Coleira para gatos: os principais modelos

Geralmente quando se pensa em coleiras o acessório é imediatamente associado aos cães, já que, junto à guia, são usadas para ter o controle do pet durante os passeios. Para os gatos, se pensa em arranhadores, bolinhas e caixa de areia. A coleira do gato costuma ficar de fora da lista principal.

Coleira não é só para cachorro

Tutores idealizam que os gatos são mais independentes e menos agitados que os cães, por isso não há necessidade para o uso de um acessório para prender o pet. Mas as coleiras para gatos são importantes e ajudam até mesmo na proteção desses animais – especialmente para aqueles que saem para passeios com a família.

Pixabay

Acessórios úteis

A coleira ainda pode ser uma grande aliada na hora de adestrar o gato, de receber visitas e até apresenta-lo a um novo animal de estimação. Saiba mais sobre adestramento felino no link!

Pixabay

Coleira peitoral

A coleira peitoral é a mais indicada para gatos que são levados para passear. Esse modelo fica na extensão do corpo do felino e, caso precise ser puxado, não corre o risco de se machucar. O ideal é sempre deixar uma folga – entre 1 e 2 cm – entre o corpo e a coleira, assim não irá limitar os movimentos do animal.

reprodução shutterstock

Coleiras com guizo

Essa é a mais comum e tem pontos positivos e negativos. O lado positivo é que ajuda o tutor a encontrar onde está o pet, o lado negativo, porém, é que o som gerado pelo guizo constantemente no pescoço do gato, que é um animal naturalmente silencioso, pode ser algo realmente irritante. Saiba mais sobre o por que não usar esse modelo no seu gato!

Unsplash/Diego Lozano

Breakaway cat collars

Esse é o melhor modelo para pendurar uma identificação e também o mais seguro. O breakaway conta com um dispositivo que facilita a abertura sem que se precise muita força, se o gato se enroscar em algum objeto, a coleira irá se abrir evitando que fique pendurado ou em situação desconfortável.

Unsplash/Unsplash/Alex Nicolopoulos

Questão de costume

Alguns gatos já são acostumados a usar coleiras desde filhotes, outros não se importarão muito e também haverá aquele que não aceitará nada preso no pescoço. A regra é procurar algo que deixe o pet seguro e o mais confortável possível. Coleiras devem ser usada para muito além de estética.

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!