Guia de Bichos
Australian Mist - undefined

Australian Mist

  • Nome no Brasil: Mist Australiano
  • Nome original: Spotted Mist
  • País de origem: Austrália

Tudo sobre Australian Mist

Descrição

  • Porte: médio
  • Área de criação: apartamentos
  • Escala de energia (1 a 5): 3
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: curto, macio e brilhante
  • Temperamento: companheiro, carinhoso, inteligente, confiante
  • Expectativa de vida: 15 a 18 anos
  • Peso: 3 a 6 Kg

Gato de médio porte, bastante musculoso e mais pesado do que aparenta. Possui pelagem dupla, brilhante e curta. Pode ser encontrado em diversos tons de marrom, do caramelo ao chocolate, cinza-azulado e lilás, mas sempre manchado. Geralmente, a parte de baixo do corpo é mais clara. As orelhas são de tamanho médio, com as pontas arredondadas e inclinadas para frente. Os olhos são sempre verdes, mas com variações de tom. A cauda é longa. 

O Australian Mist é o primeiro e único gato desenvolvido na Austrália. Antigamente ele era conhecido pelo nome de  Spotted Mist, mas em 1998 passou a ser chamado como é hoje. No Brasil também é conhecido como Mist Australiano. 

A raça foi desenvolvida pelo Dr. Truda Straede que cruzou diferentes gatos de pelo curto com Abissínios e Burmeses. Em 1970 surgiu o Australian Mist, felino com comportamento perfeito para o convívio familiar, se dando muito bem com crianças, por exemplo. O Birmês trouxe principalmente as cores e a personalidade paciente, já o Abissínio conferiu o padrão de pelo e a inteligência e os outros gatos trouxeram o porte regular e a boa saúde. 


A raça demorou bastante para conquistar reconhecimento nas maiores instituições de felinos do mundo. Porém, em 2014 foi reconhecida pela TICA (The International Cat Assossiation), além de estar também na WCF (Word Cat Federation) e na American Cat Fanciers Association. Todos esses locais registram e aceitam o padrão do Mist Australiano


Características

É um ótimo gato de companhia. Está sempre alerta, cheio de energia e gosta de brincar. Dedicado ao dono, adora estar em companhia da família e fazer parte de suas atividades. Por ser um gato muito inteligente pode ser treinado até para passear na rua de coleira com os donos.  Costuma seguir as pessoas e rodeá-las, mesmo quando não é chamado. Convive bem com crianças, inclusive as mais pequenas. Não possui problemas com outros animais de estimação. Raramente arranha ou ataca, mesmo quando carregado no colo.

  • Cabeça arredondada;
  • Olhos grandes, claros e muito bem marcados;
  • Bochecha proeminente;
  • Focinho e boca bem desenhados;
  • Orelhas médias, eretas e em forma triangular;
  • Corpo bastante proporcional e ligeiramente musculoso;
  • Rabo fino e comprido;
  • Pelo curto e macio.

Cuidados básico

O Australian Mist é um gato que possui pelo bastante curto e por isso não requer cuidados especiais. O dono precisará apenas fazer escovações regulares, uma vez por semana já é suficiente. Isso completará a limpeza que o gato já realiza com a própria língua, retirando todos os resíduos que sobrarem. 

Não é comum que esse gato não possua problemas comportamentais. Ele precisa apenas de atenção e convívio com a família, dessa forma será feliz e não causará problemas devido ao excesso de energia, por exemplo. Deixar brinquedos espalhados pela casa e interagir com o animal durante um tempo do dia são medidas indicadas. 

Em relação a caixa de areia, mantenha sempre limpa e afastada de locais onde o animal gosta de se alimentar ou dormir. Gatos são extremamente higiênicos e não irão se sentir à vontade de fazer outras coisas próximo ao local onde fazem suas necessidades. 

Quem tem um exemplar desse gato em casa precisa estar sempre atento com o que deixa em cima da mesa, por exemplo. Eles amam comer coisas diferentes de sua ração e com certeza Vão atacar qualquer comida que estiver exposta. 

O Mist Australiano tem tendência a desenvolver gengivite e alergias. Portanto o dono precisa tomar cuidado com os tipos de produtos que irá usar na limpeza da casa. Escovar os dentes do animal é recomendado, mas a prática precisa ser feita desde filhote para que haja um costume e tranquilidade por parte do gato. A pasta e a escova de dente precisam ser específicas e indicadas pelo veterinário do bichinho. 

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.  A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Australian Mist é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 60 gramas/dia.

Espaço para criação

Raça recomendada para quem mora em apartamentos, pois aprecia o conforto de dentro de casa. Ao contrário de outros gatos, não faz questão de passeios noturnos.

Saúde

Esse gato costuma ser bastante saudável, não possuindo doenças hereditárias graves. Os donos precisam ficar atentos a problemas relacionados com alergias e gengivites. A prevenção para estes são tomar cuidado nos tipos de produtos de limpeza que serão utilizados em casa e escovar os dente, respectivamente. 

Tenha sempre um acompanhamento regular com veterinário de confiança. 

Curiosidades

Esses gatos são apaixonados por música. 

​Por que ter um Australian Mist em casa?

Esse gato foi criado para ser a opção perfeita para viver dentro de casa, se adaptando bem a espaços pequenos, ao lado da família. É um animal que não apresenta problemas comportamentais graves, além de ser muito inteligente e poder ser treinado e adestrado. Se dá muito bem até com crianças bem pequenas. 

Não requer muitos cuidados específicos, ou seja, não dá muito trabalho para o dono. 

Por que não ter um Australian Mist em casa?

Se você fica o dia inteiro fora de casa, chega cansado e não tem tempo para dar atenção ao animal de estimação, não pense em ter um em casa, principalmente quando se tratar de um Australian Mist. Esse gato precisa de bastante atenção e interação com sua família para ser feliz. 


Conheça outras raças de gatos