Guia de Bichos
Havana Brown

Havana Brown

  • Nome no Brasil: Havana Brown
  • Nome original: Havana Brown
  • País de origem: Inglaterra

Tudo sobre Havana Brown

Descrição

  • Porte: médio 
  • Área de criação: adaptável
  • Escala de energia (1 a 5): 
  • Escala de saúde (1 a 5): 
  • Tipo de pelo: curto, macio e escuro
  • Temperamento: 
  • Expectativa de vida: cerca de 14 anos
  • Peso: 2,5 a 4,5 Kg

Gato de médio porte e musculoso. Possui pelo curto, macio e liso, sempre na tonalidade de marrom. Pode ser encontrado nos tons marrom-avermelhado ou marrom-acinzentado, que lembra o lilás. Os olhos são verdes. As fêmeas geralmente são menores que os machos. 

No ano de 1950 um grupo de britânicos decidiu criar uma raça de gato que teria a cor marrom e olhos azuis como padrão. A ideia era reinventar uma raça tailandesa conhecida como Swiss Mountain Cat e possuía diferentes padrões de cores, além de não ter olhos azuis, mas que deixou de ser aceita pelo Siemese Cat Club of Britain em 1920. 

O grupo de criadores de raças, intitulado de "The Havana Group", foi responsável por criar a base do padrão da raça Havana Brown que existe atualmente. O sucesso foi conquistado após o cruzamento de um gato Siamês com genes da cor chocolate com outro preto que carregava os mesmos genes. 

Depois disso a nova raça foi bem aceita e começou a crescer em número na Inglaterra. Os novos cruzamentos dos felinos que passaram a ser chamados de Chestnut Brown Oriental começaram a gerar filhotes com problemas genéticos. Para consertar o problema novos cruzamentos foram feitos com outras raças selecionadas e apenas com gatos da cor marrom. Depois disso eles passaram a realmente serem chamados de Havana Brown. 

A raça foi reconhecida em 1964 pela instituição responsável pelo maior registro de felinos do mundo, a Cat Fanciers Association (CFA).  

Características

Gentil com o dono e com a família. Brincalhão, mesmo depois de adulto, é um bom companheiro. É bastante curioso e está sempre atento ao que acontece ao seu redor. Muito carinhoso e inteligente, gosta e precisa da atenção das pessoas. Geralmente é quieto, mas mia bastante quando está em perigo ou situação estressante. Porém seu miado é suave e sutil. 

É um gato muito inteligente que gosta de ser estimulado e desafiado. Brinquedos que puxem por esses instinto, como o quebra-cabeça, podem ser ótimas opções. 

  • Corpo proporcional e ligeiramente musculoso;
  • Pernas frontais finas e longas;
  • Rabo muito grande e fino;
  • Orelha de tamanho médio, ereta e em formato triangular;
  • Rosto expressivo com linha bem marcadas;
  • Olho grande e que chama bastante atenção, sempre na cor azul ou azulado;
  • Bochechas proeminentes ;
  • Nariz bem desenhado até a testa;
  • Narina pequena;
  • Boca bem desenhada.

Cuidados básico

O Havana Brown possui o pelo curto e pouco sub-pelo o que torna seu cuidado bastante simples. Basta uma escovação por semana para que o casaco do gato esteja sempre saudável e bonito. Passar um paninho de camurça no pelo do animal pode contribuir com o brilho. 

Esses gatos costumam produzir um boa quantidade de secreção nos olhos, o dono precisa fazer uma limpeza regular para manter o bem estar do animal. A higiene pode ser feita com um paninho. Nunca utilize a mesma parte do pano nos dois olhos. As orelhas também podem apresentar sujeira semelhante, elas devem ser limpas com algodão úmido. 

Outro cuidado importante é a escovação dos dentes para prevenir a doença periodontal e outras doenças bocais que o felino possa desenvolver. O ideal é que isso seja feito diariamente, mas se não houver a possibilidade, uma vez por semana é aceitável. 

Mantenha a caixa de areia sempre limpa para que o gato se sinta à vontade de fazer suas necessidades e não escolha outros locais da casa para isso.  

Possui bastante energia e gosta da atenção e do carinho da família. Separar alguns momentos do dia para dar atenção e interagir com o animal o deixará feliz. 

Esta raça tem tendência a problemas respiratórios, o que requer cuidado e acompanhamento veterinário.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Havana é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 30 a 60 gramas/dia.

Espaço para criação

É uma raça que se adapta a diferentes situações, portanto pode viver tranquilamente em casas, apartamentos ou áreas rurais. Não deve ser deixado longos períodos sozinho.

Saúde

Todo gato que é fruto da mistura de raças corre o risco de apresentar doenças genéticas. No cado do Havana Brown isso não acontece com frequência, sendo considerado assim um animal saudável. 

Os donos precisam ficar atentos apenas a problemas respiratórios. Ele podem acabar desenvolvendo infecções nos pulmões ainda muito jovens. O acompanhamento periódico com veterinário é indicado. 

Curiosidades

​Por que ter um Havana Brown em casa?

Esses gatos são únicos. Sua aparência e beleza não se assemelham a nenhuma outra raça, principalmente devido a cor do pelo e dos olhos. Além disso é um gato bastante companheiro, carinhoso e inteligente, feito para viver dentro de casa e conviver muito bem com a família. 

Não é uma animal de estimação que dará muito trabalho para seus donos, apesar de pedir por atenção. Em relação aos cuidados, o pelo é de fácil manutenção, assim como o comportamento que é facilmente corrigido. 

Por que não ter um Havana Brown em casa?

Por ser mais famosa nos Estados Unidos e na Inglaterra essa raça pode não ser encontrada facilmente para comprar no Brasil. Além disso existem muitos gatinhos esperando por adoção ou vivendo nas ruas e precisando de um lar. 

O dono precisa ter tempo e paciência para interagir e estimular o animal. Caso contrário ele irá miar bastante para conseguir o que deseja.