Descubra como adaptar seus pássaros com outros pets

A convivência entre animais de estimação como cães e gatos já está mais do que provado ser possível e até benéfica. Mas quem nunca se perguntou sobre a relação desses pets com animais diferentes, como as aves, por exemplo?

Uma cena comum

Nas redes sociais podemos ver muitos vídeos de aves interagindo com outros pets, mas será que essa convivência amigável é realmente fácil de administrar? Para responder essa dúvida, vamos analisar a natureza dos voadores.

A vida na natureza

As aves, em sua grande maioria, estão acostumadas a viver em bandos. Isso já é uma grande ajuda, quando pensamos em unir duas ou mais aves em um mesmo ambiente. Mas e com os outros pets?

Ave com outros animais

Relacionar com aves mansas, a dificuldade nas relações raramente será um problema, e seja ave com ave, ou ave com outros animais, mas além dessa boa amizade, precisamos ter alguns cuidados. Especialistas da Horizonte Pet dão dicas para essa convivência. Confira a seguir!

Primeiros passos e cuidados

Ao recepcionar uma ave, nunca a inserir diretamente com os outros animais. Sempre deixá-la em uma gaiola separada, sozinha e em segurança, para evitar brigas com outras aves, ou até mesmo evitar que vire petisco de um cão ou gato.

A aproximação deve ser feita com cuidado e paciência

Aproxime as gaiolas sem encostar uma na outra para evitar ataques entre as grades. Isso irá permitir que as aves vejam uma à outra e se acostumem com a presença. De início, elas ficarão agitadas, mas com o tempo irão se acostumar. Feito isso, encoste uma gaiola na outra para que elas tenham um contato limitado.

A aproximação

Diariamente, manuseie a ave que mais antiga e a nova ave, separadamente, divida bem o tempo entre ambas, para que as duas recebam exatamente a mesma atenção. Depois de algum tempo, tire-as juntas da gaiola para interação, sempre ao lado, monitorando o comportamento. Caso não haja briga, elas podem ser soltas na mesma gaiola, se preferir.

Como é a convivência de aves da mesma espécie?

Normal. O que pode ser um problema é se as aves forem do mesmo sexo. Se forem dois machos, em períodos reprodutivos, eles podem brigar pela atenção de uma fêmea (se houver).

Como é a convivência entre espécies distintas?

Em geral todas se dão muito bem. Exceto quando uma das aves já é idosa ou ficou muito tempo sozinha. Ela pode se tornar muito territorialista e rejeitar o novo integrante, mas isso vale para todos os animais. É praticamente um "ciúme" do novo integrante.

Quais pets não conseguem conviver?

A internet veio para provar que não há relacionamento impossível. Vemos vídeos de pássaros com gatos, gatos com peixes, cães e gatos, entre outros. O segredo do bom convívio é que os animais estejam juntos desde filhotes, para que cresçam juntos e criem esse laço de amizade e confiança.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.