Guia de Bichos
Cacatua Branca - undefined

Cacatua Branca

  • Nome no Brasil: Cacatua Branca
  • País de origem: Indonésia

Tudo sobre Cacatua Branca

Descrição

Possuem as penas brancas, contrastando com os olhos, bico e pernas pretos. Uma das características mais marcantes é sua exuberante crista que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada. Na maioria dos casos é possível diferenciar o sexo dessa espécie pela cor da íris dos olhos, sendo que a fêmea tem a íris de cor castanho e o macho, preta.
Comprimento: 46 cm
Expectativa de vida: 40 anos

Características

A situação das Cacatuas Brancas na natureza é considerada vulnerável, principalmente pelo tráfico ilegal. São pássaros muito ativos e ruidosos e, se ficarem encolhidos no poleiro, deve-se averiguar, pois, com certeza, haverá algo de estranho.

Cuidados básico

Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a troca da água e a limpeza do viveiro. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque. As Cacatuas Brancas são bastante suscetíveis em desenvolver com facilidade a doença do bico e das plumas, que determina a quedas e expõe a pele a infecções mais sérias, por isso, é preciso acompanhamento veterinário.

Alimentação

A ração para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene. Cacatuas requerem alimentação especial feita com rações específicas para a espécie e que devem ser complementadas com frutas, verduras e legumes.

Espaço para criação

É preciso ter um viveiro para acomodar adequadamente uma cacatua, devido ao seu grande tamanho. Elas adoram descascar os poleiros, atividade que evita o crescimento excessivo do bico e as mantém quietas e entretidas. Ofereça alguns brinquedos, para deixá-las mais tranquilas. O piso da gaiola deve ser trocado diariamente com papel–jornal.

Custo de manutenção

Ração para Psitacídeo (700g): R$ 16,50 a R$ 24,00
Conheça outras raças de pássaros