Guia de Bichos
Bombaim - undefined

Bombaim

  • Nome no Brasil: Bombaim
  • Nome original: Bombay
  • País de origem: Grã-Bretanha
  • Tipo de pelo: Médio

Tudo sobre Bombaim

Porte: médio
Área de criação: pequena
Energia: média
Temperamento: dócil

Descrição

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Escala de energia (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: curto e apertado, semelhante a veludo
  • Temperamento: calmo, afetuoso, inteligente e de boa natureza
  • Expectativa de vida: entre 12 e 16 anos
  • Peso: 2,5 a 5 kg
Parecido com um Burmês é conhecido por sua pelagem preta e aveludada. É um gato de médio porte e estrutura robusta e musculosa, lembrando a miniatura de uma pantera. Seus olhos variam de dourado a rubi e a pelagem, exclusivamente preta e brilhante, não possui nenhuma mancha. 

A criadora norte-americana Nikki Horner foi a responsável pelo surgimento do Bombaim , quando começou a desenvolver a raça na década de 1950. Ela queria um gato que parecesse com o leopardo preto da Índia e, para isso, combinou uma fêmea de Birmanês com um macho Shorthair Americano preto, mas o resultado inicial foi decepcionante, muito puxado para o Shorthair Americano.

O gato deveria ter casaco elegante, curto e apertado do Birmanês com o preto escuro do American Shorthair, iluminado com olhos de cobre. Na segunda tentativa, Nikki escolheu criadores e gatos com mais cuidado, além de cruzar um American Shorthair de pelo preto com a cor dos olhos que desejava com um Champion Burmese.

As criações começaram a ter sucesso a partir de 1965, com exemplares que tinham o casaco polido curto do Birmanês e a cor do pelo e dos olhos do Shorthair Americano. As associações de gatos e criadores de Birmanês, porém, não quiseram aceitar o Bombaim, e a raça só foi aceita para registro pelo CFA em 1970. Nikki Horner teve que registrar 100 exemplares da raça para conseguir o status provisório no clube. No final da década, quando sua criação foi aceita para competição, ela parou de produzir.


Características

Essa raça possui inúmeras qualidades de companhia e instinto de caça. O Bombay é um gato muito amoroso, sociável e que adora estar perto da família, inclusive de crianças e outros animais. A socialização de um gato filhote é muito importante para que o animal não se torne desconfiado. Possui um temperamento equilibrado, mas alerta como um bom caçador. Costuma receber as pessoas com bastante entusiasmo e passa a maior parte do seu tempo em torno dos donos. Essa dependência faz com que não se adaptem à solidão, logo não é um gato para pessoas que passam muito tempo longe de casa.

O Bombaim é muito semelhante ao Birmanês, mas as principais diferenças podem ser vistas no corpo, maior e mais longo, e nas pernas, que são mais longas que seu antepassado. Veja outras características físicas do Bombaim:
  • Elegante e musculoso, surpreendentemente pesado devido à boa estrutura óssea
  • Cabeça arredondada
  • Olhos grandes, largos e cor de cobre
  • Orelhas de tamanho médio, bem separadas e inclinadas para a frente 
  • Pelagem preta densa e brilhante, semelhante a uma pantera
  • Cauda ereta e de comprimento médio

Cuidados básico

Mais uma vantagem de se ter um Bombaim: o casaco curto exige pouquíssimos cuidados, nada que uma escovação semanal não dê conta de resolver. Ao acariciar o seu gato, a própria oleosidade natural das mãos ajuda a manter o brilho dos pelos. O banho pode ser ocasional.

Os dentes devem ser escovados pelo menos uma vez na semana, enquanto o canto dos olhos e as orelhas devem ser limpos frequentemente com pano macio e úmido. 

O Bombaim atinge a maturidade sexual muito cedo, com cerca de cinco meses de idade. Se desejar castrá-lo, faça isso entre os seis e nove meses de idade. Lembre-se de oferecer brinquedos e lhe ensinar jogos e truques, que além de exercitar o corpo, também exercitam a mente do felino.

Essa raça é calma e dificilmente sai para a rua, mas procure mantê-lo sempre dentro de casa, pois ele prefere a companhia humana do que ficar sozinho. É um gato de interior de casa.

Saúde

Assim como a maior parte dos gatos que resultaram do cruzamento entre diferentes raças, o Bombaim pode sofrer alguns problemas de saúde de natureza genética. Um deles, muito observado em Birmaneses e, consequentemente, no Bombaim, é o defeito craniofacial, uma anormalidade vista em gatos recém-nascidos que pode provocar dores fortes. O ideal, ao comprar um gato, é pesquisar o pedigree cuidadosamente e solicitar ao criador os exames de saúde realizados na linhagem.

Outros problemas comuns a outras raças podem atingir o Bombaim, como atrofia progressiva da retina, luxação patelar, cardiomiopatia hipertrófica e problemas respiratórios com o passar dos anos.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.

A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Bombay é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 40 a 90 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.

A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 30 a 60 gramas/dia.

Espaço para criação

Essa raça se adapta bem em qualquer local desde que fique perto dos donos. Não é uma raça para ser deixada sozinha por muito tempo.

Curiosidades

Por que ter um Bombaim em casa?

Calmo e afetuoso, o Bombaim é um bom animal de estimação para apartamentos e que se dá bem com crianças e outros pets, desde que criado desde filhote com eles. Se adapta a diferentes ambientes e estilos de vida, mas prefere os locais mais quentes – ou seja, junto de você entre as cobertas ou no seu colo durante a noite.

São inteligentes e adoram aprender novos truques, brincar com brinquedos interativos e jogar; podem até ser ensinados a andar na coleira. Recebem bem a todos que chegam em casa, e estão sempre por perto quando você estiver em casa, ronronando, se esfregando nas suas pernas e se aconchegando para receber carinho.

O Bombaim é carinhoso, e seu maior prazer é estar junto da família e ser incluso nas atividades da casa.

Por que não ter um Bombaim em casa?

Você pode até ter outros animais de estimação e o Bombaim pode até se dar bem com eles, mas saiba que ele só ficará satisfeito se for o destaque da casa. Ele quer ser seu gato preferido e pode demonstrar bastante ciúme.

Além disso, o Bombaim gosta da companhia humana, e pode ficar ansioso e deprimido se passar muito tempo sozinho. Se você passa longos períodos fora de casa, cogite outra raça ou adote mais um gato para ficar com ele durante o dia.

Conheça outras raças de gatos