Não é raiva, é medo
Um dos erros mais comuns de quem tenta amansar uma calopsita é assumir que a ave está brava. Isso não é verdade! Os animais ficam ariscos por medo e falta de confiança em seres humanos.
Animais que nunca tiveram contato constante com humanos ou cresceram presos em gaiolas tendem a ficar ariscos, isso vale até para as simpáticas calopsitas. Nessas condições elas podem ficar estressadas, evitar o contato, bicar e piar excessivamente. Felizmente, é possível amansá-las!
Um dos erros mais comuns de quem tenta amansar uma calopsita é assumir que a ave está brava. Isso não é verdade! Os animais ficam ariscos por medo e falta de confiança em seres humanos.
A situação piora quando são animais já adultos, que se mostram mais difíceis de socializar. Nesses casos é preciso ter muita paciência e, acima de tudo, dar amor e carinho.
Tentar segurar a calopsita a deixará ainda mais estressada. Jamais se deve usar lenços ou toalhas para pegá-la nas mãos – isso ameniza o risco de tomar algumas bicadas, mas pode machucar a ave. O pet precisa vencer o medo, uma aproximação forçada só aumentará a desconfiança.
Coloque a gaiola em um ambiente calmo e sem movimentação. Qualquer susto pode deixar a ave ainda mais arisca e arredia. Escolha um lugar que você vá para descansar e que a ave consiga manter contato visual sem interferência externa.
As fitas se balançam com o vento e assim a calopsita não se assustará tanto com os seus movimentos. No momento da alimentação, opte por alimentos que caibam entre as frestas do equipamento, de modo que possa dar diretamente para o pet sem precisar abrir o compartimento.
Uma dica valiosa é conversar lentamente com o pássaro, de modo que ele se acostume e reconheça a sua voz. Aos poucos você irá ganhar a confiança do pet. Quando sentir que ele está mais à vontade comece a fazer carinho enquanto o alimenta.
Conforme o contato físico fica mais natural é possível partir para o próximo passo: segurar o pet. Quando for trocar a água ou comida, experimente colocar a mão próxima aos pés da ave e observe se ela irá subir no seu dedo ou ficar nervosa.
Não se preocupe se inicialmente essa aproximação não der certo, continue tentando e uma hora a calopsita acabará cedendo.
Isso pode ser feito com o animal no seu dedo ou ombro. Mas cuidado, só faça esse procedimento em ambientes totalmente seguros e longe de ventiladores de teto, portas e janelas abertas, fogões acesos ou qualquer outro objeto que possa feri-lo.
É provável que você leve algumas bicadas - algumas vezes podem machucar -, mas é preciso manter a paciência. Em hipótese alguma se deve tratar uma ave com gritos e xingamentos, isso só vai piorar a situação.
Amansar o pet pode levar algumas semanas, mas persista. Calopsitas são animais muito amorosos e todo o carinho e atenção que você dedicar a ela durante esse processo será retribuído pelo pet posteriormente.
É sempre válido pedir a ajuda de um médico veterinário ou criador especializados em aves.
Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets, diretamente no seu celular!