Guia de Bichos
Turkish Van

Turkish Van

  • Nome no Brasil: Turkish Van
  • País de origem: Turquia

Tudo sobre Turkish Van

Descrição

  • Porte: médio
  • Escala de Saúde (1 a 5): 2
  • Escala de energia (1 a 5): 5
  • Tipo de pelo: curto, macio e sedoso, semelhante a um casaco de vison
  • Temperamento: sociável, afetuoso, inteligente e extrovertido 
  • Expectativa de vida: entre 10 e 16 anos
  • Peso: 5,5 a 7,2 kg
Este é um gato de porte médio. Ele possui pelos compridos com marcas coloridas (castanho, marrom, cinza, azul) na cabeça e cauda. É um gato malhado. A pelagem tem uma textura de caximira e não tem subpelo. O pelo também é resistente à água. 

Sabe-se que o Turkish Van é uma das raças mais antigas do mundo, cujos registros datam de 5 mil a. C. na região de Lake Van, na Turquia, e nas áreas fronteiriças da Síria, Irã, Iraque e Rússia. As temperaturas locais extremas explicam porque essa raça gosta tanto de nadar e possui um casaco resistente à agua. 

Soldados que retornavam das Cruzadas levaram exemplares de Turkish Van para a Europa entre 1.095 e 1.272 d. C., e ao longo dos séculos a raça foi transportada por todo o continente graças a invasores, comerciantes e exploradores, até que em 1955 os britânicos Laura Lushington e Sonia Halliday visitaram a Turquia e pegaram dois gatinhos, levando-os para a Grã-Bretanha. Decidiram, então, trabalhar com eles e fazer com que fossem reconhecidos.

O trabalho duro foi reconhecido quando, em 1969, o Turkish Van recebeu o status de pedigree completo pela GCCF. No ano seguinte ele chegou à América, onde demorou para florescer e conquistar popularidade – isso só aconteceu em 1983, quando os criadores Barbara e Jack Reark já estavam trabalhando com a raça há algum tempo. Em 1985 o TICA concedeu o status de campeonato, o CFA aceitou a raça para registro em 1988 e em 1993 o Turkish Van conseguiu status provisório com o CFA.

Características

O Van Turco é extremamente inteligente e imaginativo. Um gato como este é muito alegre e amoroso. Ele “conversa” frequentemente respondendo ao dono. Este gato gosta de mexer com brinquedos, bolas e papel amassado. Ele tem energia quase inesgotável. Um aspecto intrigante do Van Turco é a sua curiosidade insaciável por água. A maioria destes gatos pode ser encontrada mergulhando suas patas, brinquedos e roupas de cama em tigelas de água, ou sentado em pias e banheiras aguardando para ver a água corrente.

  • Corpo forte e poderoso, com peito e ombro amplos;
  • Cabeça larga em forma de cunha;
  • Focinho arredondado;
  • Couro do nariz e almofadas rosa;
  • Orelhas grandes com pontas ligeiramente arredondadas;
  • Olhos grandes e arredondados; podem ser azuis, âmbar ou um de cada cor;
  • Pernas longas e musculosas;
  • Cauda longa e enrolada;
  • Pelagem branca com manchas na cabeça e cauda; as manchas são de cores sólidas e podem ser vermelhas, creme, pretas, azuis ou em tons de casco de tartaruga. 

Cuidados básico

O Turkish Van gosta de se divertir na água, e seu pelo impermeável pode tornar os banhos mais trabalhosos – em compensação, eles também são raramente necessários. O casaco precisa de uma escovação semanal ou duas vezes na semana nos períodos em que ele solta mais pelo, para evitar emaranhados e pelos mortos pela casa.

Além de brincar na água, eles também gostam de jogos de busca e recuperação, além de escalar e saltar; eles gostam de brincar ao ar livre, então cuidado com possíveis fugas ou acidentes. Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes na semana e as unhas devem ser cortadas a cada 15 dias.

Mantenha a caixa de areia do seu Turkish Van sempre higienizada e verifique as orelhas semanalmente; se estiverem sujas, limpe com pano úmido.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Van Turco é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 90 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 60 a 80 gramas/dia.

Espaço para criação

Este felino é apaixonado por água, portanto, seja em casa ou apartamento, é recomendável que seus donos fechem as portas dos banheiros, pois eles são muito curiosos e sempre estarão em busca de aventura, ainda mais envolvendo água corrente. Membros desta raça têm uma energia inesgotável, adoram brincar com objetos e novelos de lã também.

Saúde

​O Turkish Van é muito saudável e apresenta baixa propensão a problemas de saúde – mais uma de suas vantagens, afinal, você não terá que se preocupar com veterinário. Atente-se apenas a problemas comuns a outras raças, como a cardiomiopatia hipertrófica, atrofia progressiva da retina e displasia de quadril.

Curiosidades

​Uma lenda sobre o Turkish Van afirma que Noé se descuidou ao espremer os animais dentro da arca, deixando dois gatos brancos e vermelhos desconfortáveis. Os mesmos pularam na água e nadaram, e quando o dilúvio recuou eles partiram para Lake Van, a 121 quilômetros do Monte Ararat. 

Por que ter um Turkish Van em casa?

Extremamente apegados aos seus companheiros humanos, a quem são fieis e leais, os Turkish Van tendem a escolher uma ou duas pessoas da casa com quem se apegam mais e se relacionam melhor. Embora sejam gatos ativos e gostem de estar em constante movimento, adoram ser pegos no colo e acariciados por longos períodos, e vão se aconchegar ao seu lado após um dia cheio.

São ágeis e inteligentes, e podem aprender truques com facilidade. Gostam de atividades ao ar livre, são muito saudáveis e convivem bem com outros animais de estimação. Adoram ser inclusos nas atividades da casa e participar de tudo que você promover com a família.

Por que não ter um Turkish Van em casa? 

Apesar de serem inteligentes, os gatos Turkish Van possuem uma personalidade que exige atenção para ser trabalhada. São conservadores e podem demorar para aprender novos truques, além exigir muita atenção e carinho.

Eles também tem maneiras maliciosas e são ótimos em saltar e escalar, o que significa que você pode esperar por ver o seu Turkish Van no topo da estante ou no lugar mais alto da casa; se isso lhe incomoda cogite outra raça.