Você sabia que os gatos amam o cheiro de alvejante?

Uma relação misteriosa

Muito provavelmente o seu gato já parou na frente do rodo ou da vassoura enquanto você estava fazendo aquela faxina na casa. Mais por que isso acontece?

Nem a ciência explica

Os gatos podem ficar obcecados pelo cheiro de alvejante, quase como fica pelo da famosa erva-gateira, ou catnip. O mais curioso é que não existe uma explicação científica para isso!

Teorias

O mais provável, segundo pesquisadores, é que a atração ocorra devido aos agentes químicos usados na composição, especialmente o cloro. Assim como a catnip, o cloro age como um feromônio para os bichanos.

Há química entre eles, literalmente

Quando os felinos são expostos a feromônios ou químicos que se assemelham a essa fragrância, eles se sentem atraídos pelo cheiro e passam a agir de maneira diferente. Eles podem começar a ronronar e até babar sem motivo aparente.

Os perigos do alvejante

Ao contrário da catnip, que não apresenta nenhum risco, o alvejante é tóxico para os gatos. O cheiro por si só, não faz mal nenhum, mas o contato direto com a substância é muito perigoso e pode trazer sérios problemas à saúde do pet.

Pela segurança do seu gato

Os alvejantes vendidos em supermercados já costumam ser diluídos, mas o mais indicado é que se dilua ainda mais, para que se torne mais inofensivo ao bichano.

Mantenha longe

A maneira mais simples para evitar que o pet tenha qualquer intoxicação causada pelo alvejante é manter todos os produtos fora do alcance do gato.

Na hora da limpeza

Quando for usar os produtos, mesmo que bem diluídos, o recomendado é que se deixe o gato em outro cômodo da casa, até que tudo esteja limpo e seco. Quando o animal voltar ele ainda poderá sentir o cheirinho de alvejante que tanto gosta, mas sem se expor a nenhum perigo.

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação