Guia de Bichos
British Shorthair/ British Longhair - undefined

British Shorthair/ British Longhair

  • Nome no Brasil: Gato de pelo curto inglês/ gato de pelo longo inglês
  • Nome original: British Shorthair/ British Longhair
  • País de origem: Grã-Bretanha
  • Preço médio: entre R$ 4 mil e R$ 8 mil
  • Tipo de pelo: Alto

Tudo sobre British Shorthair/ British Longhair

Porte: médio
Área de criação: pequena
Energia: baixa
Temperamento: amigável

Descrição

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Escala de energia (1 a 5): 2
  • Tipo de pelo: curto, denso e macio
  • Temperamento: discreto, afetuoso, leal, inteligente e digno
  • Expectativa de vida: 12 a 17 anos
  • Peso: 4 a 8 kg
Como o seu irmão de pelo longo, o British Short Hair é uma raça de médio a grande porte. Possui uma estrutura robusta coberta por uma pelagem curta e densa. Já o Shorthair é robusto, mas com um casaco de comprimento curto, mas também bastante denso.  O focinho é curto e as bochechas bem delimitadas. Sua característica mais especial é o fato de parecer que está sorrindo o tempo todo. Todas as cores são aceitas, mas as mais comuns são a azul e a lilás. 

O próprio nome já diz muito sobre a origem do British Shorthair , mas é interessante nos aprofundarmos para entender como a raça chegou às características atuais, que a fazem semelhante a uma pelúcia de rosto redondo e cheia de disposição. 

O British Longhair surgiu a partir deste primeiro, durante o século XX, entre os anos de 1914 e 1918. Isso aconteceu devido ao cruzamento entre britânicos de pelo curto com variedades de pelagem mais densa e comprida. Em seu DNA existe o sangue do gato Persa e do Angorá, bastante peludos e com uma aparência robusta. O objetivo era criar um gato ainda mais robusto, que tivesse uma pelagem resistente. Essas características se perderam durante a Segunda Guerra Mundial, já que não havia muitos criadores qualificados na época. Às vezes é também chamado de Highlander, mas esse nome é menos difundido.

Os romanos, que mantinham os gatos tanto como animais de estimação quando como meio de controlar pragas, levaram a raça para o norte da Europa e províncias periféricas das ilhas britânicas. A história do British Shorthair começa como um gato de rua comum, inicialmente apelidado de European Shorthair.


Foi só em 1800 que esses “gatos comuns” chamaram a atenção de Harrison Weir, criador de gatos que teve papel fundamental para estabelecer o British como raça oficialmente conhecida – inclusive, foi por conta dele que a raça apareceu pela primeira vez em um show de gatos da Inglaterra e rapidamente se tornou popular entre os britânicos.

A raça perdeu um pouco de popularidade antes da virada do século e quase foi dizimada com a Segunda Guerra Mundial. Mais uma vez, criadores responsáveis tiveram papel fundamental para preservar o British Shorthair, que foi cruzado com raças de pelo curto, como o Chartreux, e o Persa. 


A ACFA reconheceu a raça como British Blue em 1970, já que a cor é a mais comum, e ela lentamente ganhou força nos EUA. O British Longhair não é reconhecido no Reino Unido até os dias de hoje e é bem mais raro encontrá-lo. O TICA oficializou o de pelo longo apenas em 2009.

Características

Seu temperamento é amigável e dócil, como seu irmão de pelo longo. As fêmeas dessa raça costumam ser mais sérias e independentes do que os machos. Demonstram afeição seguindo os donos por todo o lado, mas não são adeptos do contato físico em excesso. Não é do tipo que gosta de ser pegado no colo e abraçado a todo momento.

São gatos com postura elegante e boas maneiras. Geralmente são calmos e pouco ativos, mas nada impede que disparem pela casa ou se encantem com algo suspeito que estimule seu instinto de caça.

Adapta-se facilmente a diferentes ambientes e pode viver tanto no campo quanto na cidade. É ótimo para condomínios e lugares com bastante vizinhos pelo fato de praticamente não fazer barulhos. É quase impossível ouvir essas duas variações do British miando ou reclamando. Não é do tipo que quer chamar atenção, prefere ser discreto.

Adora a companhia de crianças, com quem brinca e se relaciona bem. O mesmo é válido para outros animais, dificilmente vai estranhá-los, mas é provável se mostrar indiferente e reservado. Também fica bem com a própria companhia e não fica triste se ficar horas sozinho em casa. 

O Longhair costuma ser menos ativo e disposto para brincadeiras quando comparado a outras raças. Mas é importante sempre estimulá-lo, jogando papel amassado, ratinhos de brinquedo ou mesmo um novelo lã para se exercitar. 

Comparado com outras raças esse gato demora bastante para amadurecer e crescer totalmente, sendo filhote até mais ou menos três anos de idade.

