Guia de Bichos
Minskin

Minskin

  • Nome no Brasil: Minskin
  • Nome original: Minskin
  • País de origem: Estados Unidos

Tudo sobre Minskin

Descrição

  • Porte: pequeno
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Escala de energia (1 a 5): 5
  • Tipo de pelo: pode se apresentar de 3 formas - sem pelo, pelo ralo ou pelo curto. 
  • Temperamento: carinhoso, brincalhão, enérgico, inteligente
  • Expectativa de vida: 10 a 14 anos
  • Peso: aproximadamente 2 kg
Raça com aparência bem exótica, o Minskin possui um porte pequeno e uma aparência incomum. Suas pernas são curtas, as orelhas grandes e a pelagem pode ou não existir. Alguns exemplares podem ser pelados e outros possuem uma leve penugem no dorso, cauda, pernas e pés. A pele desse gato é quente e diversas cores são aceitas para essa raça. A quantidade de pelos pode se apresentar de três formas nesse gato: ausência total (hairless), o que tem pelos ralos por todo o corpo (fully coated) e os que possuem pelo no corpo, menos em suas extremidades (fair points). 

A raça Minskin é relativamente nova, foi criada nos Estados Unidos, mais especificamente em Boston, na cidade de Massachusetts. No ano de 1998 Paul McSorley deu origem a esse gato exótico após alguns cruzamentos planejados. A ideia era criar um gato com pernas curtas com características bem específicas, como cores marcadas nas extremidades e ausência de pelos. Para isso primeiro foi cruzado o gato anão, ou Munchkin, com o Sphynx, conhecido por não ter pelo. No processo ainda foram utilizadas as raças Devon Rex e Burmese. 

O sucesso dos cruzamentos ocorreu apenas no ano 2000, Rory nasceu no mês de julho. Depois disso se inciou um processo de reprodução da espécie. Em 2005 já existiam mais de 50 exemplares, todos reconhecidos e registrados pela TICA (The International Cat Assossiation). Até hoje ainda é considerada uma raça rara. 

Características

Sua aparência atarracada não sugere velocidade, o que irá surpreender os donos. Minskins são ativos e velozes, o que pode ser notado nas brincadeiras dentro de casa. Persistentes e inteligentes costumam conseguir o que querem. Com a família são dóceis, carinhosos e amigáveis. Costumam conviver muito bem com outros animais e com crianças. Ótimas companhias para a família.

A principal característica do Minskin é realmente sua aparência. Esse gato é de porte pequeno e irá parecer um filhote durante toda vida, isso se explica por ter como ancestral o gato anão Munchkin. Outro ponto é a ausência de pelos em alguns exemplares da raça, o que antes era exclusivo dos Sphynx. A estrutura corporal também chama atenção já que o comprimento da perna traseira é maior do que o das dianteiras. O rabo pode ser tão grande que ultrapassa o tamanho corporal. 

  • Corpo esbelto e musculoso
  • Pernas curtas (dianteira menos que traseira)
  • Rabo muito comprido
  • Patas gordas e que chamam atenção
  • Sobra de pele em algumas partes do corpo, como no pescoço
  • Orelha grande e pontiaguda, em forma triangular
  • Olhos grandes e bem marcantes
  • Bochechas proeminentes de boca bem desenhada
  • Rosto expressivo

Cuidados básico

Essa raça exige poucos cuidados, mas ao contrário da maioria dos gatos deve ser lavado ao menos uma vez ao mês e escovações não serão necessárias, já que sua pelagem é praticamente inexistente. Esse fato traz outras observações importante para os cuidados que o dono precisam ter: hidratar a pele do animal periodicamente, pois não há produção de oleosidade pela pele devido a ausência de pelagem. Quando esse gato for exposto ao sol ele precisa estar usando protetor solar para evitar o desenvolvimento de doenças de pele. 

O dono de um Minskin deve tomar muito cuidado com a qualidade dos produtos que vai utilizar no animal, a pele dele é muito sensível e pode desenvolver alergias facilmente. 

As caixas de areia devem ser limpas diariamente, evitando que o animal escolha outros lugares para fazer suas necessidades. Gatos são animais extremamente higiênicos e não utilizam a caixa enquanto ela estiver suja. 

Quando o assunto é interatividade do dono com o animal esse gato requer um pouco de atenção. Ele é muito carinhoso e apegado com a família, por isso não é recomendado que fique sozinho em casa por muito tempo. Vai adorar gastar sua energia em brincadeiras interativas com a família, mas também não vai ser rara as vezes que sairá correndo pela casa sozinho. Deixe brinquedos a disposição dele. 

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Minskin é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração é cerca de 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade muda para 30 gramas/dia.

Espaço para criação

Essa raça é mais indicada para apartamentos e espaços pequenos e fechados. Não se adapta bem a espaços muito grandes. 

Saúde

É um gato que apresenta saúde boa, não tendo doenças específicas. Caso seja cuidado de acordo com todas as recomendações, principalmente no quesito cuidados com a pele, será um animal de estimação bastante saudável. 

Curiosidades

​Por que ter um  Minskin em casa?

Se você é aquela pessoa que quando vê um filhotinho diz: "ele poderia ficar assim para sempre", o Minskin é o gato que atende seu pedido. Ele possui porte pequeno e mantém a aparência de recém-nascido por toda a vida. Além disso é muito carinhoso com o dono e adora brincar. Se dá muito bem com crianças e outros animais e a moradia ideal para ele são espaços pequenos, como apartamentos. 

Por que não ter um Minskin em casa?

Por ter pouco ou nenhum pelo esse gato requer alguns cuidados especiais com a pele, o que requer algum investimento maior em produtos especiais como hidratantes e protetores solares. Se você não quer ter gastos extras muito grandes, essa não é uma raça indicada. 

Outro ponto é que precisa de atenção, portanto o dono deve ter tempo e disposição. 

Ainda é uma raça rara e pode ser difícil achá-la no Brasil.