Guia de Bichos
Exotic Longhair - undefined

Exotic Longhair

  • Nome original: Exotic Longhair
  • País de origem: Estados Unidos
  • Tipo de pelo: Alto

Tudo sobre Exotic Longhair

Porte: médio
Área de criação: pequena
Energia: alta
Temperamento: dócil

Descrição

  • Porte: médio
  • Área de criação: pode viver em qualquer ambiente, mas precisa de espaço para se exercitar
  • Energia numa escala de 1 a 5: 5
  • Tipo de pelo: longo, macio e brilhante
  • Temperamento: gentil, calmo, curioso, brincalhão e leal
  • Expectativa de vida: 9 a 15 anos
  • Peso do macho:  3,6 a 6 kg
  • Peso da fêmea:  3,6 a 6 kg

Gato de porte médio, robusto e elegante. As orelhas são pequenas e arredondadas e os olhos redondos. A cauda é proporcional ao corpo. É reconhecido em uma gigante variedade de cores e padrões. A pelagem deve ser longa, macia e brilhante. 

O surgimento do Exotic Longhair está vinculado diretamente à história do Exotic Shorthair. A criação do Shorthair foi resultado de um processo de reprodução que falhou. Nos anos 50, os criadores do American Shorthair desejavam que a raça adquirisse os olhos verdes e a pelagem prata do gato persa. Para conseguir tais características, foi realizado o cruzamento de duas raças, mas a ninhada não nasceu do jeito que estava esperando. 

Jane Martine se encantou com os filhotes e decidiu continuar a desenvolver essa nova variedade. No início, ela planejava criar apenas gatos de pelagem prata, mas com o tempo foi aparecendo outras variações de cores. A nova raça foi chamada de Exotic Shorthair. 

Além do American Shorthair, o Russian Blue e o Birmanês foram usados ​​em seu programa de reprodução. Como o gene de pelo curto é dominante, não foi necessário realizar muitos cruzamentos para firmar o código genético da raça. 

O desenvolvimento do Exotic Shorthair teve complicações por causa da falta de cooperação dos criadores de persas. Com o tempo, à medida que a nova raça fez progresso e ganhou mais adeptos, os criadores de persas mudaram de opinião e concordaram em contribuir para o aprimoramento.  

Aos poucos o Exotic Shorthair recebeu notoriedade como raça única. A Associação Cat Fanciers deu seu reconhecimento à raça em 1967 e a International Cat Association em 1979. 

Já o Exotic Longhair nasceu por acidente também. Ele é resultado de um gene persa de pelos longos e variante do Exotic Shorthair. Por ser diferente, ele não pode ser chamado de Exotic Shorthair e nem de Persa. Por isso, os criadores decidiram criar uma nova raça, no qual foi chamado de Exotic Longhair. 

Características

O Exotic Longhair tem uma personalidade gentil e calma. Curioso e brincalhão, ele é simpático com outros gatos e cães. Raramente mia, não gosta de ser deixado sozinho e necessita da presença de seu dono. Este felino tende a mostrar mais afeição e lealdade que a maioria das raças de gatos de colo.

Esse gato é maduro, obediente e se adapta em qualquer tipo de casa. Ele é visivelmente mais enérgico que outros felinos, por isso é uma boa opção para famílias mais ativas. O macho da raça tende a ser mais carinhoso e terno, em oposição, a fêmea é mais discreta e reservada. A raça é muito curiosa, por isso, o dono precisa satisfazer a personalidade dele estimulando seu cérebro. Desafie com brincadeiras e objetos simples. Ele irá gastar sua energia e se divertir por horas. O Exotic Longhair ficará muito grato pela atenção que estará recebendo do proprietário e retribuirá com bastante carinho. 

O Exotic Longhair é bastante doméstico e pode viver facilmente entre crianças. Apesar de ser afetuoso com os familiares, o felino é um pouco desconfiado em relação a estranhos. A socialização geralmente resolve esse problema e o torna mais adaptável em situações imprevisíveis. Costuma ser tranquilo e tenta se comunicar com miados suaves e melosos. O amadurecimento desse gato costuma ser tardio. 

