Como minimizar os riscos da mudança para a saúde dos gatos

Uma mudança de casa envolve muitos preparativos e os cuidados com os pets acabam deixados em segundo plano. Toda a correria pode ser bem estressante para todo mundo, principalmente para os gatos.

Prejudicial à saúde

Isso pode desenvolver graves doenças, como a lipidose hepática. Por isso, a preocupação com os gatos na hora da mudança é muito importante. Com algumas medidas simples, é possível minimizar o sofrimento do pet e garantir que ele se adapte ao novo ambiente da melhor forma.

Antes da mudança

Antes de preparar o gato para a mudança é preciso adaptar a casa nova para a chegada do animal, para que ele não se sinta perdido ao chegar ao novo ambiente. Telas nas janelas e varandas são muito importantes para a segurança, evitando quedas e fugas.

Um ambiente familiar

Jamais compre tudo novo para o gato, é recomendável que o ambiente tenha elementos ligados que o pet já esteja acostumado, como arranhadores, objetos para escalar e se esconder, além de brinquedos disponíveis, para garantir o bem-estar.

Casa nova, tudo novo? Calma!

Se a intenção for trocar alguns itens dele, espere que ele esteja adaptado ao novo ambiente para ir mudando aos poucos. Leve para o novo lar a mesma caminha, potes de água e comida, brinquedos e caixas de areia. Assim a adaptação ficará um pouco mais fácil.

DNK.PHOTO/Unsplash

Ao chegar na nova casa

Com o gato já pronto para a mudança, é hora de adaptá-lo. Os gatos levam certo tempo para se acostumarem a um novo local, é importante agir de forma que eles se sintam seguros. O ideal é deixá-los somente em um cômodo da nova casa com todos os itens essenciais.

Tenha paciência

Pode ser que a adaptação a esse ambiente leve alguns dias, mas o gato precisa ficar à vontade para explorar o local. Ele pode até se manter escondido no início, mas a tendência é que, quando perceber que não há perigos, fique mais curioso e independente, e comece a explorar mais.

shutterstock

Liberando o resto da casa

Somente quando o pet estiver comendo, agindo da forma natural e se sentindo à vontade, é que se deve liberá-lo para explorar os demais ambientes da casa. Sempre aos poucos e observando se ele está tranquilo.

Possíveis tentativas de fuga

É importante ficar atento à possibilidade de o bichano fugir. Se ele se sentir muito inseguro, pode querer voltar à antiga casa, correndo o risco de se perder ou até sofrer um acidente. Por isso também é interessante manter uma coleira com identificação.

Vida feliz na nova casa

Com cuidados, paciência e carinho, a adaptação dos gatos ao novo lar tende a ser rápida e tranquila, com a rotina da família podendo voltar a ser como era antes. Caso o gato seja muito medroso e se perceba que a mudança de casa está muito difícil para ele, vale buscar a ajuda de um profissional em comportamento.

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!