Guia de Bichos
Devon Rex - undefined

Devon Rex

  • Nome original: Devon Rex
  • País de origem: Inglaterra
  • Preço médio: R$ 1.500 a R$ 3 mil
  • Tipo de pelo: Curto

Tudo sobre Devon Rex

Porte: pequeno
Área de criação: média
Energia: alta
Temperamento: amigável

Descrição

  • Porte: pequeno a médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 1
  • Escala de energia (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: macio, curto e ondulado 
  • Temperamento: inteligente, curioso, amigável, ativo e brincalhão
  • Expectativa de vida: entre 9 e 15 anos
  • Peso: 2 a 4 kg

Raça de pequeno porte. Seu pelo é curto, delicado e encaracolado. Esta raça pode ser encontrada em todas as cores básicas. O corpo é musculoso e as orelhas são grandes. 

O condado de Devonshire, no Reino Unido, serviu de inspiração para o nome da raça Devon Rex , que surgiu por volta da década de 1960, quando um gato de tom selvagem e revestido de pelos ondulados apareceu em meio a uma ninhada de gatinhos abandonados em uma mina de estanho desativada.

Inicialmente, acreditava-se que o Devon Rex tivesse relação com o Cornish Rex, já que o condado é também local de origem dessa raça, mas testes posteriores provaram que a única relação entre eles seria o gene mutante Rex, o que também foi desconsiderado posteriormente. O gato “exótico” cruzou uma fêmea de Calico de um criador talentoso, conhecido como Beryl Cox, e um dos gatinhos era um macho de pelo curto, ondulado e castanho igual ao do pai.

Criadores acreditam que a fêmea Calico e o macho Devon Rex apresentavam o gene que rege o casaco enrolado, já que ambos os pais devem ter o gene recessivo para que o mesmo se manifeste na prole. O nome da raça foi adotado e o programa de criação foi estabelecido, sendo o primeiro exemplar importado para os EUA em 1968.

A ACFA foi a primeira associação a aceitar a raça para campeonato, em 1972, e a TICA aceitou o Devon Rex em 1979. 

Características

O Devon Rex é um gato que necessita de muito afeto e atenção. Ele possui uma personalidade amigável e engraçada que coincide com a sua aparência encantadora. Esta é uma raça enérgica, curiosa e muito inteligente. Ele adora chamar atenção, gosta de crianças e se dá bem com outros animais de estimação menores
  •  Corpo musculoso, porém leve, compacto e flexível;
  • Cabeça larga e em forma de cunha;
  • Orelhas grandes e arredondadas na ponta;
  • Olhos grandes e ovais;
  • Focinho curto, nariz levemente arrebitado e bigodes curtos e enrolados;
  • Maçãs do rosto altas;
  • Queixo forte;
  • Pernas longas e resistentes, sendo as traseiras mais longas que as dianteiras;
  • Patas pequenas e ovais;
  • Cauda longa e fina, coberta de pelos finos;
  • Pelagem em qualquer cor, padrão ou combinação de cores e padrões.

Cuidados básico

O Devon Rex adora o calor e suas fontes. Você constantemente o encontrará pegando sol, deitado sob o notebook ou no topo da televisão. Não é uma boa raça para cidades mais frias, e nos dias mais gelados você deve cobri-lo com uma roupinha apropriada.

Seu casaco é fácil de manter, mas a escovação deve ser feita apenas com a mão e de forma delicada, já que seus pelos quebram com muita facilidade. Os banhos podem ser ocasionais, um pouco mais frequentes em gatos brancos ou de cores claras.

Ele adora aprender novos truques e suas brincadeiras prediletas são as de esconder, jogar bolinhas, buscar objetos e quebra-cabeças. Mantenha-o ocupado com brinquedos interativos enquanto estiver fora de casa para que ele exercite a mente.

Os dentes do seu Devon Rex devem ser escovados semanalmente, as unhas aparadas quinzenalmente e os cantos dos olhos e ouvidos limpos todos os dias.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Devon Rex é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 30 a 40 gramas/dia.

Espaço para criação

Este gato adora lugares quentes e pode ser encontrado sob a cama, em cima das cobertas ou sentado em aparelhos que emitem calor, como aparelhos eletrônicos. Devido a sua grande energia, eles precisam de espaço para pular e brincar.

Saúde

O Devon Rex gosta de comer e pode achar que todo o jantar que você preparou para a família é, na verdade, para ele. Se você não monitorar sua ingestão de calorias diárias terá um gato com alguns quilos extras e que poderá sofrer com problemas de saúde e obesidade, já que ele também não é muito ativo.

Outros problemas comuns a essa raça são:
  • Calvície hereditária, devido ao gene recessivo herdado. O pelo de cobertura é muito fino e frágil, enquanto o subpelo pode trazer algumas falhas. Com isso, os pelos quebram facilmente e o Devon Rex fica com manchas calvas, que duram até o próximo ciclo de crescimento dos pelos (outono e primavera); 
  • Cardiomiopatia hipertrófica
  • Displasia de quadril
  • Dermatite de Malassezia, que provoca infecções de ouvido, coceira na pele e gordura excessiva, que pode ocasionar em infecções por fungos;
  • Urticária pigmentosa, que provoca feridas pelo corpo;
  • Miopatia, que provoca fraqueza muscular e cansaço. 

Curiosidades

​O  Devon Rex é constantemente chamado de “duende do mundo felino”, devido à sua aparência singular e personalidade maliciosa. Por conta do pelo ondulado, seu corpo se torna bem mais quente que o dos outros gatos, por isso, se você busca um gatinho para aconchegar os pés em um dia frio, o Devon Rex é uma boa opção.

Por que ter um Devon Rex em casa?

Boas notícias aos alérgicos: o casaco do Devon Rex, embora não seja hipoalergênico, possui certas caraterísticas que tornam a troca de pelos menos intensa do que outras raças; logo, ele é uma boa opção para quem tem alergias, pois provoca menos problemas de saúde nas pessoas.

A curiosidade dessa raça é enorme. O Devon Rex adora se empoleirar nos ombros do seu tutor para acompanhar o que está acontecendo do alto, mas também para se aninhar perto do seu pescoço e cabeça. Gosta de estar presente em todas as atividades da casa e se aninhar no colo, entre as cobertas e onde mais possa estar por perto.

Se dá bem com outros gatos, pets e adora as crianças. Seu nível de atividade é considerado baixo, mas não pense que por isso ele é quieto: é muito inteligente, e gosta de brincadeiras e truques que o desafiem.

Por que não ter um Devon Rex em casa?

Por apreciar tanto a companhia humana o Devon Rex pode se tornar ansioso ou destrutivo caso passe muito tempo sozinho ou se sinta rejeitado. Além disso, como foi dito, ele tem como hobby ficar empoleirado em seus humanos e, se isso te incomoda, com certeza essa ração não é para você.

Conheça outras raças de gatos