Guia de Bichos
Peterbald

Peterbald

  • Nome original: Peterbald
  • País de origem: Rússia
  • Tipo de pelo: Curto

Tudo sobre Peterbald

Porte: pequeno
Área de criação: média
Energia: média
Temperamento: dócil

Descrição

Raça de gatos do tipo oriental. É um gato muito saudável, apresenta ossos finos, corpo e pés alongados. Não possui pelos e sua pele tem uma característica importante: é delicada e ao mesmo tempo elástica, permitindo grandes movimentações. A cauda é bem longa e forte. Em algumas partes, como focinho, patas e orelha, a cor é um pouco diferente do resto do corpo. 

  • Porte: pequeno
  • Esacala de saúde (1 a 5): 1
  • Escala de energia (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: não possui pelagem ou é extremamente curta; a pele é elástica e sensível
  • Temperamento: sociável, brincalhão e carente
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos 
  • Peso: 2,5 a 4,5 kg

    O Peterbald é considerado bastante recente, já que tem menos de 30 anos de idade, surgido em 1994, na Rússia. É resultado do cruzamento entre o Sphynx e uma gatinha da raça Oriental Shorthair. A primeira ninhada tinha apenas quatro felinos e foi suficiente para dar início a um pedigree. 

    Em 1996, o Peterbald recebeu uma nomenclatura oficial e uma abreviatura. Hoje em dia a aparência da raça lembra bastante a de gatos siameses e orientais e o acasalamento entre eles é muito comum, além de balineses e javaneses. 

Características

Gracioso e muito inteligente. É considerada uma raça calma. Ao contrário de outros gatos, o Peterbald ama o seu dono e não tem resistência em fazer amizades com outras pessoas.

É conhecido por ser um dos felinos mais amigáveis. Além de se comportar de forma dócil com a família e pessoas conhecidas, consegue estabelecer fortes laços com outros animais domésticos. Vai querer cumprimentar todos que passam e recebe as visitas de maneira simpática e carinhosa.

Afetuoso, não pensa duas vezes antes de pular no colo dos tutores e ao perceber que não estão animados e parecem tristes, o objetivo será deixar o ambiente mais feliz. 

Uma das características mais fortes da raça (e positiva) é a paciência de sobra que apresenta. Calma é o que não falta para esse gatinho, sempre equilibrado e tranquilo. Raramente fica irritado e mesmo quando provocado quase não usa as garras para atacar os outros. Ainda que uma criança o aperte ou machuque-o, o máximo que vai acontecer é ele se afastar e ficar quietinho.

O fato de ser muito apegado à família exige atenção constante dos humanos. Para sentir-se satisfeito e amado deve estar envolvido nas atividades da casa e sempre ter com quem brincar. Torna-se vocal e bastante inquieto ao ficar horas sozinho em casa. O miado é alto e às vezes irritante. Por isso, pode ser mais difícil para idosos ou tutores inexperientes.

Adora brincadeiras e precisa de estímulos físicos e mentais para ser saudável. Desafios envolvendo quebra-cabeças ou brinquedos interativos são bem-vindos, sempre acompanhados da companhia de humanos ou animais.

  • Formato da cabeça: pequena, mais fina na base e triangular
  • Focinho profundo, distorcido e cilíndrico; com contornos musculares arredondados
  • Nariz: muscular, pequeno, largo e triangular; afunila-se mais para o final
  • Não possui bigodes nem sobrancelhas no caso de não ter pelagem
  • Corpo bastante alongado, longo e fino, de tamanho médio
  • Pernas musculosas, longas e finas; mais curtas que o tronco
  • Tronco forte e robusto; bastante longo e musculoso
  • Olhos são redondos, grandes, em forma de amêndoas; a cor varia muito, entre cinza, verde, preto, marrom ou azul
  • Orelhas arredondadas, levemente triangulares, bem grandes e eretas
  • Patas ovais 
  • Cauda afunilada, longa, forte e fina; sem incidência de pelos na maioria dos casos
  • Couro do nariz de cor marrom, rosado ou cinza
  • Almofadas das patas e ponta da cauda são de cores variadas, normalmente acompanhando a pele
  • Não possui casaco ou qualquer tipo de pelo;
  • Pele é sensível, fina, elástica, enrugada e pegajosa; cor pode ser cinza ou rosada

Cuidados básico

Conhecidos por sua higiene, gatos se limpam constantemente, mas por ser uma raça sem pelo, precisa de banhos mais frequentes. Bigodes e unhas não devem ser cortados, pois são defesas naturais do animal. 

