Guia de Bichos
Sokoke

Sokoke

  • País de origem: Kenya
  • Tipo de pelo: Curto

Tudo sobre Sokoke

Porte: médio
Área de criação: pequena
Energia: média
Temperamento: amigável

Descrição

Gato de médio porte com aparência atlética e elegante. Possui uma pelagem curta e que se difere de qualquer outra raça pelas marcas tigradas e a coloração marrom e preta, em diversas tonalidades. 

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 2
  • Escala de energia (1 a 5): 3
  • Tipo de pelo: curto, fino e sem subpelo
  • Temperamento: bem humorado, brincalhão e apegado
  • Expectativa de vida: 15 anos 
  • Peso: 3 a 5 kg

    O Sokoke foi desenvolvido e padronizado para ser uma raça doméstica e existe há relativamente pouco tempo: surgiu no final da década de 1970. O objetivo dos criadores era obter um gatinho com traços específicos e diferenciados. Um juiz até chegou a considerar as manchas na pelagem do felino como uma "aparência selvagem", afinal de fato lembra uma estampa de tigre e isso só poderia ser resultado de uma criação seletiva. Alguns rumores afirmam uma mistura entre bichanos domésticos e selvagens para o surgimento dessa raça.

    Toda a criação do Sokoke começou em 1978, que inicialmente era chamado de Shorthair Africano. Alguns felinos foram encontrados em uma área de terra, em uma cavidade, e Slater, o futuro criador, notou características diferentes neles, aproveitando-se disso para desenvolver o novo pedigree - cruzou um casal de gatos do mesmo meio. Em 1983, os gatos foram levados para a Dinamarca, já que a chance de eles sobreviverem no Quênia era pequena. Depois foram levados também para a América do Norte (EUA) e para Europa. 

    Atualmente é reconhecido por quatro grandes clubes de pedigrees de gatos. Tornou-se rapidamente popular e deu origem às bases presentes no continente europeu.

Características

Essa raça possui um temperamento que mescla docilidade e um certo territorialismo que pode ser visto na maneira como lida com hierarquia de poder, especialmente entre outros gatos. 

São sensíveis, ativos, inteligentes e se apegam muito aos donos a ponto de segui-los o tempo todo. Não são gatos para muito contato físico, mas adoram estar na presença das pessoas o máximo possível e costuma acompanhar seu dono pela casa. Curiosos, se entretêm com pequenas coisas e o ambiente já é o suficiente se divertirem.

Embora tenha vindo da natureza e de um ambiente mais selvagem, a raça pode ser domesticada de maneira rápida e fácil. Apesar de amigável, não hesita em usar dentes e garras quando se irrita ou sente-se ameaçado em alguma situação. 

Às vezes dizem que essa raça de gato lembra um cachorro, devido à forma como cumprimenta seus familiares quando chegam em casa, sempre animados e carinhosos. Costuma se dar bem com outros animais e principalmente com crianças. 

Não gosta de se sentir solitário e abandonado, por isso deve sempre participar das atividades da casa e se possível não deixá-lo sem companhia em casa. É importante sempre ter um outro gatinho ou humano por perto.

Tem a tendência de ser territorial e uma habilidade de identificar emoções humanas, agindo de uma forma dócil quando percebe que seus companheiros estão tristes. 

Demora a acostumar com novos ambientes e nem sempre é fácil de lidar. O mesmo é válido para pessoas novas, com quem nem sempre é amigável logo cara. Mas com socialização ele pode se tornar um bom amigo. Gosta de se comunicar e normalmente faz isso por meio de miados e ronronos amenos e delicados. Adora brincar com diferentes apetrechos, como bolinhas ou lãs próprias para gato. 

