Gato está dormindo de olho aberto é normal?

Quem nunca olhou para o gato dormindo durante toda a tarde no sofá e sentiu uma pontinha de inveja da vida do bichano? Eles podem dormir até 18 horas por dia, intercalando as sonecas com refeições e brincadeiras e, algumas vezes, eles dormem até de olho aberto.

As fases do sono

O sono é dividido em fases e duas das principais são REM (sigla em inglês para ‘Movimentos Rápidos dos Olhos’) e não-REM. Na fase REM, como o nome indica, os olhos fazem movimentos rápidos, indicando um sono mais leve – os gatos passam cerca de 60% do tempo nesse estágio.

David Lux/Flickr

Sempre atentos ao ambiente

Em sono leve, a atividade cerebral do felino ainda não está reduzida (o que acontece na fase não-REM, que indica o sono profundo). Isso permite que o gato fique atento ao ambiente para despertar rapidamente ao perceber uma ameaça. Mesmo um gato doméstico mantém esse instinto, por isso o tutor não precisa se preocupar ao ver que o gato está dormindo com os olhos abertos.

Por que isso acontece?

O motivo mais provável é também o mais simples: o gato dorme com os olhos parcialmente abertos porque ainda estão apenas tirando um cochilo e ainda não atingiram a fase de sono profundo.

Kathy/Flickr

É possível ‘resolver’?

Mesmo não sendo exatamente um problema, é possível ajudar o pet a ter um sono mais profundo, o que o ajuda a relaxar e ter um descanso melhor. É algo também simples de resolver, os felinos que vivem dentro de casa precisam ter meios para gastar energia – o que melhora a qualidade de vida do pet como um todo.

feathersong1/Flickr

Uma solução clássica

Se o seu pet não tem acesso a áreas externas, é necessário enriquecer o ambiente onde ele vive, para que ele possa se comportar, na medida do possível, como um felino faria na natureza. Ofereça brinquedos, arranhadores, plataformas que ele possa escalar e, claro, interaja com o seu pet e brinque com ele de vez em quando.

Alguns exemplos

Existem diversos brinquedos interativos que estimulam o felino, também é possível fazer brinquedos caseiros – caixas de papelão e até uma simples bola de papel pode garantir alguns minutos de diversão. Prateleiras e ‘árvores’ de arranhadores para verticalização do ambiente também fazem um bichano mais feliz.

Observando o mundo

Os felinos amam ter o controle do ambiente e observar tudo do alto, e as janelas são o melhor lugar para isso – mas é importante que eles tenham toda a segurança, então as janelas devem estar sempre protegidas com telas de segurança.

Outros cuidados

Seja a parte ou junto com os brinquedos, a famosa catnip também ajuda a relaxar os gatos – e é possível plantar em casa para economizar, veja no link. Uma alimentação de qualidade também faz toda a diferença, um gato bem alimentado e satisfeito consequentemente irá dormir melhor.

De olhos e boca sempre alertas

Conhecido como reflexo Flehmen, os felinos, assim como outros mamíferos, abrem parcialmente a boca para intensificar certos odores e ‘investigar melhor’ as informações contidas. Conheça em saiba mais:

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.