  • Gato de porte médio, robusto e elegante
  • A cabeça é grande, redonda e larga
  • O rosto é bem redondo
  • As bochechas são cheiras e pronunciadas
  • O queixo é arredondado
  • O nariz é curto, achatado e com um recuo entre os olhos
  • Raça braquicefálica
  • Visto de perfil, a testa, o nariz e o queixo estão em alinhamento vertical
  • Os bigodes são cheiros e caídos
  • Os olhos são grandes, redondos e com uma expressão preocupada ou rabugenta; as cores variam entre amarelo, outros, azuis, verdes, etc
  • As orelhas são pequenas, com as pontas arredondadas e seu interior tem bastante pelo
  • O pescoço é curto e grosso
  • O corpo é bem peludo, dando a ilusão de que o gato é maior do que realmente é 
  • A cauda é relativamente curta, grossa, baixa e bem peluda
  • A pelagem deve ser longa, macia e brilhante
  • Existe em uma gigante variedade de cores e padrões, como branco, azul, preto, creme, chocolate, entre outros

Cuidados básico

Todas as raças de gato devem ser escovadas regularmente. No caso do Exotic Longhair, seu pelo é bem cheio e comprido, o que pode exigir um esforço maior do dono e escovações mais frequentes. Tal prática favorece a limpeza da pelagem, além de prevenir a ingestão de pelos quando o animal se lambe. 

Conhecidos por sua higiene, gatos se limpam constantemente e isso dispensa banhos frequentes. As caixas de areia devem ser limpas diariamente, evitando que o animal escolha outros lugares para fazer suas necessidades. Bigodes e unhas não devem ser cortados, pois são defesas naturais do animal.

Por causa do seu rosto achatado, a raça é propensa a soltar lágrima com frequência. Limpe a região abaixo dos olhos regularmente com um tecido macio. As orelhas também precisam ser verificadas por conta da quantidade de pelo dentro dela. A falta de higiene pode levar a infecções futuras. Fora isso, brinque e distraia seu animal com brinquedos e atividade. Ele irá gastar energia e será bem mais feliz. 

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.
Até os doze meses, o Exotic Longhair é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 60 gramas/dia.

Espaço para criação

Sua natureza calma e estável o torna ideal para a vida em apartamento. No entanto, este gato é muito enérgico e necessita de muitos exercícios e espaço adequado para correr, saltar e brincar, especialmente com seus donos.

Saúde

O Exotic Longhair é uma raça braquicefálica (face achatada) e, por conta disso, pode desenvolver complicações de saúde​ relacionada à estrutura não convencional do rosto. Problemas no duto lacrimogêneo e sinusal, e devido ao maxilar curto, pode sofrer com desalinhamento ou superlotação dos dentes. Além disso, está sujeito a dificuldades na via respiratória, resultando em problemas para respirar, vias aéreas inflamadas e aumentos da pressão no coração. 

Fora isso, o gato também é propenso à formação de 
cristais de oxalato de cálcio na bexiga e nos rins, desenvolvimento de doença renal policística e problemas oculares. 

Curiosidades

​Por que ter um Exotic Longhair?
Esse gato nasceu por acaso, mas ganhou seu lugar dentre as raças felinas. O Exotic Longhair tem uma personalidade gentil, calma, curiosa, brincalhona e simpática. 
Este felino tende a mostrar mais afeição e lealdade que a maioria das raças de gatos de colo. Obediente e maduro, se adapta a qualquer tipo de casa. É bastante doméstico e costuma ter um bom relacionamento com crianças e outros gatos e cães. 

Sua natureza calma e estável o torna ideal para a vida em apartamento. Ele só precisa ser exercitado pelo dono através de brincadeiras e truques. Após gastar sua energia, ele ficará muito grato pela atenção que recebeu e retribuirá com bastante afeto e carinho. A raça mia bem pouco e quando "fala", geralmente o som sai suave e meloso. 

​Por que não ter um Exotic Longhair?
O Exotic Longhair
 não gosta de ser deixado sozinho e necessita da presença de seu dono. Por isso não é indicado para casas que fiquem vazias boa parte do tempo. Caso seja a situação, deve-se considerar outra raça. 

O amadurecimento desse gato costuma ser tardio. Os proprietários precisam ter calma e paciência com as atitudes infantis. Apesar de conseguir viver em qualquer tipo de casa, este gato é muito enérgico e necessita de bastantes exercícios e espaço adequado para correr, saltar e brincar, especialmente com seus donos.