Guia de Bichos
Pavão - undefined

Pavão

  • Nome no Brasil: Pavão
  • País de origem: Sri Lanka, Índia e Paquistão

Tudo sobre Pavão

Descrição

Esta é uma ave exótica de grande porte. A beleza das penas e a exuberância das cores na cauda do pavão fazem com que essa animal seja considerado uma ave ornamental. As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades, são as naturais das penas da cauda do pavão. Os pavões de plumagem preta, branca ou púrpura, são resultados de seleção artificial.
Comprimento: 2 m
Altura: 80 cm
Peso: Aproximadamente 4 kg
Expectativa de vida: 30 anos

Características

Esta é uma ave territorialista, ou seja, não aceita a presença de outros animais, sobretudo se forem machos da mesma espécie. Nesse caso, aquele que teve seu território invadido luta com o adversário até que o estranho saia de sua área. Quando perde, o pavão se retira do território que até então era seu, e sai em busca de outro local. Quando irritados, destroem arbustos e flores. Os pavões passam a noite no topo das árvores e também recorrem à elas quando ameaçados. Ao cair da noite, costumam gritar, sendo que na época do acasalamento seus gritos noturnos se tornam extremamente desagradáveis. Para voar o pavão precisa correr uma determinada distância, sendo que seu voo é muito desajeitado e ruidoso.

Cuidados básico

Os principais cuidados que o Pavão precisa são em relação à sua convivência isolada de outras aves e animais, já que não é sociável e seus gritos são muito desagradáveis e podem assustar outras espécies que morem ou estejam no mesmo local. Também deve-se proteger o Pavão do frio e de fortes correntes de ar.

Alimentação

O Pavão alimenta-se de frutas, sementes, folhas, pétalas, insetos e pequenos mamíferos e répteis. Costuma comer duas vezes ao dia: pela manhã e à noite. A ração para galináceos também faz parte da dieta deste animal.

Espaço para criação

O pavão prefere viver em árvores. À tarde, sobe numa árvore, de galho em galho, até chegar ao topo, onde passa a noite. Desce ao amanhecer. O ambiente mais adequado pode ser uma fazenda, sítio ou chácara na zona rural, onde ele tenha bastante espaço para andar livremente.

Custo de manutenção

Ração para Faisões e outros Galiformes (600 g): R$ 20,00 a R$ 28,00
Conheça outros animais exóticos