14 fatos sobre gatos

Os gatos já são maioria nos lares brasileiros e conquistam cada vez mais os corações de milhares de pessoas. Ainda assim, muito da personalidade desses felinos ocupa o imaginário popular e alguns fatos sobre eles ainda são pouco conhecidos.

O gato doméstico mais antigo do mundo

Era de senso comum que os egípcios haviam domesticado os gatos, mas em 2004 arqueólogos franceses descobriram uma sepultura de gato de 9.500 anos em Chipre. Isso o torna o gato de estimação mais antigo já conhecido, sendo anterior até à arte egípcia sobre gatos em mais de 4 mil anos!

Reprodução/ Shutterstock

É só o soninho de beleza

Se você acha que os gatos passam a maior parte da vida dormindo, você está certo. De acordo com o Veterinary Hub, os gatos passam cerca de 70% da vida dormindo, o que resulta em cerca de 13 a 16 horas por dia. É a vida dura de um gato!

Reprodução Pinterest

Um prefeito com 20 anos de mandato

Um gato malhado laranja chamado Stubbs foi o prefeito de Talkeetna, uma pequena cidade no Alasca, por 20 anos! Ele teve várias eleições incontestáveis e, embora não tivesse nenhum poder legislativo, era amado por moradores e turistas. Stubbs morreu em 21 de julho de 2017.

Stock Photo

O gato mais comprido de todos os tempos

Os gatos domésticos são, geralmente, bem pequenos e delicados. Mas você sabia que o gato mais comprido do mundo foi um Maine Coon chamado Stewie? Ele foi medido em 123,19 centímetros. Considerando que o recorde para o gato mais alto pertencia a Arcturus com incríveis 48,39 centímetros de altura! São grandes felinos!

Reprodução/Instagram

Gato e rico, baita partido

O gato mais rico do mundo, de acordo com Guinness World Records, é Blackie. Quando o dono milionário faleceu, ele se recusou a reconhecer a família no testamento e, em vez disso, deu toda a fortuna de 7 milhões de libras para Blackie – mais de 52 milhões de reais! Este devia ser o gato mais cobiçado da cidade...

Reprodução

Como camelos e girafas, um lado de cada vez

Os gatos têm uma sequência de passos bem particular, as duas patas direitas se movem primeiro, seguidas pelas duas patas esquerdas, de modo que eles movem metade do corpo para a frente de uma vez. Os únicos animais que andam da mesma forma são os camelos e as girafas.

David Peters/Unsplash

Isaac Newton inventou a porta do gato

O cientista é famoso pela lei da gravidade, mas também se acredita que Isaac Newton inventou a porta para gatos. Segundo a revista “How Stuff Works?”, quando Newton estava trabalhando em experimentos na Universidade de Cambridge, era constantemente interrompido pelos gatos arranhando a porta. Então ele chamou um carpinteiro para fazer dois buracos na porta, um para a mãe gata e outro para os gatinhos! Aparentemente, esses buracos ainda estão por lá até hoje.

Lautaro Chamo/Unsplah

Um gato foi para o espaço

Você já ouviu falar de macacos e cachorros no espaço, mas sabia que um gato também enfrentou o grande desconhecido? Em 18 de outubro de 1963, Felicette, também conhecido como “Astrocat”, foi o primeiro e único gato a ir para o espaço.

Os egípcios raspavam a sobrancelha em luto

De acordo com a Enciclopédia de História Antiga, Heródoto escreveu em 440 a.C. que quando um gato de estimação morria nos tempos do Antigo Egito, os membros da família raspavam as sobrancelhas em luto.

Paul Hanaoka/unsplash

Os gatos e o tigres são 95,6% iguais

Um estudo descobriu que nossos gatinhos domésticos compartilham 95,6% de composição genética com os grandes tigres! Eles também compartilham muitos dos mesmos comportamentos, como marcar território com o cheiro e urina, perseguição de presas e ataques.

Velozes e Fofinhos

Se você já viu o seu gatinho correndo pela sala todo animado, você sabe que os gatos são muito rápidos, mais do que parece. Eles podem atingir velocidades de cerca de 13,4 metros por segundo. São tão rápidos que poderiam vencer Usain Bolt em um percurso de 200 metros!

O gato mais velho do mundo

O gato que viveu por mais tempo tinha 38 anos e 3 dias quando faleceu. Creme Puff, nascido em 3 de agosto de 1967, viveu até 6 de agosto de 2005, e o dono Jake Perry também era dono do recordista anterior: Vovô Rex Allen, gato que faleceu aos 34 anos! O que quer que Jake Perry esteja fazendo, ele está fazendo muito bem!

Reprodução/redes sociais

O ronrom mais alto do mundo

O recorde para o ronronar mais alto de um gato doméstico é atualmente mantido por Merlin, um gato preto e branco de Torquay, no Reino Unido. O ronronar desse gatinho é 67,8db (A). Para se ter uma ideia, este é quase o mesmo volume de um chuveiro! A maioria dos gatos ronronam em torno de 25db.

jonmillsswns / YouTube

24 truques por minuto

Se você acha que os gatos não podem fazer truques, então você está muito enganado. O maior número de truques executados por um gato em um minuto é 24! Um gato chamado Didga completou uma série de truques que iam desde rolar, até pular uma barra enquanto estava em um skate!

Reprodução/Pinterest