Guia de Bichos
LaPerm

LaPerm

  • Nome no Brasil: LaPerm
  • Nome original: LaPerm
  • País de origem: Estados Unidos

Tudo sobre LaPerm

Descrição

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Escala de energia (1 a 5): 5
  • Tipo de pelo: encaracolado, flexível, leve e arejado, formando um colar ao redor do pescoço e se aglomerando na base das orelhas. Pode ser curto ou longo
  • Temperamento: inteligente, ativo, afetuoso, gentil e brincalhão
  • Expectativa de vida: entre 10 e 15 anos
  • Peso: 2,7 a 4,5 kg
Gato de porte médio e com aparência especial devido a sua pelagem que pode ser curta no LaPerm Shorthair e longa no LaPerm Longahair. Em ambos o pelo é ondulado e macio. Os bigodes também são ondulados desde filhotes e o comprimento da pelagem pode variar de acordo com a estação do ano e a idade do gato. Muitas cores são aceitas para essa raça. 

Em uma ninhada de seis gatinhos nascida do gato malhado marrom Speedy apareceu um filhote magro, careca, com orelhas grandes e espaçadas e um padrão malhado aparente na pele. Isso ocorreu em março de 1982 na fazenda de Linda Koehl , e seis semanas depois o filhote desenvolveu um casaco de pelo curto malhado e encaracolado; conforme amadurecia o revestimento ia se tornando mais suave e ondulado. E assim o LaPerm surgiu pela primeira vez. 

Linda participou de uma mostra de gatos com seus filhotes de cabelos enrolados (nasceram outros subsequentes) para ver qual seria a reação das pessoas. Como foram bem recebidos, ela decidiu iniciar um programa de melhoramento para estabelecer seus gatos únicos como pertences a uma raça específica, a LaPerm. 

Cerca de 90% dos gatos que nasciam carecas desenvolviam pelos enrolados entre três e quatro meses, enquanto os que nasciam com pelos lisos permaneciam lisos – até que um gato chamado Fogo & Neve nasceu com pelo reto, que caiu até se tornar escasso e depois voltou a crescer encaracolado, inclusive no bigode. A TICA deu status de campeonato para o LaPerm em 2003 e a International Cat Association, em 2002.

Características

​La Perms Short Hair também são animais que costumam interagir muito com o ambiente e com as pessoas. Se apegam aos donos e demonstram muita afeição, seja seguindo-os por todo o lado, sugerindo brincadeiras ou compartilhando o sofá. Essa docilidade se estende também a crianças e outros animais, se socializados desde filhotes. Todos os LaPerms são conhecidos também pela sua persistência em conseguir o que querem.

O detalhe que mais chama a atenção no LaPerm é seu casaco de pelagem cacheada. Os filhotes podem nascer carecas e começam a ganhar pelos entre a quinta e a oitava semana de vida, assim como podem nascer com pelos lisos, que começam a encrespar ao longo do tempo. Os cachos são semelhantes ao formato do saca-rolhas e até os bigodes são longos e enrolados. São aceitas todas as cores e padrões, sendo os mais comuns o malhado e casco de tartaruga.

  • Corpo com musculatura bem desenvolvida, com quadris mais elevados que os ombros
  • Cabeça em forma de cunha modificada, ligeiramente arredondada
  • Orelhas de tamanho médio e pontudas, com pelos encaracolados por toda a base
  • Olhos expressivos, amendoados e de qualquer cor
  • Pescoço ereto e de tamanho médio, bem proporcional ao corpo
  • Pernas finas e longas, sendo as traseiras ligeiramente maiores que as dianteiras
  • Cauda fina e peluda

Cuidados básico

O LaPerm é moderadamente ativo e sua atividade preferida é recuperar brinquedos e itens que foram jogados para ele. Ele também é muito inteligente, então ofereça quebra-cabeças e jogos que trabalhem sua mente.

Os gatos de pelo curto podem ser penteados apenas uma vez na semana, enquanto os de pelo longo exigem escovação entre duas e três vezes para evitar emaranhados e pelos mortos. Use um pente com dentes rotativos para que os cachos sejam mantidos em seu formato. Você pode definir os cachos também com as mãos molhadas para deixar seu pet mais bonito. Cuidado ao secá-lo após o banho, pois o secador pode deixar os pelos com frizz; prefira pressionar uma toalha para absorver a umidade e depois deixá-lo secar naturalmente ao ar livre em local quente.

No mais, escove os dentes do seu LaPerm pelo menos duas vezes na semana e apare as unhas a cada sete dias. Limpe o canto dos olhos com pano macio e umido e verifique as orelhas toda semana; se estiverem sujas, use um pano com água morna, nunca cotonete.

Alimentação

​Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem 
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta. 
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas. 

Até os doze meses, o LaPerm Short Hair é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração é cerca de 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes. 
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração, mas a quantidade muda de 30 a 60 gramas/dia.

Espaço para criação

​Embora se adapte bem em diversos espaços é uma raça recomendada para se manter dentro de casa.

Saúde

Não há problemas de saúde registrados para essa raça. Apenas certifique-se de manter a vacinação e vermifugação em dia, além de tomar os cuidados básicos para preservar sua saúde, como escovar os dentes e limpar as orelhas periodicamente.

O LaPerm pode vir a sofrer de doenças comuns a outras raças, como a cardiomiopatia hipertrófica (forma mais comum de doença cardíaca em gatos), atrofia progressiva da retina, displasia de quadril e surdez (no caso dos gatos totalmente brancos).

Curiosidades

Por que ter um LaPerm em casa?

Cabe mais um na sua família? Porque a partir do momento que o LaPerm entrar, ele não vai mais sair. Ele se dá bem com as crianças e os outros animais de estimação e gosta de ser incluso em todos os programas da casa e tudo que você estiver fazendo. É do tipo que faz carinho no seu rosto tanto para chamar a atenção quanto para demonstrar seu amor.

São travessos, muito brincalhões e adoram quando você se junta a eles para brincar ou assistir TV. Inteligentes o suficiente para pensar como conseguir o que querem aqui e agora, são pacientes, gentis e atendem bem os visitantes, pois são muito sociáveis.

Por que não ter um LaPerm em casa?

Misture inteligência + personalidade travessa e você terá um gato com potencial para colocar sua casa de cabeça para baixo. Isso porque o LaPerm tem capacidade de conseguir abrir um armário para recuperar o brinquedo que você escondeu ou de fuçar justamente aquela caixa que você guarda com tanto esmero. Se você passa muito tempo longe de casa, as chances dele deixar o lar um caos são ainda maiores.