Árvore de Natal construída com casas de madeira é confiscada por grupo de gatos

Os gatos vivem na praça onde a árvore foi montada e recebem os cuidados dos moradores locais, que ficaram encantados com a invasão dos bichanos

Os gatinhos estiveram envolvidos desde o começo da montagem
Foto: A Cuperte de Natale
Os gatinhos estiveram envolvidos desde o começo da montagem

Há uma tradição na cidade de Lucera, na Itália, em que uma árvore de Natal é construída no centro de uma praça. Este ano, devido a pandemia da covid-19, a decoração foi toda pensada para simbolizar a solidariedade de muitas pessoas que tiveram que ficar em casa durante todo esse tempo.

A decoração especial é toda feita com pequenas casas de madeira que, aos olhos de alguns pequenos moradores locais é bem mais do que simbólico. Já no começo do processo de montagens, um grupo de gatos de rua que vivem por ali – e são cuidados pelos moradores – já se aproximaram e tornaram tudo aquilo ainda mais especial para todos.

A árvore é encomendada pela associação A Cuperte de Natale, que teve a ideia de fazer algo especial este ano. "Uma família de gatos mora na praça [onde a árvore foi construída]. Eles são cuidados pelos moradores", disse Luigi Conte, presidente da associação, ao The Dodo. "Eles praticamente construíram a árvore conosco".

No fim das contas, toda a decoração serviu para deixar os gatinhos locais muito feliz com todo o resultado, em pouco tempo eles assumiram o controle da árvore para eles.

“A árvore foi construída para enviar uma mensagem sobre os tempos que enfrentamos. Mas depois se tornou um abrigo e parque de diversões para gatos”, disse Conte. “Eles são os protagonistas do Natal deste ano, dando vida à árvore. Foi o resultado perfeito”.

Com um Natal bem diferente, pelos efeitos causados pela pandemia, a homenagem que pretendiam fazer ali acabou tendo um novo significado ao ser confiscada pelos animais. "Estou muito feliz que eles estejam lá", disse Conte. "É uma mensagem de esperança", completou.

Foto: A Cuperte de Natale
A árvore durante a noite