

É um excelente papagaio para quem nunca teve um pássaro, não é muito dispendioso, nem destruidor e, acima de tudo, não é barulhento, como outros papagaios. É uma ave dócil se acostumada desde cedo com o contato humano. Quando adquirido muito jovem aprende a repetir algumas palavras, embora o seu vocabulário nunca seja tão extenso quanto o de outros pássaros. É, no entanto, uma ave que requer muita atenção, caso se sinta marginalizado ou abandonado, tende a entrar em stress e ter um comportamento estranho: foge das pessoas, fica muito quieto no poleiro ou foge para os cantos no chão da gaiola.

Cuidados básico

Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a troca da água e a limpeza do viveiro. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque.

Alimentação

A ração para qualquer tipo de ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito, mantendo as devidas condições de ventilação e higiene. Esta espécie deve ser alimentada à base de uma mistura de sementes própria, além de ração, bem como um sortido diário de frutos frescos e de vegetais.

Espaço para criação

Não gostam de tomar sol direto. Se tiver uma árvore ou planta de grande porte, ponha a gaiola debaixo delas, para que possam passar raios de sol, mas não de forma intensa.

Custo de manutenção

Ração para Papagaio (500g): R$ 2,20 a R$5,50
Conheça outras raças de pássaros