Galos têm personalidade forte e podem ser ótimos como animais de estimação

Galos e galinhas se apegam aos tutores e se dão bem também com outros animais de estimação

Foto: Pixabay/Danganhfoto
Galos e galinhas podem ser ótimos animais de estimação

Geralmente quando se imagina criar galinhas, o que vem à mente são casas nas cidades do interior ou em áreas mais rurais, mas ter essa ave como animal de estimação é algo que está cada vez mais comum em diversas casas de grandes centros, alguns tutores criam esses pets até mesmo em apartamentos.

Essas aves possuem personalidade marcante e, mesmo bem diferente de cães e gatos, são bastante carinhosas, se apegam aos tutores e também a outros animais de estimação - estes precisam ser bem socializados para que não ataquem a ave.

Galos e galinhas podem ser criados como pet sem que o dono do animal precise ter um galinheiro em casa, basta ter os cuidados necessários para que o animal possa viver bem.

Em caso de apartamentos, pisos e azulejos não são ideais, por isso a ave precisará ter ao menos um cantinho na varanda com terra e grama para que possa ciscar e poleiros (este não pode ser feito com material escorregadio) para ter onde subir caso queira, além de um ninho confortável.

As galinhas também seguem o ciclo do dia, ou seja, se levantam e se deitam com o sol, por isso é importante que tenham um local onde não fiquem muito expostas a luzes artificiais e, caso tenha um galo, lembre-se de fechar bem as janelas para que o pet não acorde os vizinhos.

Caso o animal tenha acesso a um quintal, ou até mesmo durma nele, é importante ter um ambiente bem ventilado, com abrigo para a luz do sol e chuva e bem protegido contra possíveis predadores.

A personalidade da galinha

Estudos já mostraram que as galinhas têm personalidade própria e interagem por meio de gestos e sons diferenciados, além de ter consciência de coletivo e até um ótimo poder de dedução. Elas sentem medo, ansiedade e empatia, essas aves podem adotar e criar filhotes de outras aves e até mesmo de outras espécies, não são raras as notícias de galinhas que “adotaram” filhotes de cães e gatos.

Além disso, são animais muito limpos e também podem ser bem úteis em uma casa, já que ajudam no controle de animais venenosos, como escorpiões, aranhas, formigas, lacraias e outros insetos.

O mais dificil, talvez, seja o fato de um galo ou galinha não aprenderem tão facilmente a fazer as necessidades em um local específico, mas existem até mesmo "fraldas" que são roupinhas próprias para esses animais.

Saúde e alimentação

Foto: Pixabay
Galos e galinhas de estimação só precisam tomar vacina uma única vez na vida

Galos e galinhas devem ser vacinados logo após o nascimento, depois disso esse tratamento não será mais necessário, já que não estarão vivendo em granjas ou na presença de outros animais que possam transmitir qualquer doença mais séria.

Para a alimentação, não é indicado dar alimentos de consumo humano e nem exagerar na ração, o ideal é que o tutor varie entre a ração, folhas verdes, milhos, quirera e, muito importante, ter sempre uma vasilha com água limpa e fresca disponível.  

A alimentação apenas com ração ou restos de comida não é indicado pois estes são ricos em proteínas que acumulam gordura no fígado da ave, esses alimentos são usados unicamente para a engorda de animais em granjas e não são bons para a saúde da ave.

Algo também apreciado por muitos tutores de galinhas é o fato de que essas aves botam ovos, que são mais saudáveis do que os comprados em supermercados, por exemplo. A estimativa de vida de uma galinha bem tratada é de até 15 anos.