Guia de Bichos
Serengeti

Serengeti

  • País de origem: Estados Unidos
  • Tipo de pelo: Curto

Tudo sobre Serengeti

Porte: médio
Área de criação: média
Energia: alta
Temperamento: amigável

Descrição

Gato de médio porte e estrutura física longilínea e musculosa. As orelhas são grandes e os olhos dourados. Sua pelagem é curta, densa e macia. As cores aceitas para essa raça são as sólidas como preto e cinza, as tigradas ou pintadas de dourado, marrom, cinza ou preto. 

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 3
  • Escala de energia (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: curto, liso e acetinado
  • Temperamento: sociável, brincalhão, curioso e esperto
  • Expectativa de vida: 12 a 16 anos 
  • Peso: 3,5 a 7 kg

    A raça Serengeti é considerada relativamente jovem, já que sua origem remete aos anos 1990. É resultado do cruzamento entre o Gato de Bengala e o Gato Oriental. O objetivo era desenvolver um cachorro com aparência de selvagem, mas personalidade tipicamente doméstica. 

    A ideia na verdade era evitar que os fãs de gatos com aparência de tigre o tirassem da natureza e levassem à sua extinção. Com aqueles próprios para famílias ficaria mais fácil tê-los por perto sem precisar tirá-los do ambiente natural. O nome " Serengeti " deve-se ao nomes das planícies africanas onde seus ascendentes surgiram. 

Características

Serengetis são gatos com um temperamento tranquilo e dócil. Demonstram muito carinho e apego aos donos e são muito amigáveis com outros animais quando socializados desde filhote. 

Alertas e ativos, adoram observar o ambiente de lugares altos e se exercitam sozinhos correndo e pulando pela casa. Gostam de subir em objetos e escalar estantes, prateleiras e janelas. Por isso, é ideal colocar redes de proteção e tirar quaisquer coisas quebráveis do caminho dele. Explorar faz parte do Serengeti, então espere um gatinho esperto e curioso, que na primeira oportunidade vai dar passeios pela vizinhança.

É um pouco reservado até com quem já conhece. Demora um pouco até ficar mais solto e à vontade na presença de novas pessoas em seu território. Mas depois de socializado a simpatia da raça é admirável. 

Ganhou o apelido de "gato de velcro" por estar sempre grudado com o tutor e segui-lo por todos os cantos da casa. Adora participar das atividades da casa e sentir-se incluso nas brincadeiras. Pode ser bastante vocal e não hesita em ronronar ou soltar miadinhos quando algo o chama atenção. 

A amizade desse pequenino também se estende a crianças, com quem é tolerante e gosta de desfrutar horas brincando.

Às vezes é um pouco controlador e gosta que sigam suas ideias, o que exige um tutor paciente e com tempo para dar atenção de forma constante.


  • Formato da cabeça: média, arredondada e proporcional ao corpo
  • Focinho profundo, distorcido e cilíndrico; com contornos musculares arredondados
  • Nariz: muscular, longo, largo e arredondado; alarga-se mais para o final
  • Corpo esbelto, musculoso e atlético
  • Pernas musculosas, de comprimento médio; traseiras maiores que as dianteiras
  • Olhos ovais, grandes e chamativos; a cor varia entre tons de verde, amarelo ou azul
  • Orelhas médias, arredondadas e levemente triangulares, colocadas ao lado da cabeça
  • Patas ovais
  • Cauda de comprimento médio e grossa
  • Couro do nariz de cor marrom, preto, rosa ou bege
  • Cores e padrões variados, desde manchado marrom até manchado prata e preto, ou marmoreado, com listras horizontais. A barriga é sempre manchada.

Cuidados básico

Todas as raças de gato devem ser escovadas regularmente. Tal prática favorece a limpeza da pelagem, além de prevenir a ingestão de pelos quando o animal se lambe. 

Conhecidos por sua higiene, gatos se limpam constantemente e isso dispensa banhos frequentes. As caixas de areia devem ser limpas diariamente, evitando que o animal escolha outros lugares para fazer suas necessidades. Bigodes e unhas não devem ser cortados, pois são defesas naturais do animal.

A raça é bastante ativa e enérgica, mas exige uma certa quantidade de exercícios diariamente. O ideal é incentivá-lo por meio de brincadeiras pelo menos de 10 a 15 minutos por dia.

Como tem mania de explorar o ambiente em que vive, o ideal é retirar do caminho do gato quaisquer objetos quebráveis ou com os quais ele possa se machucar. Além de colocar redes de proteção nas janelas.


Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.
Até os doze meses, o Serengeti é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração é varia de 40 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração, mas a quantidade permanece a mesma, cerca de 40 a 80 gramas/dia.

Espaço para criação

Serengetis se adaptam bem em espaços pequenos, mas não gostam de ficar sozinhos por muito tempo.

Saúde

No geral, a raça é saudável e não costuma apresentar doenças congênitas. Deve ser levado ao veterinário para prevenir complicações como atrofia progressiva da retina e displasia do quadril, provocada pela inflamação das articulações.

As orelhas devem ser mantidas constantemente limpas e sem acúmulo de água, para evitar ácaros e outras infecções. Além, é claro de manter os pelos sempre escovados a fim de prevenir nós, ativar a circulação, tirar pelos mortos e reduzir a queda intensa. O fato de ser musculoso e resistente diminui as chances de desenvolver complicações.



Curiosidades

​Por quê ter um Serengeti?
O temperamento dessa raça é dócil e tranquilo. No geral é um ótimo companheiro e gosta muito de estar rodeado de humanos. 

Costuma se dar bem com crianças e se deixarem fica brincando com elas o dia todo, sem parar. Quando socializado desde filhote fica apegado à pessoa e vai querer segui-la por toda casa, além de exigir carinho constante.

É esperto e tem energia de sobra, o que o deixa sempre pronto para mais uma aventura dentro de casa. Ele se contenta com bolinhas de lã ou papel amassado, desde que tenha alguém para interagir. 

Está sempre alerta e é comunicativo, avisando o dono, por meio de miados, sempre que alguma novidade surgir em sua rotina.

Por quê não ter um Serengeti?
Ao mesmo tempo que é dócil e companheiro com quem conhece, tende a ser reservado e desconfia de estranhos. No início é tímido, mas com um pouco de socialização fica mais solto e amigável. 

Esse gato pode ser resumido em: energia e curiosidade. O problema é que esses dois fatos juntos o tornam um verdadeiro explorador da casa. Gosta de subir e escalar várias estantes e janelas, bem como descobrir novos objetos para brincar. Isso exige cuidados maiores do tutor, como colocar redes de proteção e retirar coisas que possam feri-lo.


Apegado e sociável, ele precisa de companhia constante e demanda um tutor com disposição para brincar diariamente e passar pelo menos metade do dia ao seu lado. Por ser muito agitado talvez não seja o mais indicado para idosos.