Araras como pet: todos os cuidados necessários

Araras são animais silvestres que chamam muita atenção pela beleza e que muitas pessoas desejam ter como pet. Embora a compra não seja recomendada, não é proibida. Mas será que todos sabem os cuidados que a ave exige?

O que é importante saber?

Araras são animais que demandam bastante espaço, uma alimentação adequada, higienização correta e responsabilidades específicas.

Engin Akyurt/Pexels

Onde comprar?

É de extrema importância que esses animais sejam adquiridos de um criadouro (ou loja) devidamente registrado e apto para comercializar esse tipo de pássaro. A ave terá uma anilha de identificação e uma nota fiscal será emitida com nome e CPF do comprador, na hora da aquisição.

Brett Sayles/Pexels

Qual é o espaço ideal para a ave?

Como dito anteriormente, são animais que precisam de bastante espaço. O ideal é que vivam em grandes viveiros com poleiros e abrigo. Também é essencial que o local seja arejado e receba sol.

Roi Dimor/Unsplash

Como deve ser alimentação da arara?

Devem ser oferecidas rações específicas e de boa qualidade. Também é necessário oferecer verduras, legumes e frutas como: folhas escuras, couve, almeirão, catalônia, cenoura, beterraba, brócolis, milho verde, maçã, banana, mamão, laranja e banana. Também se pode oferecer uma mistura de castanhas como petisco de uma a duas vezes por semana.

Jeffrey Hamilton/Unsplash

Cuidados com a higiene

A higienização do ambiente deve ser feita diariamente. Deve ser feita a troca de substrato e limpeza dos potes de água e comida e, quando necessário, a higienização dos poleiros também.

Felipe Blanski/Unsplash

O banho da arara

As araras são animais que podem se limpar por meio de um movimento mecânico com os bicos nas penas que usam para remover a sujeira. Além disso, o tutor pode oferecer água para banho em potes onde a ave poderá se refrescar e se limpar. Para isso, é importante que o pote seja de uma altura que a arara possa ficar em pé quando estiver dentro da água, garantindo assim a segurança.

Jeffrey Hamilton/Unsplash

Cuidado com a saúde e expectativa de vida

Ainda são necessárias visitas trimestrais ao médico veterinário especializado no atendimento de animais silvestres para checar a saúde da arara. Vale ainda pontuar que, no Brasil, não existem vacinas comercializadas para araras e por isso é ainda mais essencial seguir todos os cuidados com à risca. Dependendo da espécie, a arara pode viver 80 anos.

Jean-Philippe Delberghe/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades sobre o mundo dos pets também no Telegram!