Guia de Bichos
Gato Javanês

Gato Javanês

  • Nome no Brasil: Gato Javanês
  • Nome original: Oriental Longhair
  • País de origem: Inglaterra

Tudo sobre Gato Javanês

Descrição

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 2
  • Escala de energia (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: longo e sedoso
  • Temperamento: inteligente, extrovertido, leal e afetuoso 
  • Expectativa de vida: entre 10 e 15 anos
  • Peso: 2,5 a 4,5 kg
Gato de médio porte, musculoso e com estrutura alongada. A pelagem é de comprimento mediano e brilhante. Na ponta da cauda os pelos são um pouco mais longos, formando uma plumagem. Assim como seu irmão Oriental Shorthair , esta raça pode ser encontrada em duzentas e oitenta e uma combinações de cores. A cauda, as patas e os dedos são longos. 

O Javanês pode ser descrito como uma versão de pelos longos do Colorpoint Shorthair. Na verdade, o Javanês segue a mesma linha de gatos de estilo Siamês, que inclui também o Balinês, o Colorpoint Shorthair, o Oriental Shorthair e o Oriental Longhair. Todas essas raças foram criadas para manter as qualidades e personalidade do Siamês, porém com casacos e padrões de cores diferentes.

A história do Javanês é bem recente, e na verdade são poucas as associações de gatos que aceitam a raça como distinta dessas outras citadas. A maioria dos registros limitam-se a ampliar os parâmetros de cores do Siamês e do Balinês ao invés de designar novas raças, sendo que a CFA é a única que separa nas classificações Colorpoint Shorthair e Javanês, pois acredita que eles são híbridos.

Curiosidade: o nome Javanês vem de Java, principal ilha da Indonésia, o que não tem nada a ver com a origem da raça. Na verdade, o termo foi cunhado por Helen Smith por volta da década de 1950, como parte da tradição de nomear gatos do tipo oriental com nomes de lugares do Sudeste Asiático.

Características

É inteligente, brincalhão e adora receber atenção de seu dono. Não gosta de ser deixado sozinho por longos períodos e precisa que lhe deem atenção ao menos uma vez por dia. Ao contrário da maioria dos gatos, aprecia um colo. Um companheiro dedicado e carinhoso.

O padrão do gato Javanês é praticamente o mesmo do Siamês e das raças relacionadas, exceto em relação ao casaco e à pelagem. No caso, ele parece ter linhas mais suaves e um corpo menos extremo, mas a impressão pode ser causada por causa do pelo longo.
  • Corpo esbelto e musculoso
  • Cabeça em forma de cunha longa e afunilada, desde o ponto estreito do nariz para fora até a ponta das orelhas, formando um triângulo
  • Orelhas grandes, largas na base e pontudas
  • Olhos vívidos de tamanho médio, amendoados e azuis
  • Pernas longas e finas, sendo as traseiras mais altas que as dianteiras
  • Patas ovais e pequenas
  • Cauda longa e fina
As marcações são encontradas no rosto, orelhas, patas e cauda, que apresentam cores sólidas, como vermelho e creme. 


Cuidados básico

O Javanês adora brincar e é muito atlético e ágil. Mantenha seu cérebro ocupado e ativo com brinquedos de quebra cabeça e jogos de busca; uma boa opção é fazer com que ele persiga uma luz e oferecer uma árvore de gato para que ele possa escalar. 

Ele aprende truques com facilidade e pode ser ensinado a andar na coleira. Nunca o deixe entediado, pois ele é do tipo que vai desenrolar os rolos de papel higiênico e brincar com seu DVD, além de arrancar tudo de dentro das caixas. É uma boa ideia ter outro gato ou cachorro caso você passe muito tempo fora de casa, assim eles se fazem companhia.

O pelo do seu Gato Javanês deve ser escovado duas vezes por semana com pente de aço inoxidável e os banhos podem ser raros. A escovação dentária é necessária a cada dois dias, bem como aparar as unhas quinzenalmente.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Oriental Longhair ou Javanese é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.

A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 30 a 40 gramas/dia.

Espaço para criação

Adapta-se bem a qualquer ambiente, mas como precisa de atenção constante, não é indicado para famílias que fiquem longos períodos fora de casa.

Saúde

Além de compartilhar a mesma personalidade e características físicas com seus irmãos Siameses e Balineses, o Javanês compartilha também dos mesmos problemas de saúde. Essa raça é propensa a apresentar alguma das seguintes condições: 
  • Amiloidose
  • Asma e bronquite
  • Estenose aórtica
  • Estrabismo
  • Megaesôfago
  • Síndrome de hiperestesia
  • Nistagmo
  • Atrofia progressiva da retina
O Javanês também tem fascínio por comida e pode engordar com facilidade, se você não controlar sua alimentação e deixá-lo por conta própria. O sobrepeso pode lhe provocar outros problemas de saúde, como artrite, displasia de quadril e doenças cardíacas.

Curiosidades

Por que ter um Gato Javanês em casa?

Assim como seus parentes, o Javanês adora conversar e quer saber como foi seu dia, o que você comeu e o que terá para jantar, além de te contar tudo que ele fez. É a opção perfeita para quem mora sozinho e sente falta de ter com quem conversar, até porque ele espera pacientemente você ir trabalhar e fica bem sozinho durante o dia.

São muito inteligentes e tem facilidade para aprender. Não exigem tanto sua atenção e tempo quanto o Siamês, mas gostam de deitar ao seu lado durante a noite ou se aconchegar quando você vai assistir televisão.

É uma raça de muita personalidade, que vai deixar claro se não gostar de algo e vai te fazer rir com suas palhaçadas. Um companheiro fiel e adorável para se ter em casa.

Por que não ter um Gato Javanês em casa?

Os Javaneses tem um hábito que pode ser considerado irritante e até perigoso: eles gostam de andar aos seus pés e se enroscam neles sem que você perceba, o que é ruim para quem anda com andador ou bengala, por exemplo, ou até para casa com idosos.

Ele não se importa de ficar sozinho durante o dia, mas ao voltar você deve lhe dar atenção, caso contrário ele vai usar toda sua energia e inteligência para descobrir formas de se entreter pela casa – a maioria delas bem negativa.

Conheça outras raças de gatos