Guia de Bichos
Cacatua

Cacatua

  • Nome no Brasil: Cacatua
  • País de origem: Austrália/ Nova Guiné/ Indonésia

Tudo sobre Cacatua

Descrição

A Cacatua é uma ave da ordem Psitaciformes, pertencente à família Cacatuide. Ela possui cerca de vinte espécies diferentes, todas com características próprias. Mas todas são parecidas quando o assunto são as plumas abundantes e de cores simples e o temperamento. Essa ave costuma vocalizar bem alto para chamar atenção, é inteligente e pode ser adestrada facilmente, além de ser carinhosa, mas se irritar facilmente.

As espécies de Cacatua mais conhecidas são: Cacatua branca, Cacatua-de-crista-amarelada, Cacatua Galah, Cacatua Moluccana e a Cacatua Sanguínea. 

Por terem uma beleza particular as Cacatuas passaram a ser cobiçadas como animais de estimação. Esse interesse começou a despertar a caça e cativeiro ilegais dessas aves, muito encontradas no chamado "mercado negro" de animais. Essa atividade, além de maltratar esses pássaros podem até acabar causando sua extinção. Exatamente por isso é indicado que a pessoa que queira adquirir um exemplar de qualquer espécie procure um criadouro certificado e autorizado. 

Considerado um animal exótico, para uma Cockatoo, como é conhecida nos Estados Unidos, ser um animal de estimação e viver de forma legalizada em uma casa necessita de uma licença ambiental dada pelo IBAMA e regularizada pelo Ministério do Meio Ambiente. Esses órgãos acompanham todo o processo de compra e adoção, além do dia a dia do animal que terá uma carteira de vacinação. Caso contrário a situação pode ser considerada crime ambiental grave, podendo gerar multa ou até prisão para o dono. 

Características

​Conheça melhor as principais espécies de Cacatua:

Cacatua Branca (foto)

  • Tamanho: cerca de 46 cm de comprimento 
  • Cor: penugem toda branca
  • Expectativa de vida: 80 anos  
Originária da Indonésia, possui uma beleza única e um grande contraste entre as penas brancas e os olhos, bico e pernas pretos. Mas o que realmente chama atenção é a crista que possui na cabeça, ela se movimenta de acordo com o estado emocional do animal. Quando está excitada, feliz ela se ergue e quando está alarmada, triste, depressiva ela fica baixa. 

Pode ser fácil descobrir se o exemplar é um macho ou uma fêmea, basta analisar a cor da íris. A da fêmea é castanha e a do macho preta. 


Cacatua-de-Crista-Amarela

  • Tamanho: entre 45 e 55 cm de comprimento 
  • Cor: penugem branca com parte da cabeça amarela
  • Expectativa de vida: 70 anos  

Essa espécie teve origem na Austrália e pode ser encontrada em seu habitat natural na Nova Guiné e nos territórios leste e norte australianos. Se assemelha bastante a Cacatua Branca, a única diferença na aparência das duas é a crista amarela. 

Na natureza não anda com bandos grandes. É nômade e se alimenta de frutas, sementes e até plantas de jardim. São capazes de viajar grandes distâncias. 


Cacatua Galah

  • Tamanho: cerca de 35 cm de comprimento 
  • Cor: penugem em tons de rosa e cinza
  • Expectativa de vida: 50 anos  

A Cacatua Galah é originária da Austrália e se difere das outras espécies principalmente pela cor da sua plumagem. O corpo é todo rosa-avermelhado, a testa, topo da cabeça e crista são rosa bem claro ou até brancos. Já as asas são cinzas e o bico cor de marfim. Não há diferença entre machos e fêmeas, apenas as cores da íris.  

Essa ave pode ser encontrada em quase todo o território australiano e é bastante comum por lá, podendo ser encontrada facilmente até nas cidades. Seu ambiente natural é a savana australiana e costumam se alimentar de frutos e sementes nesse local. Quando criadas como animais de estimação são muito carinhosas e fiéis. 

Cacatua Moluccana

  • Tamanho: cerca de 50 cm de comprimento 
  • Cor: diferentes tons de salmão
  • Expectativa de vida: 60 anos  
A espécie possui o maior tamanho entre as de cor clara e se diferencia das outras devido aos tons da pena. Sua cor padrão é o salmão claro, com um tom alaranjado nas extremidades da cauda, além da crista salmão escuro. O bico é preto, os olhos marrons e com um círculo azulado ao redor e as pernas são cinza. 

