Guia de Bichos
American Shorthair - undefined

American Shorthair

  • Nome no Brasil: American Shorthair ou Gato de Pelo Curto Americano
  • Nome original: American Shorthair
  • País de origem: Estados Unidos

Tudo sobre American Shorthair

Descrição

  • Porte: médio a grande
  • Área de criação: precisa de espaço para se exercitar
  • Escala de energia (1 a 5): 2
  • Esacala de saúde (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: curto, duro e espesso suficiente para proteção contra o clima e cortes superficiais. A textura pode variar de acordo com a região do corpo e a estação do ano. 
  • Temperamento: dócil, afetuoso, paciente, gentil e inteligente
  • Expectativa de vida: entre 15 e 20 anos
  • Peso: 3,5 a 7 kg
Gato de médio porte. Pelagem curta e brilhante com uma grande variedade de cores e padrões, como branca, preta, creme, vermelho e azul. A cabeça é ligeiramente mais longa do que larga. O focinho é médio-curto e o queixo definido, dando-lhe uma aparência quadrada. As orelhas são de tamanho médio e ligeiramente arredondadas nas pontas. 

Eis aqui uma raça que foi fundamental nos celeiros e campos americanos por volta de 1620, quando seus antepassados chegaram da Inglaterra com os primeiros colonos. Fortes e resistentes, tinham excelente habilidade de caça, mas também eram muito inteligentes, confiáveis e fáceis de treinar, além de bonitos, com seus padrões e cores variados.

A importação de raças estrangeiras, também de pelo curto, fez com que criadores iniciassem um processo de criação seletiva para desenvolver o American Shorthair . A intenção era preservar a beleza natural, o temperamento suave e a resistência da raça.

A raça recebeu esse nome no início dos anos 1960; até então, não era bem vista por outros criadores e associações, tanto que era comum confundir o American Shorthair com gatos domésticos criados aleatoriamente. Mas foi a partir dessa década que começou a circular por shows de gatos e obter reconhecimento.

Anteriormente chamado de Domestic Shorthair, em 1965 a raça teve seu nome alterado para American Shorthair. No mesmo ano, a Cat Fancy Association chamou um gato da raça de Melhor do Ano, e isso fez com que o American Shorthair passasse a receber seu merecido reconhecimento.

Características

Bem humorado e saudável, é conhecido por ser excelente com crianças. É uma das raças mais adaptáveis para qualquer tipo de ambiente familiar, desde uma família com filhos, até uma pessoa sozinha. Inteligente e atento às coisas ao seu redor. Gosta de brinquedos que desafiam seus instintos de caça e perseguição. O som de seus miados é agradável.
  • Corpo musculoso e firme, mais alto, de grande porte e bem equilibrado;
  • Cabeça ligeiramente maior que a largura, com expressão aberta e doce;
  • Olhos largos, de tamanho médio e arredondados; as cores mais comuns são ouro, azul e verde;
  • Focinho médio curto, que junto ao queixo cheio e forte forma uma aparência quadrada;
  • Orelhas de tamanho médio e arredondadas na ponta;
  • Bochechas cheias;
  • Cauda de tamanho médio, grossa na base e com ponta mais fina;
  • Cores mais comuns: avermelhado, nata, azul, creme, café, azul, prata e casco de tartaruga. A característica mais marcante dessa raça é o M ou W invertido na pelagem;
  • As fêmeas tendem a ser menores que os machos.

Cuidados básico

Ativo e de instinto caçador, o American Shorthair precisa de espaço para correr, brincar, escalar, jogar e saltar. Ele se adapta bem a apartamentos, mas o ideal é que tenha um espaço dentro de casa para se exercitar e praticar atividades. São muito curiosos e atentos com tudo ao seu redor. Mantenha brinquedos à sua disposição e brinque com seu pet todos os dias.

O casaco deve ser penteado pelo menos duas vezes na semana para remover os pelos mortos e distribuir os óleos, mantendo o brilho. Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes na semana e as unhas devem ser cortadas a cada 15 dias. A caixa de areia deve ser higienizada regularmente e o ideal é que a vasilha de água esteja sempre limpa e cristalina.

Não use cotonete para limpar os ouvidos, pois pode machucar; limpe com pano umedecido com água morna. O canto dos olhos também deve ser limpo para evitar infecções.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o American Shorthair é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 80 gramas/dia.

Espaço para criação

Por serem calmos e companheiros da familia, vivem muito bem em apartamentos ou espaços pequenos.

Saúde

O American Shorthair tem poucos problemas genéticos registrados em sua linhagem, provavelmente devido ao fato de ter sido desenvolvido a partir de um estoque doméstico resistente; o grande conjunto de genes ajuda a manter a raça saudável. 

Um problema que foi observado na raça foi a cardiomiopatia hipertrófica, comum também a outros gatos. Essa é a forma mais comum de doença cardíaca em gatos e costuma atingir os pets quando mais velhos.
Essa raça tende a engordar, pois gosta de comer e pode facilmente ficar acima do peso. É necessário controlar sua alimentação para evitar problemas.

Curiosidades

Por que ter um American Shorthair em casa?

Adaptável a qualquer tipo de família e qualquer situação, o American Shorthair se dá bem com quem vive sozinho, com crianças, com idosos ou com uma grande família. É calmo e dedicado, sempre disposto a brincar. Gatos da raça são muito populares no Brasil, pois lidam bem com o clima mais quente.

São tolerantes com crianças e outros animais de estimação, desde que acostumados desde cedo, e podem passar um período de tempo sozinhos, pois são independentes. Se interessam por tudo ao seu redor, e apesar de serem cheios de energia são também calmos e dedicados, podendo curtir um tempo com seu tutor deitado no sofá.

Alegre e bem humorados, adoram explorar todos os cantos da casa e podem viver muito bem em apartamentos. São quietos e se adaptam ao clima da casa.

Por que não ter um American Shorthair em casa?

Por serem muito ativos e curiosos, você pode esperar que o American Shorhair vá se empoleirar nos móveis mais altos da casa e se enfiar em armários e portas. Ele é muito inteligente e tem tempo livre para fazer isso. Se você prefere raças mais tranquilas, talvez deva cogitar outro gato.

Alguns também mantêm seus instintos de caça, o que pode significar pássaros e ratos mortos pela casa após uma perseguição.