  • Corpo alongado, longo e fino, de tamanho médio
  • Pernas de trás mais longas do que as da frente, elegantes e esbeltas
  • Caminhada é chamada de "marcha de ponta de pé" por conta da diferença entre as pernas; mais pronunciado quando o gato está excitado
  • Olhos são redondos, em forma de amêndoas; a cor varia de âmbar a verde
  • Cabeça pequena e orelhas triangulares e compridas, levemente arredondadas na ponta
  • Cauda afunilada, longa e grossa
  • Couro do nariz e almofadas rosadas
  • Pelagem fina e curta, sem subpelo
  • Patas ovais 
  • Nariz reto, acima de um queixo firme
  • Cor padrão é marrom ou bege manchado com riscos pretos, lembrando a aparência de um tigre

Cuidados básico

Todas as raças de gato devem ser escovadas regularmente. Tal prática favorece a limpeza da pelagem, além de prevenir a ingestão de pelos quando o animal se lambe. Conhecidos por sua higiene, gatos se limpam constantemente e isso dispensa banhos frequentes. Ao contrário de outras raças, essa adapta-se bem à água e não tem muito problema para ser lavado.

As caixas de areia devem ser limpas diariamente, evitando que o animal escolha outros lugares para fazer suas necessidades. Bigodes e unhas não devem ser cortados, pois são defesas naturais do animal. 


Esse gato no geral é tranquilo e não exige muitos cuidados. Só precisa de algumas brincadeiras diárias para se sentir saudável e feliz. Além de sempre necessitar e buscar atenção da família. 

É importante escovar os dentes do gato pelo menos duas vezes por semana e manter as orelhas sempre limpas e secas, afim de evitar infecções.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.
Até os doze meses, o Sokoke é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração é varia de 40 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração, mas a quantidade permanece a mesma, cerca de 40 a 60 gramas/dia.

Espaço para criação

O temperamento tranquilo e resistência física fazem com que o Sokoke se adapte bem em diferentes ambientes, incluindo espaços pequenos e fechados.

Saúde

No geral, o Sokoke é um gato resistente, até por ser musculoso. Mas tende a desenvolver alguns problemas de saúde relacionados a infecções de ouvido. Para evitá-las, o ideal é manter as orelhas sempre limpas e sem excesso de sujeira, a fim de prevenir o ácaro de orelha . Além disso, como as pernas traseiras são mais longas que as da frente, o gato pode ter contusões e machucados nas patas , que devem ser examinadas com frequência. 

Curiosidades

​Por quê ter um Sokoke?
Esse gato é amigável, bastante apegado à família e tranquilo. Próprio para quem espera um bichano simpático e sempre pronto para receber o dono de forma animada e feliz. Apesar de não gostar muito de colo e de contato físico, apenas o fato de ter um humano por perto o deixa alegre.

É inteligente e adora seguir o dono pela casa, afinal o que importa é ter sua companhia. Costuma se divertir por conta próprio e depois de habituado a um ambiente fica à vontade para realizar brincadeiras e, curioso, se entretém com pequenas coisas do cotidiano.

Adora se divertir com bolinhas e lãs próprias para gatos, por isso, deve ser estimulado a brincar o tempo todo e não precisam ser brinquedos muito rebuscados ou caros.

Não tem problemas para se relacionar com outros animais, inclusive cachorros, e gosta bastante de crianças, normalmente. Por ser um felino equilibrado e calmo pode ser uma boa opção para entreter os pequenos.

É um gato bastante esbelto, que chama atenção por onde passa. Além de poder viver com tranquilidade em ambientes pequenos e fechados, desde que tenha atividades para se ocupar.

​Por quê não ter um Sokoke?
Sensível e apegado, o Sokoke não gosta de ficar sozinho por horas seguidas. Ao sentir-se abandonado e solitário fica triste e pode querer arranhar móveis e causar alguns estragos. O ideal é sempre ter uma companhia por perto, mesmo que seja de outros animais, como felinos ou até cães. 

Portanto, se você é uma pessoa muito ocupada, considere adotar outro pedigree se não der conta de mantê-lo sempre entretido. 

Também tem certa dificuldade em se adaptar a novos ambientes e a pessoas desconhecidas. Leva um tempo até se habituar e precisa de socialização para evitar um típico comportamento territorial.