Sinais que os gatos dão quando estão prestes a morrer

É importante que os tutores saibam reconhecer quando os pets estão prestes a partir. Assim é possível estar preparado para dar uma despedida digna e confortável ao pet ou, quem sabe, até salvá-lo em casos de doença.

Perda de apetite

Quando o gato perde o interesse em comer e beber é sinal de que algo não está bem. O motivo também pode ser porque o pet já está idoso e chegando ao fim ou por estar doente. De toda forma, não é positivo não se alimentar e se hidratar, isso fará com que perca as energias com o tempo.

reprodução shutterstock

Parecer fraco

Gatos são animais muito ágeis e ativos, principalmente durante a noite. Por isso, se o pet se mostrar sem forças e dormir mais do que o normal, suspeite! Ele pode estar doente ou cansado, mas é um dos sinais mais comuns de que a partida está próxima.

reprodução shutterstock

Temperatura corporal baixa

Gatos são animais quentes, com uma temperatura de cerca de 38°C. Quando perdem energia, começam a ter dificuldade de manter a temperatura, especialmente no nariz e nas almofadas das patas.

reprodução shutterstock

Respiração acelerada

É normal que os gatos respirem acelerado quando estão animados ou em alguma atividade física, mas não quando estão em um momento de repouso. A frequência respiratória de um gato varia de 20 a 42 respirações por minuto, algo acima disso é motivo de preocupação.

reprodução shutterstock

Eles deixam de ser arrumar

Os gatos são populares por cuidar da própria higiene. Eles sempre tentam ser o mais limpos possível e odeiam se sentirem sujos. Quando um felino para de limpar sua pelagem é um mau sinal porque vai contra seus instintos.

reprodução shutterstock

Cheiro corporal estranho

Assim como deixa de se arrumar, o gato passa a exalar um cheiro estranho. Isso se deve ao acúmulo de toxinas no corpo, que também podem ser exaladas pela saliva, urina e fezes.

reprodução shutterstock

Hálito desagradável

É normal que um gato tenha um hálito ruim, mas quando passa a ter um cheiro forte e desagradável que lembra algo podre, é indício de que o gato está com algum problema grave – e deve ser levado ao veterinário com urgência.

reprodução shutterstock

Agressividade sem motivo aparente

A agressão não é um sintoma comum de que o gato vai morrer. No entanto, ocorre quando uma doença causa muita dor ou o desorienta. Isso faz com que ele desconheça a própria família, então ele se sentirá ameaçado. Infelizmente, este é um sinal de que a condição do pet é grave.

shutterstock

Se escondem ou fogem

Os gatos são um pouco medrosos e podem se esconder quando sentem algo no ambiente que pode ameaçar sua segurança – como a chegada de visitas. Mas se esconder por muito tempo também é mau sinal.

Svklimkin/Unsplash

Porque isso acontece

Na natureza, quando um animal está doente ele se torna uma presa fácil para os predadores, então tentará se esconder enquanto se recupera, ou para morrer pacificamente. Por isso, é comum que um gato tente fugir quando o fim está próximo, pois ele não quer ser visto vulnerável.

shutterstock

Pode ficar mais carinhoso

Por outro lado, alguns gatos podem ficar ainda mais afetuosos com os tutores e até com outros animais da casa. Isso porque eles preferem desfrutar do amor de seus entes queridos pelo tempo que lhes resta.

reprodução shutterstock

O que fazer?

Os sinais de que um gato passa quando está perto do fim costumam ser diferentes de seu comportamento habitual. É sempre importante leva-lo ao veterinário, ele pode estar com uma doença que pode ser curada, ou receber um tratamento que diminuirá o sofrimento em seus últimos dias.

Oleg Ivanov/Unsplash

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Vlad Bagacian/Unsplash