Guia de Bichos
Bobtail Japones - undefined

Bobtail Japones

  • Nome no Brasil: Bobtail Japones
  • Nome original: Mi-ke
  • País de origem: Japão
  • Preço médio: entre R$ 1.100 e R$ 2.800

Tudo sobre Bobtail Japones

Descrição

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Escala de energia (1 a 5): 5
  • Tipo de pelo: macio e sedoso, com pouco subpelo, podendo ser do tipo curto (shorthair) ou longo – nesse último, a barriga e os quartos traseiros das pernas são mais emplumados. Em ambos os casos, o pelo da cauda é mais longo que do restante do corpo para dar o efeito “pom pom”. 
  • Temperamento: inteligente, ativo, amoroso e extrovertido
  • Expectativa de vida: entre 9 e 15 anos
  • Peso: 3,6 a 4,5 kg
É um animal de porte médio. Sua característica mais marcante é o rabo curto (de oito a dez centímetros de comprimento) que sempre fica curvado e lembra a cauda de um coelho. Essas caudas são únicas para cada animal da raça, como as impressões digitais de um ser humano. Têm pelagem de comprimento médio, em uma grande variedade de cores e padrões, mas o tricolor é especialmente apreciado no Japão. O nome original da raça, mi-ke, pode ser traduzido como “três cores”. 

A existência do Bobtail Japonês é documentada em registros e pinturas de pelo menos mil anos atrás, tanto na variação de pelo curto quanto na de pelo longo. Uma pintura do século XV, por exemplo, mostra dois gatos da raça de pelos longos, e outros registros mostram os mesmos sentados ao lado de gueixas. Essas obras estão no Instituto Smithsonian, em Washington DC.

Acredita-se que os primeiros Bobtails Japoneses chegaram à terra do sol nascente como presentes do imperador da China para o imperador do Japão. A cauda curta do Bobtail Japonês, uma das principais características da raça, é resultado de um gene recessivo, mutação natural que ocorreu por conta da criação seletiva.

Não pense que os gatos eram apenas adornos dos palácios ou animais de estimação imperiais. Eles também trabalhavam guardando os suprimentos de grãos e protegendo os bichos de seda, ambos ameaçados pelos roedores. 

Foi por volta de 1968 que o Bobtail Japonês chegou à América do Norte, quando a criadora Judy Crawford enviou três gatos para Elizabeth Feret nos EUA. A variedade de pelos curtos foi reconhecida pela Cat Fanciers Association em 1976, enquanto a pelos longos demorou um pouco mais – apenas em 1993. A TICA reconheceu os de pelos curtos em 1979 e os de pelos longos em 1991 para competição.


Características

São gatos ativos e inteligentes que apreciam a companhia humana e adoram brincadeiras e explorar todos os cantos da casa. São bastante inquietos e costumam preferir passar mais tempo escalando o mobiliário e investigando os conteúdos de armários e gavetas do que sendo acariciados no colo de seus donos. São fieis à família e se dão bem com outros animais e crianças.
  • Corpo delgado, musculoso e com linhas angulares estilizadas;
  • Cabeça triangular, com maçãs do rosto altas e cinzeladas;
  • A cauda é a principal característica da raça: curta e composta de curvas, ângulos e torções. Nos de pelo curto a aparência é de pom pom, enquanto nos de pelo longo lembra um crisântemo;
  • Outra característica singular do Bobtail Japonês é seu padrão de cores, conhecido como mi-ke (três peles), que combina vermelho, preto e branco, sinal de boa sorte no Japão. Preto e branco ou vermelho e branco também são populares, além de cores sólidas e o padrão tartaruga;
  • Marcas negativas, dramáticas e cores contrastantes são marca registrada dessa raça;
  • Olhos ovais grandes de qualquer cor, inclusive um de cada cor. Em gatos brancos é comum que sejam azuis;
  • Orelhas grandes, verticais e expressivas;
  • Pernas longas e esbeltas, sendo as traseiras maiores que as dianteiras.

Cuidados básico

O fato de não ter subpelo permite que os cuidados com o casaco do Bobtail Japonês sejam simples, principalmente os de pelo curto, a quem você pode dedicar um ou dois dias da semana para escovação; no caso dos de pelo longo, uma escovação duas vezes na semana é suficiente. É pouco provável que os pelos formem emaranhados, e os banhos podem ser raros.

Essa raça gosta de falar e tem seu próprio vocabulário para isso. Ele vai usar uma variedade de tons para dizer o que está sentindo e gosta que você lhe fale sobre como foi seu dia.

O Bobtail Japonês gosta de água e será visto constantemente batendo a pata no potinho de água, na piscina ou no aquário, além de se divertir com torneiras e poças em geral. Também se diverte com quebra-cabeças e jogos de busca e perseguição, além de aprender novos truques e até a andar na coleira. É do tipo que se empoleira no alto dos móveis para ver o que acontece pela casa.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.

A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Bobtail Japonês é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 50 gramas/dia.

Espaço para criação

Essa raça é conhecida por sua habilidade de caça e gosta de ambientes externos. Contudo, não é uma necessidade impeditiva e poderá viver bem em ambientes fechados, desde que ofereça oportunidades para que ele brinque e explore bastante.

Saúde

​Não existem problemas de saúde associados a essa raça, nem mesmo alterações espinhais ou ósseas provocadas pelo gene recessivo que produz a cauda característica do Bobtail Japonês. Atente-se, portanto, para problemas comuns a outras raças, como atrofia progressiva da retina, cardiomiopatia hipertrófica e surdez (no caso dos gatos brancos).

Curiosidades

Você já deve ter visto os gatinhos com uma pata levantando e acenando, como símbolo de boa sorte tradicional japonês. Pois bem, esse gato é o Bobtail Japonês, cujo casaco em três cores – branco, vermelho e preto – também é considerado sinal de boa sorte. As estátuas são colocadas nas portas das casas e outros locais. 

Por que ter um Bobtail Japonês em casa?

Atlético, ativo e elegante, o Bobtail Japonês é um gato travesso e cheio de curiosidade, que vai te fazer rir ao mesmo tempo em que vai te surpreender pela capacidade de aprender coisas novas. Ele pode ser ensinado a andar na coleira, se achar que isso vale a pena, e é perfeitamente adaptável a diferentes ambientes e estilos de vida – perfeito para famílias mais agitadas e que estão sempre na estrada.

Sua postura extrovertida não significa que ele não seja amoroso. Pelo contrário: sente-se no sofá e em poucos minutos ele vai se aconchegar no seu colo. Gosta de companheirismo e se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação, sendo extremamente leal à família.

Outra vantagem é que a falta de subpelo faz com que o Bobtail Japonês solte pouco pelo, o que é excelente para pessoas alérgicas ou que não suportam bolas de pelo pela casa. 

Por que não ter um Bobtail Japonês em casa?

Muitas raças inteligentes podem ser também teimosas, ainda mais quando botam na cabeça uma ideia que acreditam ser correta. Pode ser difícil contrariar um Bobtail Japonês quando ele acha que está certo.

Outro problema é quando ele passa muito tempo sozinho ou fica entediado. Esse é um gato que gosta de se manter ocupado e estar sempre em atividade, e se ficar parado pode ser incrivelmente criativo de uma forma que você não vai gostar – muito menos seus móveis e sua casa.