As caixas de areia devem ser limpas diariamente, evitando que o animal escolha outros lugares para fazer suas necessidades.

Por ser mais sensível e delicado, esse animal precisa de alguns cuidados especiais, como banhos a cada 10 dias ou semanais. Isso evita o ressecamento da pele, além do acúmulo de sujeira e óleos. Dependendo da secura, é possível passar uma loção hidratante, indicada pelo veterinário. 

Se o animal for ficar longos períodos exposto ao sol, é fundamental o uso de protetor solar para evitar queimaduras em sua pele. O ideal é viver em áreas fechadas, sem excesso de incidência de luminosidade. 

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta. 

A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas. 

Até os doze meses, o Peterbald é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 30 a 60 gramas/dia.

A alimentação dessa raça exige mais cuidados. Por ter um metabolismo acelerado e ter uma natureza magra, precisa de bastante energia e costuma ingerir até quatro vezes mais alimentos do que outros gatos. 

Espaço para criação

Por ser uma raça calma consegue morar em casa ou apartamento pequeno.

Saúde

No geral a raça não apresenta doenças congênitas e tem poucos problemas de saúde. O cuidado maior restringe-se à pele e à falta de pelagem. Além disso, o fato de ter uma metabolismo mais rápido o faz processar os alimentos ingeridos em menos tempo, o que aumenta consideravelmente sua fome. Por isso, deve receber comida em maiores quantidades do que outros pedigrees. Mas isso não deve ser feito sem recomendação do veterinário. 


Curiosidades

​Por quê ter um Peterbald?
Esse gatinho é o típico animal de estimação dócil e carinhoso. Sempre disposto a agradar a família, vai fazer de tudo para participar das atividades cotidianas e ter uma atenção garantida. Ficar no colo não é nem um pouco sofrido para esse pet, que adora um afago.

Faz amizade literalmente com qualquer um e o importante para ele é ter algum humano ou mesmo animal para lhe fazer companhia. Por isso, recebe as visitas com muita simpatia e charme. Adora brincar com crianças e é um dos mais indicados para conviver com os pequenos.

A agressividade não faz parte de sua personalidade, regada a equilíbrio e tranquilidade. É quase impossível vê-lo irritado, por mais que alguém tente provocá-lo. A reação normalmente é se afastar da pessoa ou do animal e ficar reservado.

Está sempre disposto a deixar o ambiente mais feliz e o tutor mais animado. Sempre que perceber alguém triste vai fazer de tudo para demonstrar carinho.

Inteligente e brincalhão, brinquedos interativos e quebra-cabeças são ótimos para ele e deixam-no mais saudável.

​Por quê não ter um Peterbald?
O mesmo tanto que é dócil e carinhoso, o Peterbald é sensível e carente. Precisa de atenção constante e sente-se solitário e abandonado, além de inquieto, ao ser deixado longas horas sem companhia. Ficar sozinho é um pedido para miar de forma insistente e alta, fato que pode incomodar vizinhos. 

Por isso, não é dos mais indicados para pessoas que nunca tiveram gatos antes, menos ainda para idosos, já que é difícil de lidar. 

É também dos gatos que dá mais trabalho. A pelagem escassa, quase inexistente, e a pele fina e delicada exige uma série de cuidados, como banhos semanais e uso de protetor solar quando exposto ao sol. Portanto, deve ser mantido a maior parte do tempo em ambientes fechados, sem excesso de luminosidade para evitar queimaduras.