Originário da Indonésia é um pássaro raro que corre risco de extinção. Na natureza costumam viver em florestas com baixa altitude e se alimenta de sementes, frutas e coco. Quando é um animal de estimação costuma ser carinhosa e calma. 

Cacatua Sanguínea

  • Tamanho: entre 35 e 42 cm de comprimento 
  • Cor: diferentes tons de salmão
  • Expectativa de vida: 40 anos  
A Cacatua Sanguínea costuma ser menor do que as outras espécies, mesmo assim continua sendo de grande porte. A plumagem é principalmente branca, assim como suas pernas e bico. Na cabeça e no pescoço as penas são levemente salmão. 

Apesar de ser uma das cacatuas com maior quantidade na natureza, cerca de um milhão, ainda é pouco vista no setor de animais de estimação. 


Cuidados básico

A Cacatua é uma animal selvagem e é necessário muito cuidado para introduzi-lo dentro de uma casa como de estimação. O mais indicado é que o animal chegue na residência ainda filhote e seja educado e adestrado desde cedo. 

Antes mesmo do novo bichinho chegar na casa ela deve ser preparada para sua melhor adaptação. Compre uma gaiola bem grande, comedouro e bebedouro. Brinquedos para que o animal interaja e gaste energia também são muito importantes. 

Uma das partes mais importantes é a limpeza. A água deve ser trocada pelo menos uma vez por dia e estar sempre fresca. A comida não pode ficar por muito tempo no potinho para que não crie fungos. A gaiola deve ser sempre higienizada. Já quando se trata do animal, o recomendado é "lavar" suas penas borrifando água pelo menos uma vez por semana. Deixar à disposição uma banheira para que ela se refresque também pode ser indicado. 

Mesmo sendo um animal com temperamento forte, essa ave é bastante carinhosa e companheiro quando está acostumada com a vida em cativeiro. É preciso interagir com ela e dar carinho pelo menos um período por dia. Isso é muito importante para evitar que esses pássaros se automutilem, ação que possuem propensão a fazer. Se o tempo dedicado não for suficiente é indicado que não seja criada sozinho, adquira outro exemplar para fazer companhia. 

Vale lembrar alguns pontos importantes como: esses pássaros não se dão muito bem com crianças por a enxergarem como suas rivais; são animais que vocalizam bastante e com volume alto, se treinados desde filhotes podem cantarolar e até cantar músicas, é preciso ter vizinhança paciente. 





Alimentação

A alimentação para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Muitas pessoas acreditam que oferecer apenas um mix de sementes ao animal é suficiente, mas essa dieta pode acabar ocasionando na falta de vitaminas importantes para o organismo como o cálcio. Isso porque a alimentação da ave na natureza é bastante variada. 

Portanto o ideal é que o cardápio servido para a ave inclua ração, sementes, legumes e frutas. As frutas mais indicadas são maçãs e peras. Já os legumes são cenouras, chuchus, aipos... Ambos apenas duas vezes na semana. 

O alimento deve ser servido pelo menos duas vezes ao dia e armazenado em local arejado com as devidas providências em relação à higiene. 

Espaço para criação

Elas necessitam de brinquedos e tudo que possa distraí-las dentro da gaiola. O viveiro deve ser grande o suficiente, levando em conta que só o pássaro mede mais de 35 cm. É importante deixá-la solta pela casa em alguns períodos do dia, mas para isso não se esqueça de cortar as asas. 





​Reprodução

Muitas pessoas que adquirem animais de estimação exóticos pensam na reprodução. A primeira coisa que precisa ser lembrada é a necessidade de autorização do IBAMA individual para cada animal. Portanto, antes de dar origem a filhotes é preciso ver como isso se encaixa dentro da lei brasileira. 

As Cacatuas devem começar a se reproduzir apenas depois de 4 a 5 anos de idade. Os dois a cinco ovos gerados tem um período de incubação de um mês. O interessante é que o macho ajuda a fêmea a chocar os ovos e alimentar os filhotes posteriormente. 

Não é indicado que ninhadas diferentes sejam produzidas em sequência para que não haja exaustão dos pais. 


Saúde

Esse animal costuma ter uma boa saúde desde que receba os cuidados necessários adequadamente. Possui grande propensão a automutilação se não receber atenção dos donos. É indicado acompanhamento veterinário regular. 
Conheça outras raças de pássaros