Papagaio gritando é normal?

Tutores de aves de estimação sabem que estes animais costumam cantar e alguns, como papagaios e calopsitas, podem repetir algumas palavras e até mesmo algumas frases inteiras.

Repetir não é se comunicar

Assim como cães e gatos, as aves não conseguem comunicar diretamente o que estão sentindo e um papagaio gritando pode estar tentando chamar a atenção para algum problema.

Reprodução Pinterest

Reflexo natural

Esse comportamento, segundo especialistas, pode demonstrar emoções do pet. Essa é a forma que eles expressam suas necessidades, frustrações e alegrias. E, apesar de aprenderem palavras e frases, essas aves não “aprendem” a gritar, este é um reflexo natural da espécie.

Providencie entretenimento ao pet

Não existe uma forma de treinar o animal para que ele não grite tanto, mas o tutor pode tomar algumas atitudes para evitar que o papagaio vocalize constantemente algum som desagradável.

O tutor deve sempre

Manter o animal alimentado e com água limpa; Limpar a gaiola com frequência; Dar atenção e interagir com o pet; Deixar que ele tenha horas de descanso, mantendo-o em lugares escuros e silenciosos durante a noite.

Evite o estresse

O estresse é um dos motivos de maior vocalização por parte do papagaio, por isso é muito importante que os tutores deem uma boa qualidade de vida para o animal, garantindo que eles fiquem menos estressados e vocalizem menos.