11 fatos sobre Periquitos (parte 2)

Os periquitos são aves inteligentes e repletos de fatos curiosos. Eles conseguem falar tanto quanto um papagaio e já até entraram para o Livro dos Recordes.

Sem os pés

Periquitos são habilidosos e adoram escalar e segurar objetos. Ao contrário dos papagaios, que seguram os alimentos com os pés enquanto comem, os periquitos usam apenas os bicos.

reprodução shutterstock

Periquitos falam?

Periquitos são muito inteligentes e podem aprender um longo vocabulário. Conversar com eles pode ser um passatempo divertido. Segundo o Guinness Book, o recorde de maior vocabulário pertence a Puck, o Periquito, com um vocabulário de mais de 1.700 palavras.

Fredrick John/Unsplash

Basta um bom professor

A inteligência do periquito também os torna relativamente fáceis de treinar. Com um pouco de paciência, eles podem até aprender truques e ouvir dicas.

Amigos por um bom tempo

Um periquito bem cuidado pode viver de 10 a 20 anos, mas exige muito cuidado e atenção para se manter feliz. Esses animais inteligentes e sociais precisam de estímulo mental e físico, e podem se tornar um verdadeiro membro da família.

Um banho divertido

Periquitos gostam de atividades aquáticas e é ótimo para mantê-los limpos. Dê um recipiente raso de água morna a cada 2 ou 3 dias para que ele se limpe, ou encha um borrifador com água morna e borrife no pássaro, tomando cuidado para não acertar no rosto. Após o banho, remova o recipiente para manter tudo organizado.

Limpo, seco e seguro

Aparas de pinho e cedro podem ser tóxicas para periquitos, que tendem a bicar os materiais que estão no habitat. Para facilitar a limpeza e absorver odores, forre com jornal picado ou palha como em um ninho de pássaros. Deve ser trocado a cada um ou dois dias.

Thomas B/Pixabay

Parte da família

Na natureza, os periquitos regurgitam a comida para alimentar os filhotes. Não se preocupe se o seu periquito fizer isso na sua presença. Significa apenas que eles consideram você da família e querem cuidar de você como fariam com seus próprios filhotes.

Michael Strobel/Pixabay

Uma dieta balanceada

Periquitos gostam de sementes, mas são muito gordurosas, então uma mistura de 50% pellets e 50% sementes deve ser oferecida para fornecer uma dieta mais equilibrada. O tutor deve limpar os detritos todos os dias para evitar confundir as cascas com alimentos novos.

Alimentação saudável

Frutas e legumes devem constituir 10% a 15% da dieta do periquito. Podem ser maçãs, peras e laranjas a couve, espinafre e repolho. É sempre recomendável procurar um veterinário para que o especialista indique a melhor dieta para o pet.

Walter Navarro/Pixabay

O normal é que estejam limpinhos

Os periquitos são cuidadosos, portanto, uma mudança drástica nos hábitos de higiene das aves pode ser um indicador de problemas de saúde ou estresse.

Alfonso

Sempre crescendo

O bico de um periquito nunca para de crescer. Uma maneira fácil de promover o desgaste e combater o crescimento excessivo é fornecer ao pássaro um osso de choco e brinquedos ‘mastigáveis’.

Cristian Lenga/Flickr

Conheça outras 12 curiosidades sobre os periquitos!

shutterstock