Como manter a calopsita aquecida

As temperaturas estão caindo cada dia mais, o inverno está se aproximando e os donos de pets já estão tomando providências para manter todos aquecidos. Ao contrário do que alguns tutores pensam, as aves, como as calopsitas, também sentem frio e precisam de cuidados durante esse período.

Penas mantém a temperatura, não aquecem

Algumas pessoas acreditam que calopsitas não sentem frio devido às suas penas e plumas para reter o calor do corpo. Contudo, essa informação é falsa. As penas não esquentam a ave, somente mantêm a temperatura e, se ela está com a temperatura baixa, não tem como se aquecer.

Reprodução/Unsplash

Atenção nas penas

Para identificar quando sua calopsita está com frio basta reparar se suas penas estão eriçadas, além de geralmente ficarem na posição de dormir (encorujadas com a cabeça embaixo da asa) preferindo muitas vezes o chão da gaiola ao poleiro.

Shuttersock

O frio pode ser fatal

Se não forem bem cuidadas nessa época do ano, podem ter perda de apetite, baixa na imunidade e doenças respiratórias como broncopneumonia e inflamação nos sacos aéreos, além do óbito se não levado a sério.

Reprodução/ Shutterstock

Dicas para evitar o frio

Evite colocar banheiras para as calopsitas se banharem nesse período, se necessário, coloque sempre no período mais quente do dia para que elas se sequem rapidamente.

Reprodução Vimeo

Banhos de sol

Podemos dar banho de sol na ave, para que ela se aqueça naturalmente durante o dia e, nos períodos da noite, utilize aquecedores convencionais ou lâmpadas de cerâmica que não emitem luz, somente calor, que são ótimas por não retirarem a umidade do ar.

Shuttersock

De olho na alimentação

Melhorar a alimentação é essencial. No inverno as calopsitas têm maior gasto energético para manter a temperatura, por isso o ideal é oferecer maior variedade de sementes, verduras, frutas e farinhadas que contenham proteínas e minerais.

shutterstock

Sem correntes de ar

O tutor deve proteger o local onde as aves ficam. As gaiolas devem ficar em locais sem correntes de ar ou friagem e o ideal é que fiquem dentro de casa. Você também pode colocar capas ou toalhas cobrindo a gaiola, deixando um espaço para entrar claridade.

Reprodução Pinterest

Umidade no ar

Geralmente o frio traz consigo a baixa umidade podendo aumentar o risco de infecções respiratórias. Nesse caso, podemos utilizar um umidificador de ambiente ou até mesmo um copo com água próximo da gaiola para evitar esse problema.

Shuttersock

Nada de roupinhas

Por mais que sejam bonitinhas, roupas podem ser usadas apenas nos outros pets, como gatos e cachorros. As roupinhas podem gerar estresse nas aves, além de ficarem bicando o tecido. Podem até mesmo fazer com que se enrosquem nos poleiros ou na grade da gaiola ocasionando um acidente.

Unsplash/Allyson Beaucourt