Os gatos são realmente animais independentes?

É bem comum que pessoas afirmem que os gatos são animais independentes e autossuficientes, pois os felinos são capazes de se defender e se alimentar, muitas vezes sem a intervenção humana. Mas será que é isso mesmo?

Gatos menos selvagens

Os gatos se tornaram animais menos selvagens ao serem domesticados e terem maior contato humano, e isso teve grandes efeitos no temperamento desses animais. Um gato que já conviveu com seres humanos não é tão independente e precisa de cuidados para sobreviver.

Higor Prestes/Unsplash

Necessidades de um animal de estimação

Por ter sido domesticado, o gato passa a necessitar de carinho, amor e atenção, além de todos os cuidados com a saúde, que vão desde as vacinas, vermífugos e visitas periódicas ao médico veterinário – uma pesquisa realizada pelo IBPAD, encomendada pela Royal Canin, revelou que 40% menos dos tutores levam gatos ao veterinário, em comparação aos cães.

Vikki/Pexels

A independência dos felinos

Essa é uma característica da espécie. Tigres e leões, por exemplo, saem sozinhos para caçar e precisam ter maior autonomia para garantirem a própria segurança, sem a necessidade de outros animais.

Don Hassan/Unsplash

A proteção humana

Um estudo da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Lincoln (Reino Unido), constatou que os bichanos, diferentemente dos cães, não precisam dos seres humanos para se sentirem protegidos, mas esse comportamento está longe de indicar falta de afeto ou lealdade por parte desses pets.

Tran Mau Tri Tam/Unsplash

O dom da comunicação

O mesmo estudo apontou que os gatos são mais vocais e expressivos com os tutores do que com pessoas desconhecidas e tendem a demonstrar ansiedade quando são separados por muito tempo.

Pixabay

As vantagens da independência felina

Essa independência felina pode trazer benefícios para aqueles que precisam trabalhar por muito tempo fora de casa, visto que o pet exige menos cuidados e tem mais autonomia – desde que tenham um ambiente propício para isso, é claro.

Luiza Sayfullina/Unsplash

As responsabilidades do tutor

Quem pensa que ao ser o tutor de um gato terá poucas responsabilidades, pelo contrário! Será preciso fazer adaptações no lar para o bem-estar do felino. Como instalar redes de proteção, para quem mora em apartamentos, garantir segurança do gato para que não suba em muros ou locais muito altos.

Unsplash/Piotr Musiol

Um cantinho só para eles

Além do enriquecimento ambiental, que garante ao pet desde brinquedos, arranhadores, comedouros, bebedouros e caixa de areia, é importante que o pet tenha um local onde possa ficar sozinho. Até mesmo os gatinhos mais grudentos, vez ou outra, precisam se isolar.

Laura Chouette/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!