  • Compacto, de construção poderosa, corpo arredondado e expressão facial sorridente;
  • Cabeça grande, plana e redonda; crânio largo
  • Pescoço forte, musculoso e curto
  • Nariz curto e bem definido;
  • Bochecha proeminente, bem delimitada;
  • Olhos grandes e redondos, com cores que vão do ouro profundo ao cobre;
  • Orelhas pequenas, triangulares e levemente com pontas arredondadas
  • Tronco forte e robusto; longo e musculoso
  • Peito largo e cheio;
  • Patas ovais e médias
  • Couro do nariz e das almofadas das patas tem cor preta, bege, marrom cinza ou rosada
  • Pernas curtas e fortes com patas arredondadas;
  • Cauda curta e grossa, com ponta arredondada;
  • Pelagem em qualquer cor, mas a mais comum é azul e lilás; pode ter comprimento entre curto ou médio a longo

Cuidados básico

Cuide da alimentação do seu gato para que ele não se torne obeso. Essa raça gosta de comer, e como um bom felino ele saberá procurar a fonte de comida. Ofereça uma alimentação controlada, monitore as porções, e não deixe de oferecer exercícios e atividades físicas para que ele não se prenda ao sedentarismo.

Jogos de busca, saltos, escaladas e brincadeiras que treinam o cérebro são excelentes para o corpo, para a saúde e para a mente. 

No caso do Shorthair, o pelo precisa ser escovado semanalmente para remover fios mortos e manter o brilho e maciez; nas estações onde a perda de pelos é mais frequente, o ideal é pentear duas vezes na semana. 

O Longhair precisa de cuidados maiores com relação à pelagem. É importante escová-lo diariamente e por 15 minutos, para ativar a circulação, retirar nós e aumentar o brilho. Conforme a escova entra em contato com o pelo, estimula a liberação de óleos naturais pela pele e deixa mais sedoso e bonito.

Assim como acontece com outras raças, os dentes devem ser escovados duas vezes na semana, as orelhas e os cantos dos olhos devem ser limpos e as unhas devem ser cortadas quinzenalmente. Nunca use cotonete para limpar os ouvidos do seu British Shorthair, pois pode machucar. 

Gatos são curiosos e adoram mexer no lixo e explorar partes da casa. Por isso, deixe a porta do banheiro sempre fechada ou a lata de lixo limpa para evitar certas bagunças.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.

A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o British Short hair é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 40 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 80 gramas/dia
.

Espaço para criação

Gatos calmos e independentes adaptam-se em diversos ambientes. Espaços pequenos e fechados são suficientes para que o gato se exercite e divirta-se. 

Saúde

Essa raça gosta de comer, o que pode ser bem perigoso caso seja feito em excesso. No geral, o British Shorthair é um gato grande e forte, mas o seu peso deve estar atrelado aos seus músculos, e não à gordura. O fato de comer demais, aliado à sua baixa necessidade de exercícios, pode levá-lo à obesidade e outros problemas de saúde, como respiratórios, cardíacos e nas patas.

No mais, outros problemas que acometem essa raça são gengivite e cardiomiopatia hipertrófica, comuns também a outros gatos. 

Curiosidades

​O British Shorthair teve um importante destaque no mundo das artes, como literatura e cinema. A obra "Alice no País das Maravilhas", de Louis Caroll, tem um personagem que é o gatinho Cheshire Cat (Gato de Cheshire), o qual esbanja beleza e fofura com seu largo sorriso e bochechas bem cheias.


Por que ter um British Shorthair ou Longhair em casa?

Silenciosos, independentes e leais. Essas três palavras podem ser usadas para resumir a personalidade do British Shorthair, mas é claro que ele é muito mais do que isso.

Carinhosos e amigáveis sem serem pegajosos ou carentes, esses gatos são devotados a toda a família e são muito adaptáveis, além de viverem bem em casas onde os tutores passam muito tempo fora. Apesar de adorarem a companhia de humanos, aproveitam muito a si próprios e não se sentem entediados.

De início, podem ser meio tímidos e reservados com estranhos ou quando chegam em um ambiente novo, mas aos poucos se tornam companheiros muito fieis. 

O fato de serem independentes não os impede de se aconchegarem no sofá ao lado da família e de gostarem de brincadeiras típicas dos gatos. São inteligentes, tolerantes com crianças e cães e preferem se manter no chão.

Por que não ter um British Shorthair ou Longhair em casa?

O British Shorthair lida bem com crianças e outros pets, mas não gosta de ser transportado e nem de certas brincadeiras invasivas. Isso pode tornar a relação com seus filhos um pouco mais delicada, já que crianças dificilmente resistem a apertar e carregar o gato.

Se você prefere um gato mais ativo e brincalhão, essa raça não é para você. Ele é silencioso, não é bom em velocidade ou agilidade e prefere manter os pés no chão.

O British Longhair dá mais trabalho quando o assunto é cuidados. O pelo comprido e denso exige escovação diária de pelo menos 15 minutos. É preciso ter tempo livre e paciência para deixar esse bichinho mais lindo e com a pelagem saudável.