Dicas especiais para quem pensa em ter uma calopsita de estimação

Essas aves são incríveis e cheias de personalidade, merecem todo o carinho e dedicação possível de seus tutores

O lar ideal

Quem já conviveu com uma calopsita sabe que essas pequenas aves têm uma personalidade marcante. Ao comprar uma gaiola, é preciso ter em mente o espaço que ela precisa para se locomover e brincar. A principal regra aqui é: quanto maior, melhor! Lembrando que a ave não deve passar o dia todo presa dentro da gaiola.

Jirí Mikolás/Pexels

Alimentação de qualidade

Ao contrário do que muitos pensam, servir sempre um mix de sementes não é o suficiente para que a ave tenha uma boa vida. É preciso dar uma variedade na alimentação da calopsita, comprando rações adequadas em lojas especializadas, além de, claro, frutas, legumes e verduras de vez em quando – peça sempre a orientação de um especialista.

Jirí Mikolás/Pexels

Para manter a hidratação

Além da alimentação, a hidratação também merece uma atenção especial. A gaiola deve estar sempre equipada com um bebedouro abastecido com água limpa e fresca, trocando diariamente. O bebedouro deve ser higienizado ao menos uma vez por semana, usando detergente neutro e uma esponja que não arranhe a superfície.

Tieu Bao Truong/Pexels

A higiene da calopsita

Ofereça sempre condições para que a sua ave possa tomar banho quando quiser. Pode ser uma vasilha com água limpa, com 1 ou 2 dedos de água. As calopsitas também gostam de banho de chuveiro ou torneira, lembrando de ter cuidado com a temperatura e potência da água – e nunca usar xampu ou sabonete.

F. Hektor/Pexels

Limpeza da gaiola

A gaiola deve ser sempre forrada com substrato higiênico que absorve as sujeiras. Em lojas especializadas é possível encontrar materiais como areias granuladas próprias para pássaros. Esses produtos devem ser limpos diariamente e a gaiola totalmente higienizada a cada 15 dias, com água e desinfetantes com base de amônia e quaternária.

shutterstock

Brinque com o seu pet

As calopsitas são aves muito sociais e adoram a interação com os tutores. É fundamental que se dedique um tempo para brincar com a ave, sendo possível até mesmo ensiná-la alguns truques. Deixe-a aproveitar um pouco fora da gaiola e ficar com você no dia a dia. Quando não estiver em casa e ela precisar ficar presa, deixe sempre alguns brinquedos disponíveis.

Por falar em brinquedos

As aves também precisam de brinquedos e acessórios para que elas possam se distrair sozinhas. Podem ser desde balanços, poleiros, bolinhas, sinos e até espelhos. Dependerá de como for a preferência de cada ave.

Reprodução/ Shutterstock

Hora da soneca

Essas aves agitadas gastam bastante energia ao longo do dia, por isso precisam de cerca de 10 a 12 horas de sono, todas as noites. Sendo assim, é importante que a gaiola fique em um ambiente tranquilo e sem luz direta. Uma boa dica é cobrir a gaiola, além de deixá-la mais tranquila, a protege nos dias mais frios.

Visitas ao veterinário

Assim como um cão ou um gato, as aves também precisam ir ao médico veterinário com regularidade. Nesse caso, é indicado buscar um profissional de confiança, para que possa acompanhar o desenvolvimento da calopsita. Busque por veterinários especializados em animais silvestres e exóticos.

shutterstock

Dicas de segurança

Confira mais algumas dicas para garantir a segurança da sua ave de estimação. Todo o cuidado é pouco!

Laya Clode/Unsplash

O Canal do Pet nas redes sociais

No acompanhe também pelo Instagram!

Shuttersock