Guia de Bichos
Norwegian Forest / Wegie

Norwegian Forest / Wegie

  • Nome no Brasil: Norwegian Forest ou Norueguês da Floresta
  • País de origem: Noruega

Tudo sobre Norwegian Forest / Wegie

Descrição

  • Porte: grande
  • Escala de saúde (1 a 5): 2
  • Escala de energia (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: são três camadas de pelo, sendo um mais longo e grosso, cuja função é tornar a pelagem impermeável, o longo e áspero e o subpelo lanoso e denso. Ao redor do pescoço é formada uma juba, a cauda é longa e peluda e há tufos de pelos entre os dedos 
  • Temperamento: calmo, afetuoso, independente e inteligente
  • Expectativa de vida: entre 12 e 16 anos
  • Peso: 3 a 9 kg
O gato norueguês da floresta é uma raça forte e robusta que se desenvolveu no norte da Europa, em áreas com invernos rigorosos. O Wegie ostenta uma pelagem sedosa, grossa e densa e que pode vir em uma grande variedade de cores. Geralmente, todas as cores, exceto o chocolate e o lilás. Os olhos tem cor de esmeralda e a cauda é espessa. As patas dianteiras são ligeiramente mais curtas do que as patas traseiras. 

Acredita-se que o Norwegian Forest , ou Norueguês da Floresta , exista há muito tempo, já que existem diversas menções de gatos grandes e pelagem densa na mitologia nórdica. A maioria dos mitos foi transmitida pela tradição oral e, posteriormente, registrados nos Poemas de Edda (datados do século XIII), sugerindo que provavelmente os gatos da floresta chegaram na Noruega através dos europeus, descendendo de gatos domésticos introduzidos no norte da Europa pelos romanos.

Ao chegarem nos países do norte, provavelmente com colonos ou comerciantes, os progenitores da raça Norwegian Forest tinham pelos curtos, uma vez que os gatos levados pelos romanos vinham do Egito. 

Com o tempo, ele se adaptaram ao clima severo, já que na Noruega as noites de inverno são longas e escuras, e desenvolveram pelagem longa, densa e resistente à agua, além de condições essenciais para seu instinto de sobrevivência.

O primeiro clube de gato norueguês foi fundado em 1934, em 1938 o primeiro gato da floresta foi exibido em um show em Oslo, capital da Noruega. A Segunda Guerra Mundial quase levou a raça à extinção, e o gato doméstico de pelo curto da Noruega chegou a ameaçar a pureza do Norwegian Forest. 

Na década de 1970 teve início um programa de reprodução para preservar a raça como ela era, e os gatos chegaram aos EUA em 1980. A TICA concedeu status de campeonato em 1984 e a CFA em 1993. A ACA foi a última associação a reconhecer a raça, em 1995.


Características

O Norueguês da Floresta é carinhoso, confiante, tranquilo, curioso e tem um caráter fiel. Adora estar ao ar livre e é um caçador eficiente. O "Wegie", como às vezes é chamado, é resistente e auto suficiente e é um dos poucos que pode resistir a temperaturas do clima árido do norte da Noruega. Se apega às pessoas e não gosta de ser deixado sozinho. Altamente inteligente e um ótimo companheiro, pois é extremamente amigável e brincalhão. No entanto,não é um “gato de colo”, pois é livre e independente.
  • Corpo musculoso e substancial
  • Cabeça em forma de triângulo equilátero
  • Perfil do nariz longo e reto
  • Olhos grandes e amendoados, muito expressivos; podem ser verdes, ouro ou cobre
  • Orelhas grandes, largas na base e arqueadas para frente
  • Peito amplo
  • Coxas musculosas e patas redondas e grandes
  • Cauda longa, cheia e fluída, com muito pelo
  • São aceitas todas as cores e padrões

Cuidados básico

Essa é uma das raças que se comunica com você e fala quando está aborrecido ou feliz. Ele lhe informará se precisa de algo, se sua ração estava boa ou se alguma atitude sua lhe chateou. 
A pelagem densa do Norwegian Forest deve ser penteada com uma escova de cerdas macias pelo menos duas vezes na semana. O banho raramente é necessário, mas em épocas de troca de pelo é bom escová-lo com mais frequência para remover os cabelos mortos. 

Escove os dentes do Norwegian Forest pelo menos duas vezes na semana para prevenir doenças periodontais e limpe o canto dos olhos com pano macio e úmido. Limpe também as orelhas, mas nunca com cotonete, que pode machucar a parte interna. 

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.

A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Wegie é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.

A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 120 gramas/dia.

Espaço para criação

Para esta raça, um espaço maior, numa casa ou apartamento grande é o ideal. Ele é muito independente e gosta de andar por aí saciando sua curiosidade. Um grande jardim, bem cercado e protegido, pode ser o local ideal para que ele se exercite e brinque à vontade.

Saúde

O Norwegian Forest pode sofrer das seguintes doenças:
  • Doença de armazenamento de glicogênio IV: condição hereditária rara e perigosa que afeta o metabolismo da glicose. Pode ser identificada através de teste de DNA, que mostra quais gatos são afetados e quais são portadores; 
  • Cardiomiopatia hipertrófica: doença cardíaca mais comum entre os gatos; 
  • Doença renal policística: condição genética que destrói progressivamente os rins; 
  • Displasia de retina: defeito no olho que provoca manchas na retina.

Curiosidades

Por que ter um Norwegian Forest em casa?

O Norueguês da Floresta gosta de atenção e carinho, mas não é do tipo grudento que vai lhe aborrecer em busca de um cafuné. Pelo contrário: embora não recuse, ele fica feliz apenas em estar na mesma sala com as pessoas que ama ou deitado ao seu lado. Também é um gato independente o suficiente para se entreter enquanto está sozinho.

O Norwegian Forest adora estar ao ar livre e escalar árvores, possuindo uma natureza alerta que o torna um excelente guarda para a casa. Prospera em lares onde possa brincar e se divertir com seus humanos e adora crianças


Por que não ter um Norwegian Forest em casa? 

Se você deseja comprar um Norwegian Forest, prepare-se para ter um alpinista em casa. Essa raça é grande e atlética, e facilmente vai pular de um ponto alto para outro dentro da sua casa. Se isso te aborrece, cogite outro gato.