Uma relação misteriosa
Muito provavelmente o seu gato já parou na frente do rodo ou da vassoura enquanto você estava fazendo aquela faxina na casa. Mais por que isso acontece?
Muito provavelmente o seu gato já parou na frente do rodo ou da vassoura enquanto você estava fazendo aquela faxina na casa. Mais por que isso acontece?
Os gatos podem ficar obcecados pelo cheiro de alvejante, quase como fica pelo da famosa erva-gateira, ou catnip. O mais curioso é que não existe uma explicação científica para isso!
O mais provável, segundo pesquisadores, é que a atração ocorra devido aos agentes químicos usados na composição, especialmente o cloro. Assim como a catnip, o cloro age como um feromônio para os bichanos.
Quando os felinos são expostos a feromônios ou químicos que se assemelham a essa fragrância, eles se sentem atraídos pelo cheiro e passam a agir de maneira diferente. Eles podem começar a ronronar e até babar sem motivo aparente.
Ao contrário da catnip, que não apresenta nenhum risco, o alvejante é tóxico para os gatos. O cheiro por si só, não faz mal nenhum, mas o contato direto com a substância é muito perigoso e pode trazer sérios problemas à saúde do pet.
Os alvejantes vendidos em supermercados já costumam ser diluídos, mas o mais indicado é que se dilua ainda mais, para que se torne mais inofensivo ao bichano.
A maneira mais simples para evitar que o pet tenha qualquer intoxicação causada pelo alvejante é manter todos os produtos fora do alcance do gato.
Quando for usar os produtos, mesmo que bem diluídos, o recomendado é que se deixe o gato em outro cômodo da casa, até que tudo esteja limpo e seco. Quando o animal voltar ele ainda poderá sentir o cheirinho de alvejante que tanto gosta, mas sem se expor a nenhum perigo.